A compreensão de ensinar para profissionais de Educação Física atuantes em academias de ginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João VItor [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71269
Resumo: O ensinar se constitui como cerne de uma proposta educativa em Educação Física, no entanto, a mercantilização das práticas corporais no contexto das academias de ginástica parece limitar a proposta. Posto a problemática, o estudo teve como objetivo analisar a compreensão de ensinar para professores de Educação Física atuantes em academias de ginástica e compreender os desdobramentos da compreensão de ensinar dos mesmos na sua prática profissional. O trabalho foi submetido ao comitê de ética sob CAAE no 59384222.6.0000.5505 e todos os participantes assinaram um Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE). Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter qualitativo, que busca elucidar questões particulares de determinado contexto. O estudo foi desenvolvido em uma academia de um bairro emergente em Santos - SP. Participaram 4 profissionais de Educação Física que assinaram o termo de consentimento, sendo três homens e uma mulher. Como critérios de inclusão os participantes deveriam trabalhar apenas na profissão, não atuar em modalidades coletivas no estabelecimento e possuir mais de 18 anos. Para produção de dados, utilizou-se a observação participante que na linha de Geertz (1989) considera-se importante não só olhar, mas vivenciar essa realidade com os atores. Além disso, foi utilizado a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. Foi utilizado um diário de campo para anotar a dinâmica das aulas a partir de um roteiro de observação que para fins deste estudo abarcou observar os conteúdos e suas respectivas estratégias metodológicas. As entrevistas foram feitas no último mês de observação após convite e aceite dos participantes. Os professores trabalhavam em duas modalidades de aula: o Treinamento Personalizado [TP] – máximo 3 alunos/hora - e a Musculação Plus [MP] - até vinte alunos independente do horário. A compreensão do ensinar para professores das academias de ginástica está ligada aos conceitos de formação, sociabilidade e produtividade que dão nome às respectivas características desse ponto do estudo. Os conceitos atrelados ao ensinar podem remeter perspectivas do ensinar mais críticas, no entanto, algumas dinâmicas de aula atravessaram, também, nuances tradicionais. Com base nos dados, em relação às possibilidades de ensino, é possível vinculá-las à disponibilidade da academia, disponibilidade dos alunos, treinamento profissional e disponibilidade do professor. Ambos serviços da academia aparentam se legitimar principalmente dentro do paradigma biomédico de produção de saúde que pode considerar ou não particularidades dos alunos. As relações de trabalho, marcadas pelos papéis que o palco das academias de ginástica pode apresentar influenciam os vínculos consolidados. É possível que os vínculos possam contribuir para mobilizar o ensinar a uma perspectiva mais emancipatória, no entanto, o prognóstico é que estes por si só não são 4 capazes de possibilitar sozinhos essa mobilização. Mais do que isso, fatores como a formação profissional e melhores condições de trabalho soam importantes, esta segunda parece contrastante com os caminhos que a indústria do fitness tem tomado.
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Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter qualitativo, que busca elucidar questões particulares de determinado contexto. O estudo foi desenvolvido em uma academia de um bairro emergente em Santos - SP. Participaram 4 profissionais de Educação Física que assinaram o termo de consentimento, sendo três homens e uma mulher. Como critérios de inclusão os participantes deveriam trabalhar apenas na profissão, não atuar em modalidades coletivas no estabelecimento e possuir mais de 18 anos. Para produção de dados, utilizou-se a observação participante que na linha de Geertz (1989) considera-se importante não só olhar, mas vivenciar essa realidade com os atores. Além disso, foi utilizado a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. Foi utilizado um diário de campo para anotar a dinâmica das aulas a partir de um roteiro de observação que para fins deste estudo abarcou observar os conteúdos e suas respectivas estratégias metodológicas. As entrevistas foram feitas no último mês de observação após convite e aceite dos participantes. Os professores trabalhavam em duas modalidades de aula: o Treinamento Personalizado [TP] – máximo 3 alunos/hora - e a Musculação Plus [MP] - até vinte alunos independente do horário. A compreensão do ensinar para professores das academias de ginástica está ligada aos conceitos de formação, sociabilidade e produtividade que dão nome às respectivas características desse ponto do estudo. Os conceitos atrelados ao ensinar podem remeter perspectivas do ensinar mais críticas, no entanto, algumas dinâmicas de aula atravessaram, também, nuances tradicionais. Com base nos dados, em relação às possibilidades de ensino, é possível vinculá-las à disponibilidade da academia, disponibilidade dos alunos, treinamento profissional e disponibilidade do professor. Ambos serviços da academia aparentam se legitimar principalmente dentro do paradigma biomédico de produção de saúde que pode considerar ou não particularidades dos alunos. As relações de trabalho, marcadas pelos papéis que o palco das academias de ginástica pode apresentar influenciam os vínculos consolidados. É possível que os vínculos possam contribuir para mobilizar o ensinar a uma perspectiva mais emancipatória, no entanto, o prognóstico é que estes por si só não são 4 capazes de possibilitar sozinhos essa mobilização. Mais do que isso, fatores como a formação profissional e melhores condições de trabalho soam importantes, esta segunda parece contrastante com os caminhos que a indústria do fitness tem tomado.Teaching constitutes the core of an educational proposal in Physical Education, however, the commodification of bodily practices in the context of gyms seems to limit the proposal. Given the problem, the study aimed to analyze the understanding of teaching for Physical Education teachers working in gyms and understand the consequences of their understanding of teaching in their professional practice. The work was submitted to the ethics committee under CAAE nº 59384222.6.0000.5505 and all participants signed a Free and Informed Consent Record. This is descriptive research with a qualitative nature, which seeks to elucidate particular issues in a given context. The study was developed in a gym in an emerging neighborhood in Santos - SP. Four Physical Education professionals participated and signed the consent form, three men and one woman. As an inclusion criterion, participants should only work in the profession, not work in collective modalities in the establishment and be over 18 years old. To produce data, participant observation was used, which in line with Geertz (1989) considers it important not only to look, but to experience this reality with the actors. Furthermore, the structured interview was used as a data collection instrument. A field diary was used to record the dynamics of the classes based on an observation script that for the purposes of this study included observing the contents and their respective methodological strategies. The interviews were carried out in the last month of observation after invitation and acceptance from the participants. The teachers work in two class types: Personalized Training [PT] – maximum 3 practitioners/hour - and Plus Workout [PW] – up to twenty practitioners regardless of the time. The understanding of teaching for gym teachers is linked to the concepts of training, sociability and productivity that give name to the respective characteristics of this point of study. The concepts linked to teaching can refer to more critical teaching perspectives, however, some class dynamics also crossed traditional nuances. Based on collected data, in relation to teaching possibilities, it is possible to link them to gym availability, practitioners availability, professional training and teacher availability. Both gyms services appear to be legitimized mainly within the biomedical paradigm of health production, which may or may not consider the practitioners particularities. Work relationships, marked by the roles that the gym stage can present, influence consolidated bonds. It is possible that bonds can contribute to mobilizing teaching towards a more emancipatory perspective, however, the prognosis is that these alone are not capable of enabling this mobilization alone. More than that, factors such as professional qualification and better working conditions sound important, the latter seems to contrast with the paths that the fitness industry has taken.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 33009015Universidade Federal de São PauloOliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5847188428462650http://lattes.cnpq.br/9696025844802980Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cruz, João VItor [UNIFESP]2024-06-26T20:56:04Z2024-06-26T20:56:04Z2024-05-17info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion82 f.application/pdfCRUZ, João Vitor. A compreensão de ensinar para profissionais de Educação Física atuantes em academias de ginástica. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2024Processo SEI 23089.014468/2024-30https://hdl.handle.net/11600/71269porSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:18:14Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:18:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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