Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107 https://repositoriodedados.unifesp.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.5072/FK2/VTRTOD https://hdl.handle.net/11600/62164 |
Resumo: | Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas. |
id |
UFSP_7749750cc49cb9fba2fac3935838a15e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62164 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomiasChildren diagnosed with ASD in public schools: new challenges, old dichotomiesAutismoTEACuidarEducarContradiçõesAutismASDCaringEducatingContradictionsCom base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.Based on ethnographic research in public schools, educational departments and health equipment, this article addresses children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) in public schools in the city of São Paulo and Greater São Paulo. It questions the way in which educational rights are claimed. It shows with examples that guaranteeing the presence of the child with ASD has resulted in a search for school education that, contradictorily, dispenses with it. The dichotomy between education and care that once marked the universe of early childhood education reappears. It is possible to recognize that the real identity of each child is replaced by a virtual identity, from the reports that have been sought with intensity. Categories by Pierre Bourdieu, Richard Sennett and Erving Goffman were used.Não recebi financiamentoUniversidade São Francisco - USFhttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]Gonçalves, Raelen Brandino2021-10-29T16:54:03Z2021-10-29T16:54:03Z2021info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion26 p.application/pdfhttps://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107DE FREITAS, Marcos Cezar; GONÇALVES, Raelen Brandino. Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias. Horizontes, v. 39, n. 1, 2021.10.24933/horizontes.v39i1.1107https://repositoriodedados.unifesp.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.5072/FK2/VTRTODhttps://hdl.handle.net/11600/62164porItatiba/SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T10:00:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62164Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T10:00:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias Children diagnosed with ASD in public schools: new challenges, old dichotomies |
title |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
spellingShingle |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] Autismo TEA Cuidar Educar Contradições Autism ASD Caring Educating Contradictions |
title_short |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_full |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_fullStr |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_full_unstemmed |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_sort |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
author |
de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] |
author_facet |
de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] Gonçalves, Raelen Brandino |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Raelen Brandino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] Gonçalves, Raelen Brandino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo TEA Cuidar Educar Contradições Autism ASD Caring Educating Contradictions |
topic |
Autismo TEA Cuidar Educar Contradições Autism ASD Caring Educating Contradictions |
description |
Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29T16:54:03Z 2021-10-29T16:54:03Z 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107 DE FREITAS, Marcos Cezar; GONÇALVES, Raelen Brandino. Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias. Horizontes, v. 39, n. 1, 2021. 10.24933/horizontes.v39i1.1107 https://repositoriodedados.unifesp.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.5072/FK2/VTRTOD https://hdl.handle.net/11600/62164 |
url |
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107 https://repositoriodedados.unifesp.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.5072/FK2/VTRTOD https://hdl.handle.net/11600/62164 |
identifier_str_mv |
DE FREITAS, Marcos Cezar; GONÇALVES, Raelen Brandino. Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias. Horizontes, v. 39, n. 1, 2021. 10.24933/horizontes.v39i1.1107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Itatiba/SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco - USF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco - USF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268400568893440 |