Inteligência competitiva no setor cosmético brasileiro
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/36007 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Newton Corrêa de Castilho Júnior |
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Castilho Júnior, Newton Corrêa de, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoRigoni, Camila Fernanda2022-11-17T17:52:19Z2022-11-17T17:52:19Z2011https://hdl.handle.net/1884/36007Orientador : Prof. Dr. Newton Corrêa de Castilho JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 15/12/2010Inclui referênciasResumo: Atualmente a competitividade de uma organização é definida por sua capacidade em se antecipar as ameaças e oportunidades que surgem em seu ambiente de atuação. Conseqüentemente, a informação e o seu correto tratamento são insumos necessários para o sucesso da estratégia organizacional. Dessa forma, a Inteligência Competitiva torna-se fundamental para a sobrevivência e perenidade das organizações. Dentro desse contexto, este trabalho visou conhecer a forma com que as empresas do setor de cosméticos do Brasil usam a Inteligência Competitiva com o objetivo de tornarem-se mais competitivas. Para atingir os objetivos do trabalho, primeiramente foi aplicado um questionário a várias empresas, de diferentes portes, do setor cosmético brasileiro. Na análise das respostas verificou-se a necessidade de aprofundamento de algumas questões. Desse modo, foram conduzidas entrevistas focais em três organizações de tamanhos diferentes. A análise de dados da indústria cosmética indica que no Brasil a atividade ainda é recente e carece de maior preocupação empresarial, pois as empresas ainda não utilizam conceitos mais elaborados de Inteligência Competitiva, que ainda é, em muitas organizações, um processo informal e pulverizado dentro de cada área.Abstract: Currently the competitiveness of an organization is defined by its ability to anticipate threats and opportunities that arise in their environment of operation. Therefore, information and its proper treatment are necessary inputs for the success of organizational strategy. Thus, Competitive Intelligence becomes essential for survival and sustainability of organizations. Within this context, this study aimed to know the way that companies in the cosmetics industry in Brazil use the Competitive Intelligence in order to become more competitive. To achieve the research objectives, firstly was applied a questionnaire to various companies of different sizes, in the Brazilian cosmetics industry. In analyzing the responses there was a need to deepen some questions. Thus, focal interviews were conducted in three different sizes of organizations. Data analysis of the cosmetics industry in Brazil indicates that the activity is still recent and needs more business concern, because companies do not yet use more elaborated concepts of Competitive Intelligence, which is still, in many organizations, an informal process and sprayed into each area.89f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalInteligência competitiva (Administração)Ciência da InformaçãoCosméticos - IndústriaTesesInteligência competitiva no setor cosmético brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA FERNANDA RIGONI.pdfapplication/pdf1272549https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36007/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20FERNANDA%20RIGONI.pdf37096e842bc696d01c33eda6cfae3d47MD51open accessTEXTR - D - CAMILA FERNANDA RIGONI.pdf.txtExtracted Texttext/plain173147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36007/2/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20FERNANDA%20RIGONI.pdf.txt097789d557301b8bb70606a941ffd70bMD52open accessTHUMBNAILR - D - CAMILA FERNANDA RIGONI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36007/3/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20FERNANDA%20RIGONI.pdf.jpg8034f14d31c180ad82cb150225d7e8c1MD53open access1884/360072022-11-17 14:52:19.421open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36007Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T17:52:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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