Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493 |
Resumo: | Introdução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno. |
id |
UFSP_7c7d768be38deb2d4cb5637e3e64a1d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/20493 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especialHearing-impaired children school process: comparison between deaf students from regular and special schoolPerda auditivaEducaçãoReabilitaçãoIntrodução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno.Background: It was because the laws those regular schools are having hearing-impaired children in your classrooms and starting to discuss about inclusion. In Mau· city, this process started in 1997, and the families, teachers and rehabilitation professionals were worried about it. Objective: The objective of this research was comparing the performance of hearingimpaired children from regular and special schools, evaluating the oral, signal and graphic communication, and the cognitive development. Methods: It was evaluated 40 hearing-impaired children with severe and profound loss, 20 from regular school and 19 from special school, which was studying in elementary school (from preschool until 4th grade). The evaluation was about communicative aspects and Piagetian Tests. The teachers received a questionnaire with 11 questions about the student Results: The results showed that the groups were different about scholar grades, kind of language and language development, and hearing aid uses. They were equals about graphic language development and Piagetian Tests. Teachers groups disagreed about the best school to the hearingimpaired children, the necessity of extra class resources and to change the way of teach because this student. Conclusions: Hearing-impaired children who studies in special schools were in higher grade, that ones who were in regular schools presented better language development, oral or signal, and a hearing aid effective use. Both didnít have good performance in Piagetian Tests, and they arenít able to communicate with graphic language. The difficulties and the abilities are the same, independent of the kind of school. Teachers thought that the better place to hearing-impaired children study is the kind of school that they work, but the teachers from regular school believe that extra class resource and change the way how to teach are so important to these students.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP]2015-12-06T23:05:25Z2015-12-06T23:05:25Z2005info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122 f.application/pdfGUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.Publico-20493.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-04T22:43:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/20493Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-04T22:43:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial Hearing-impaired children school process: comparison between deaf students from regular and special school |
title |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
spellingShingle |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP] Perda auditiva Educação Reabilitação |
title_short |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
title_full |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
title_fullStr |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
title_full_unstemmed |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
title_sort |
Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial |
author |
Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP] |
author_facet |
Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP] Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Gleidis Roberta [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perda auditiva Educação Reabilitação |
topic |
Perda auditiva Educação Reabilitação |
description |
Introdução: A partir do disposto em lei, as escolas de ensino regular passam a receber em suas salas de aula alunos com deficiência, e cada vez mais a integração social passa a ser discutida pelos espaços educacionais e em todos os campos da sociedade. No município de Mau·, este processo se iniciou em 1997, gerando dúvidas e ansiedade nas famílias, na equipe de reabilitação e nos professores. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento cognitivo, o desempenho comunicativo e linguístico, oral, gestual e gráfico, de crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo que frequentam o ensino regular e o ensino especial, além de conhecer a opinião dos professores acerca do trabalho com o surdo. Método: Foram avaliadas 39 crianças com deficiência auditiva de grau severo a profundo, sendo 20 do ensino regular e 19 do ensino especial, que estavam entre a fase III (pré) da Educação Infantil e a 4ª série do Ensino Fundamental, com no mínimo dois anos de escolarização na modalidade de ensino estudada. A avaliação envolveu aspectos comunicativos e linguísticos conforme proposto por Chiari (1987) e aplicação das provas piagetianas de quantidade de matéria, transvazamento e inclusão de classes adaptadas de Weiss (1992). Além da avaliação da criança, foi aplicado um questionário contendo 11 perguntas de múltipla escolha aos professores responsáveis pela sala de aula do aluno avaliado. Os questionários foram respondidos por escrito e entregues posteriormente ao examinador. Resultados: Os resultados mostraram diferenças entre os grupos de alunos com relação à série escolar, desenvolvimento e tipo de linguagem utilizada e uso de próteses auditivas. Por outro lado, não houve diferenças em relação aos resultados da avaliação do desenvolvimento de leitura e escrita, das provas piagetianas e das habilidades e dificuldades do aluno surdo. Os grupos de professores discordaram quanto ao melhor local para o surdo estudar, a necessidade de recursos, e a modificação do trabalho pela presença de um aluno surdo. Conclusões: Os alunos com deficiência auditiva do ensino especial estão em séries mais avançadas do que os do ensino regular, no entanto, esses não apresentaram desempenho superior nas provas de leitura e escrita. Os inseridos no ensino regular apresentaram melhor desenvolvimento de fala e linguagem além do uso mais efetivo das próteses auditivas. Ambos os grupos não apresentaram desempenho satisfatório nas provas piagetianas, não conseguiram utilizar a leitura e escrita como forma de comunicação e apresentaram dificuldades e habilidades semelhantes. Cada grupo docente indicou como melhor local para o surdo estudar o sistema em que atua, o professor do ensino regular apontou mudanças no seu trabalho pela presença do aluno surdo e levantou a necessidade de recursos extraclasse para o melhor desenvolvimento deste aluno. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2015-12-06T23:05:25Z 2015-12-06T23:05:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005. Publico-20493.pdf http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Gleidis Roberta. Escolarização do aluno com deficiência auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005. Publico-20493.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268356731076608 |