Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000002qrh |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62870 |
Resumo: | O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisouse em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização. |
id |
UFSP_75a221b54f2ab674255da86331e92527 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62870 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental IStudy of academic production on the meaning of school for Elementary School StudentsSignificado da escolaEnsino Fundamental IFunção social da escolaO tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisouse em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPenna, Marietahttp://lattes.cnpq.br/5091309773899741Silva, Camila2022-02-15T17:46:50Z2022-02-15T17:46:50Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion62 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62870ark:/48912/0013000002qrhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:59:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T19:53:12.105559Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I Study of academic production on the meaning of school for Elementary School Students |
title |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
spellingShingle |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I Silva, Camila Significado da escola Ensino Fundamental I Função social da escola |
title_short |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
title_full |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
title_sort |
Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I |
author |
Silva, Camila |
author_facet |
Silva, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Marieta http://lattes.cnpq.br/5091309773899741 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Significado da escola Ensino Fundamental I Função social da escola |
topic |
Significado da escola Ensino Fundamental I Função social da escola |
description |
O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisouse em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15T17:46:50Z 2022-02-15T17:46:50Z 2022-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/62870 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000002qrh |
url |
https://hdl.handle.net/11600/62870 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/0013000002qrh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602390403678208 |