Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000007d0b |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações. |
id |
UFSP_77c55ac17b7da1ed27e18200634bf23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65963 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão IntegrativaCognitive correlates between phonological processing and mathematics in children: Integrative reviewProcessos mentaisLinguagemMatemáticaCogniçãoMental processesLanguageMathematicsCognitionObjetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações.Objective: The aim of this study is to analyze the current scientific evidence about the cognitive correlates and language skills associated in phonological and mathematical processing tasks. Methodology: Based on the guiding question: 'What are the cognitive correlates between phonological processing and mathematics?', the databases PubMed, Portal de Periódicos CAPES and LILACS were consulted for the selection of relevant scientific articles. The following descriptors were used: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. The following inclusion criteria were established: the period of publication and the age group of the sample studied: articles published in the last 10 years (2012 to 2022) and studies with children between 6 and 12 years were selected. Results: The search on the platforms and databases resulted in 17 articles and, after removing the duplicates, 16. The titles and abstracts of the 16 articles were read and the ones with a sample outside the established age group, with participants who had some neurodevelopmental disorder and articles dealing with test standardization were discarted. Nine articles were analyzed. The full reading of the texts eliminated one more article. In the end, 08 articles made it to the present narrative review. Conclusion: It was possible to identify evidence of the relationship between phonological processing and mathematical skills. However, the analysis of the texts also made clear the need to carry out more studies of comparison and correlation between the cognitive and linguistic domains for a better understanding of each of these domains and their correlationsUniversidade Federal de São PauloÁvila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]Machado, Márcia Di Santo de MeloAquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7667951555026541http://lattes.cnpq.br/3586319167585500http://lattes.cnpq.br/4265004102490366http://lattes.cnpq.br/4207503354313806Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP]2022-11-21T14:19:51Z2022-11-21T14:19:51Z2022-11-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963ark:/48912/0013000007d0bporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T02:30:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:02:45.708076Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa Cognitive correlates between phonological processing and mathematics in children: Integrative review |
title |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
spellingShingle |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP] Processos mentais Linguagem Matemática Cognição Mental processes Language Mathematics Cognition |
title_short |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
title_full |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
title_fullStr |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
title_full_unstemmed |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
title_sort |
Correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática em crianças: revisão Integrativa |
author |
Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP] |
author_facet |
Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP] Machado, Márcia Di Santo de Melo Aquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7667951555026541 http://lattes.cnpq.br/3586319167585500 http://lattes.cnpq.br/4265004102490366 http://lattes.cnpq.br/4207503354313806 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Alice Rocha de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos mentais Linguagem Matemática Cognição Mental processes Language Mathematics Cognition |
topic |
Processos mentais Linguagem Matemática Cognição Mental processes Language Mathematics Cognition |
description |
Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar as atuais evidências científicas e apresentar um panorama sobre os correlatos cognitivos e habilidades linguísticas que se associam entre tarefas de processamento fonológico e matemática. Método: A partir da questão norteadora: ‘Quais são os correlatos cognitivos entre processamento fonológico e matemática?’ foi realizada uma busca para seleção de artigos científicos pertinentes nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS usando os descritores: phonological processing AND math AND linguistic abilities OR phonological processing AND math AND cognitive correlates. Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos (2012 a 2022) e estudos com crianças entre 6 e 12 anos. Resultados: A busca resultou em 17 artigos e, após remoção de duplicados, restaram 16. Destes, foram lidos os títulos e resumos e foram descartados artigos com amostra fora da faixa etária de 6 a 12 anos de idade, artigos contendo indivíduos com desenvolvimento atípico e artigos de padronização de testes, restando 09 artigos para serem lidos de forma integral. Feita a leitura integral dos 09 textos, excluiu-se mais 01, não relacionado com o objetivo da presente revisão. Ao final, 08 artigos foram incluídos no estudo. Conclusão: Há na literatura achados de correlatos cognitivos e de habilidades linguísticas desde bases neurobiológicas até funcionais e comportamentais. Entretanto, a análise dos textos, também deixou clara a necessidade de realizar mais estudos de comparação e correlação entre os domínios cognitivo e linguístico para melhor entendimento de cada um desses domínios e de suas correlações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-21T14:19:51Z 2022-11-21T14:19:51Z 2022-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000007d0b |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65963 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/0013000007d0b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602419589742592 |