Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Raelen Brandino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107
https://repositoriodedados.unifesp.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.5072/FK2/VTRTOD
https://hdl.handle.net/11600/62164
Resumo: Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
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