Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000002qrh
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62870
Resumo: O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisou­se em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização.
id UFSP_75a221b54f2ab674255da86331e92527
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62870
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental IStudy of academic production on the meaning of school for Elementary School StudentsSignificado da escolaEnsino Fundamental IFunção social da escolaO tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisou­se em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPenna, Marietahttp://lattes.cnpq.br/5091309773899741Silva, Camila2022-02-15T17:46:50Z2022-02-15T17:46:50Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion62 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62870ark:/48912/0013000002qrhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:59:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T19:53:12.105559Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
Study of academic production on the meaning of school for Elementary School Students
title Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
spellingShingle Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
Silva, Camila
Significado da escola
Ensino Fundamental I
Função social da escola
title_short Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
title_full Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
title_fullStr Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
title_sort Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I
author Silva, Camila
author_facet Silva, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Marieta
http://lattes.cnpq.br/5091309773899741
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Significado da escola
Ensino Fundamental I
Função social da escola
topic Significado da escola
Ensino Fundamental I
Função social da escola
description O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados, analisou­se em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender, sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15T17:46:50Z
2022-02-15T17:46:50Z
2022-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/62870
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000002qrh
url https://hdl.handle.net/11600/62870
identifier_str_mv ark:/48912/0013000002qrh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602390403678208