Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000007d0b
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963
Resumo: Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações.
id UFSP_77c55ac17b7da1ed27e18200634bf23a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65963
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão IntegrativaCognitive correlates between phonological processing and mathematics in children: Integrative reviewProcessos mentaisLinguagemMatemáticaCogniçãoMental processesLanguageMathematicsCognitionObjetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações.Objective: The aim of this study is to analyze the current scientific evidence about the cognitive correlates and language skills associated in phonological and mathematical processing tasks. Methodology: Based on the guiding question: 'What are the cognitive correlates between phonological processing and mathematics?', the databases PubMed, Portal de Periódicos CAPES and LILACS were consulted for the selection of relevant scientific articles. The following descriptors were used: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. The following inclusion criteria were established: the period of publication and the age group of the sample studied: articles published in the last 10 years (2012 to 2022) and studies with children between 6 and 12 years were selected. Results: The search on the platforms and databases resulted in 17 articles and, after removing the duplicates, 16. The titles and abstracts of the 16 articles were read and the ones with a sample outside the established age group, with participants who had some neurodevelopmental disorder and articles dealing with test standardization were discarted. Nine articles were analyzed. The full reading of the texts eliminated one more article. In the end, 08 articles made it to the present narrative review. Conclusion: It was possible to identify evidence of the relationship between phonological processing and mathematical skills. However, the analysis of the texts also made clear the need to carry out more studies of comparison and correlation between the cognitive and linguistic domains for a better understanding of each of these domains and their correlationsUniversidade Federal de São PauloÁvila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]Machado, Márcia Di Santo de MeloAquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7667951555026541http://lattes.cnpq.br/3586319167585500http://lattes.cnpq.br/4265004102490366http://lattes.cnpq.br/4207503354313806Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]2022-11-21T14:19:51Z2022-11-21T14:19:51Z2022-11-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963ark:/48912/0013000007d0bporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T02:30:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:02:45.708076Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
Cognitive correlates between phonological processing and mathematics in children: Integrative review
title Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
spellingShingle Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]
Processos mentais
Linguagem
Matemática
Cognição
Mental processes
Language
Mathematics
Cognition
title_short Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
title_full Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
title_fullStr Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
title_full_unstemmed Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
title_sort Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
author Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]
author_facet Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
Machado, Márcia Di Santo de Melo
Aquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7667951555026541
http://lattes.cnpq.br/3586319167585500
http://lattes.cnpq.br/4265004102490366
http://lattes.cnpq.br/4207503354313806
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Processos mentais
Linguagem
Matemática
Cognição
Mental processes
Language
Mathematics
Cognition
topic Processos mentais
Linguagem
Matemática
Cognição
Mental processes
Language
Mathematics
Cognition
description Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21T14:19:51Z
2022-11-21T14:19:51Z
2022-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000007d0b
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963
identifier_str_mv ark:/48912/0013000007d0b
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602419589742592