Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296 |
Resumo: | O intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação. |
id |
UFSP_f791f705c99f45de6c933717bd24ae67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66296 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógicoensino superiorassistência estudantilpermanência estudantilassuntos estudantisapoio pedagógicoO intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação.Atena Editorahttp://lattes.cnpq.br/5525365551841212Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]2023-01-10T17:42:17Z2023-01-10T17:42:17Z2022-05info:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1-13application/pdfhttps://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico10.22533/at.ed.2682219051https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296porApoio pedagógico e assistência estudantilPonta Grossa-PRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T05:39:11Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66296Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T05:39:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
title |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
spellingShingle |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] ensino superior assistência estudantil permanência estudantil assuntos estudantis apoio pedagógico |
title_short |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
title_full |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
title_fullStr |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
title_full_unstemmed |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
title_sort |
Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico |
author |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
author_facet |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5525365551841212 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior assistência estudantil permanência estudantil assuntos estudantis apoio pedagógico |
topic |
ensino superior assistência estudantil permanência estudantil assuntos estudantis apoio pedagógico |
description |
O intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05 2023-01-10T17:42:17Z 2023-01-10T17:42:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico 10.22533/at.ed.2682219051 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296 |
url |
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cap1-assistencia-e-permanencia-estudantil-reflexoes-para-se-pensar-o-apoio-pedagogico https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66296 |
identifier_str_mv |
10.22533/at.ed.2682219051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Apoio pedagógico e assistência estudantil |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-13 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Ponta Grossa-PR |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268355624828928 |