Sustentabilidade organizacional: estudo de caso no setor de cosméticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70161 |
Resumo: | As práticas sustentáveis podem contribuir para a geração de vantagens competitiva nas organizações. Empresas do setor de cosméticos estão crescendo e se tornando responsáveis por uma significativa parte do impacto ao meio ambiente, e nesse sentido se faz necessário que elas repensem suas práticas e comecem implementar ações sustentáveis. No entanto, existem grandes problemas com o uso inconsciente dos recursos naturais provindos da fauna e flora, aumento de resíduos sólidos e impactos causados ao meio ambiente dentro e fora do setor de cosméticos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as ações de sustentabilidade de uma empresa do setor de produtos cosméticos e analisar a relação com a vantagem competitiva. Para isto foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa estudo de caso, os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários da empresa em estudo e os dados secundários foram obtidos por meio da análise documental de documentos da empresa. Com a pesquisa percebeu-se que a sustentabilidade pode ser considerada como uma vantagem competitiva para empresas que executam as ações, além de contribuir para o avanço das ODS e o conhecimento dos consumidores. Todavia, algumas empresas do ramo de cosméticos já possuem esse olhar, e implementam ações sustentáveis. Dedicar esforço na melhoria contínua é de suma importância para que essas práticas hoje consideradas como uma vantagem continue sendo a longo prazo. |
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Sustentabilidade organizacional: estudo de caso no setor de cosméticosSustentabilidadeIndústria de cosméticosVantagem competitivaAs práticas sustentáveis podem contribuir para a geração de vantagens competitiva nas organizações. Empresas do setor de cosméticos estão crescendo e se tornando responsáveis por uma significativa parte do impacto ao meio ambiente, e nesse sentido se faz necessário que elas repensem suas práticas e comecem implementar ações sustentáveis. No entanto, existem grandes problemas com o uso inconsciente dos recursos naturais provindos da fauna e flora, aumento de resíduos sólidos e impactos causados ao meio ambiente dentro e fora do setor de cosméticos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as ações de sustentabilidade de uma empresa do setor de produtos cosméticos e analisar a relação com a vantagem competitiva. Para isto foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa estudo de caso, os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários da empresa em estudo e os dados secundários foram obtidos por meio da análise documental de documentos da empresa. Com a pesquisa percebeu-se que a sustentabilidade pode ser considerada como uma vantagem competitiva para empresas que executam as ações, além de contribuir para o avanço das ODS e o conhecimento dos consumidores. Todavia, algumas empresas do ramo de cosméticos já possuem esse olhar, e implementam ações sustentáveis. Dedicar esforço na melhoria contínua é de suma importância para que essas práticas hoje consideradas como uma vantagem continue sendo a longo prazo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloKniess, Claudia Terezinha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8233265633962510Silva, Dalila Gonçalves da [UNIFESP]2024-01-02T19:49:43Z2024-01-02T19:49:43Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion94 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70161poronlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T15:04:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70161Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T15:04:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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