Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296
Resumo: O intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação.
id UFSP_f791f705c99f45de6c933717bd24ae67
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66296
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógicoensino superiorassistência estudantilpermanência estudantilassuntos estudantisapoio pedagógicoO intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação.Atena Editorahttp://lattes.cnpq.br/5525365551841212Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]2023-01-10T17:42:17Z2023-01-10T17:42:17Z2022-05info:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1-13application/pdfhttps://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico10.22533/at.ed.2682219051https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296porApoio pedagógico e assistência estudantilPonta Grossa-PRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T05:39:11Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66296Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T05:39:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
title Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
spellingShingle Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
ensino superior
assistência estudantil
permanência estudantil
assuntos estudantis
apoio pedagógico
title_short Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
title_full Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
title_fullStr Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
title_full_unstemmed Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
title_sort Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
author Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
author_facet Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5525365551841212
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
assistência estudantil
permanência estudantil
assuntos estudantis
apoio pedagógico
topic ensino superior
assistência estudantil
permanência estudantil
assuntos estudantis
apoio pedagógico
description O intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05
2023-01-10T17:42:17Z
2023-01-10T17:42:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico
10.22533/at.ed.2682219051
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296
url https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296
identifier_str_mv 10.22533/at.ed.2682219051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Apoio pedagógico e assistência estudantil
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-13
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Ponta Grossa-PR
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268355624828928