A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4121303 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46267 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender a utilização dos produtos de tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas dos professores das salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental de alunos com deficiência visual e baixa visão do município de Itapevi, São Paulo. A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, transversal e exploratória. Os professores foram orientados a responder um questionário autoaplicável com questões referentes à utilização da tecnologia assistiva durante as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicaram que o produtos de tecnologia assistiva, fornecidos pelo poder público, mais utilizado nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência visual e baixa visão foram os programas de computador leitores de tela (Dos Vox e NVDA) e dentre os confeccionados artesanalmente pelos professores foi o alfabeto braile. Os critérios de seleção usados pelos professores para escolha da tecnologia assistiva são baseados nas necessidades dos alunos para promover uma função, autonomia e facilitar o processo de aprendizagem. A praticidade do recurso e o grau de acuidade visual também foram fatores determinantes na seleção de cada tecnologia. È importante ressaltar que mais da metade das respostas mostrou que há recursos de tecnologia assistiva suficientes nas salas de recurso multifuncionais. Contraditoriamente, os professores relataram como dificuldade à falta de recursos sofisticados e o treinamento para a utilização apropriada dos mesmos. |
id |
UFSP_7bf820a2631a0f6ffbebfde5e9863d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/46267 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6560097254021874Garcia, Gínez [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3608880141633414Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]São Paulo2018-07-27T15:49:55Z2018-07-27T15:49:55Z2016-10-31O objetivo deste estudo foi compreender a utilização dos produtos de tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas dos professores das salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental de alunos com deficiência visual e baixa visão do município de Itapevi, São Paulo. A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, transversal e exploratória. Os professores foram orientados a responder um questionário autoaplicável com questões referentes à utilização da tecnologia assistiva durante as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicaram que o produtos de tecnologia assistiva, fornecidos pelo poder público, mais utilizado nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência visual e baixa visão foram os programas de computador leitores de tela (Dos Vox e NVDA) e dentre os confeccionados artesanalmente pelos professores foi o alfabeto braile. Os critérios de seleção usados pelos professores para escolha da tecnologia assistiva são baseados nas necessidades dos alunos para promover uma função, autonomia e facilitar o processo de aprendizagem. A praticidade do recurso e o grau de acuidade visual também foram fatores determinantes na seleção de cada tecnologia. È importante ressaltar que mais da metade das respostas mostrou que há recursos de tecnologia assistiva suficientes nas salas de recurso multifuncionais. Contraditoriamente, os professores relataram como dificuldade à falta de recursos sofisticados e o treinamento para a utilização apropriada dos mesmos.The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)47 f.https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4121303GARCIA, Ginez. A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.DISS MP UNIFESP FINAL GÍNEZ 2016 - PDF A.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46267porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tecnologia assistivaDeficiência visualBaixa visãoEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoSalas de recursos multifuncionaisAssistive technologyVisually impairedLow visionInclusive educationEducational service specialistMultifunction resource roomsA tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamentalAssistive technologies on the inclusion of students with visual impairment and low vision in the elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Tecnologia, Gestão e Saúde OcularCiências da saúdeMedicinaORIGINALDISS MP UNIFESP FINAL GÍNEZ 2016 - PDF A.pdfDISS MP UNIFESP FINAL GÍNEZ 2016 - PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf765454https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/85c91580-3da2-4595-ba4c-c3cdd5fe5345/downloadef14075d250e23cab8c73c3129bf592fMD5211600/462672024-02-27 17:04:26.694oai:repositorio.unifesp.br/:11600/46267https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-27T17:04:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assistive technologies on the inclusion of students with visual impairment and low vision in the elementary school |
title |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
spellingShingle |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental Garcia, Gínez [UNIFESP] Tecnologia assistiva Deficiência visual Baixa visão Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Salas de recursos multifuncionais Assistive technology Visually impaired Low vision Inclusive education Educational service specialist Multifunction resource rooms |
title_short |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
title_full |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
title_fullStr |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
title_sort |
A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental |
author |
Garcia, Gínez [UNIFESP] |
author_facet |
Garcia, Gínez [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6560097254021874 |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3608880141633414 |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Gínez [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Deficiência visual Baixa visão Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Salas de recursos multifuncionais |
topic |
Tecnologia assistiva Deficiência visual Baixa visão Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Salas de recursos multifuncionais Assistive technology Visually impaired Low vision Inclusive education Educational service specialist Multifunction resource rooms |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assistive technology Visually impaired Low vision Inclusive education Educational service specialist Multifunction resource rooms |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender a utilização dos produtos de tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas dos professores das salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental de alunos com deficiência visual e baixa visão do município de Itapevi, São Paulo. A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, transversal e exploratória. Os professores foram orientados a responder um questionário autoaplicável com questões referentes à utilização da tecnologia assistiva durante as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicaram que o produtos de tecnologia assistiva, fornecidos pelo poder público, mais utilizado nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência visual e baixa visão foram os programas de computador leitores de tela (Dos Vox e NVDA) e dentre os confeccionados artesanalmente pelos professores foi o alfabeto braile. Os critérios de seleção usados pelos professores para escolha da tecnologia assistiva são baseados nas necessidades dos alunos para promover uma função, autonomia e facilitar o processo de aprendizagem. A praticidade do recurso e o grau de acuidade visual também foram fatores determinantes na seleção de cada tecnologia. È importante ressaltar que mais da metade das respostas mostrou que há recursos de tecnologia assistiva suficientes nas salas de recurso multifuncionais. Contraditoriamente, os professores relataram como dificuldade à falta de recursos sofisticados e o treinamento para a utilização apropriada dos mesmos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-27T15:49:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-27T15:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4121303 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Ginez. A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46267 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
DISS MP UNIFESP FINAL GÍNEZ 2016 - PDF A.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4121303 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46267 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Ginez. A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016. DISS MP UNIFESP FINAL GÍNEZ 2016 - PDF A.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/85c91580-3da2-4595-ba4c-c3cdd5fe5345/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef14075d250e23cab8c73c3129bf592f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803210286104051712 |