Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493
Resumo: Introdução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno.
id UFSP_7c7d768be38deb2d4cb5637e3e64a1d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/20493
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especialHearing-impaired children school process: comparison between deaf students from regular and special schoolPerda auditivaEducaçãoReabilitaçãoIntrodução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno.Background: It was because the laws those regular schools are having hearing-impaired children in your classrooms and starting to discuss about inclusion. In Mau· city, this process started in 1997, and the families, teachers and rehabilitation professionals were worried about it. Objective: The objective of this research was comparing the performance of hearingimpaired children from regular and special schools, evaluating the oral, signal and graphic communication, and the cognitive development. Methods: It was evaluated 40 hearing-impaired children with severe and profound loss, 20 from regular school and 19 from special school, which was studying in elementary school (from preschool until 4th grade). The evaluation was about communicative aspects and Piagetian Tests. The teachers received a questionnaire with 11 questions about the student Results: The results showed that the groups were different about scholar grades, kind of language and language development, and hearing aid uses. They were equals about graphic language development and Piagetian Tests. Teachers groups disagreed about the best school to the hearingimpaired children, the necessity of extra class resources and to change the way of teach because this student. Conclusions: Hearing-impaired children who studies in special schools were in higher grade, that ones who were in regular schools presented better language development, oral or signal, and a hearing aid effective use. Both didnít have good performance in Piagetian Tests, and they arenít able to communicate with graphic language. The difficulties and the abilities are the same, independent of the kind of school. Teachers thought that the better place to hearing-impaired children study is the kind of school that they work, but the teachers from regular school believe that extra class resource and change the way how to teach are so important to these students.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]2015-12-06T23:05:25Z2015-12-06T23:05:25Z2005info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122 f.application/pdfGUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.Publico-20493.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-04T22:43:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/20493Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-04T22:43:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
Hearing-impaired children school process: comparison between deaf students from regular and special school
title Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
spellingShingle Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]
Perda auditiva
Educação
Reabilitação
title_short Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
title_full Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
title_fullStr Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
title_full_unstemmed Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
title_sort Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
author Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]
author_facet Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Perda auditiva
Educação
Reabilitação
topic Perda auditiva
Educação
Reabilitação
description Introdução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2015-12-06T23:05:25Z
2015-12-06T23:05:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.
Publico-20493.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493
identifier_str_mv GUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.
Publico-20493.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268356731076608