Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71357 |
Resumo: | A pesquisa investigou os saberes produzidos para o ensino de matemática presentes em um currículo da década de 1980, no estado de São Paulo. Como questão de pesquisa, buscou-se responder: que processos estiveram envolvidos na produção de novos saberes para o ensino de matemática na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo para os primeiros anos escolares na década de 1980? As ferramentas teórico-metodológicas desenvolvidas na pesquisa levam em conta os estudos sócio-históricos de autores como Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly; e estudos sobre história da educação matemática, que consideram a produção de saberes em termos de uma matemática do ensino (matemática a ensinar e matemática para ensinar), elaborados por Luciane Bertini, Rosilda Morais e Wagner Valente. Para além dessas referências, foram considerados outros estudos relacionados à produção de saberes em termos curriculares, tendo em conta a categoria de expert. Como fontes de pesquisa, foram analisados os documentos oficiais e as entrevistas com os personagens que os elaboraram – os experts – que elaboraram esses documentos. Os resultados da pesquisa apontam para processos que revelaram a existência da produção de novos saberes, isto é, uma nova matemática, própria para o ensino do estado de São Paulo, nos primeiros anos escolares – uma nova matemática a ensinar nesse contexto. |
id |
UFSP_7e48a7813c318744275b03bb42af6a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71357 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980Processes for producing new knowledge for teaching mathematics: an analysis of the Mathematics Curricular Proposal of the state of São Paulo, 1980sHistória da educação matemáticaExpertExpertiseSaberes profissionaisMatemática a ensinarA pesquisa investigou os saberes produzidos para o ensino de matemática presentes em um currículo da década de 1980, no estado de São Paulo. Como questão de pesquisa, buscou-se responder: que processos estiveram envolvidos na produção de novos saberes para o ensino de matemática na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo para os primeiros anos escolares na década de 1980? As ferramentas teórico-metodológicas desenvolvidas na pesquisa levam em conta os estudos sócio-históricos de autores como Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly; e estudos sobre história da educação matemática, que consideram a produção de saberes em termos de uma matemática do ensino (matemática a ensinar e matemática para ensinar), elaborados por Luciane Bertini, Rosilda Morais e Wagner Valente. Para além dessas referências, foram considerados outros estudos relacionados à produção de saberes em termos curriculares, tendo em conta a categoria de expert. Como fontes de pesquisa, foram analisados os documentos oficiais e as entrevistas com os personagens que os elaboraram – os experts – que elaboraram esses documentos. Os resultados da pesquisa apontam para processos que revelaram a existência da produção de novos saberes, isto é, uma nova matemática, própria para o ensino do estado de São Paulo, nos primeiros anos escolares – uma nova matemática a ensinar nesse contexto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloValente , Wagner Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965http://lattes.cnpq.br/1760650391519685Gouvêa, Gisele de2024-07-05T16:36:36Z2024-07-05T16:36:36Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion141 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71357porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:58:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71357Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:58:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 Processes for producing new knowledge for teaching mathematics: an analysis of the Mathematics Curricular Proposal of the state of São Paulo, 1980s |
title |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
spellingShingle |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 Gouvêa, Gisele de História da educação matemática Expert Expertise Saberes profissionais Matemática a ensinar |
title_short |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
title_full |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
title_fullStr |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
title_full_unstemmed |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
title_sort |
Processos de produção de novos saberes para o ensino de matemática: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 |
author |
Gouvêa, Gisele de |
author_facet |
Gouvêa, Gisele de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente , Wagner Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0648590779429965 http://lattes.cnpq.br/1760650391519685 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Gisele de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Expert Expertise Saberes profissionais Matemática a ensinar |
topic |
História da educação matemática Expert Expertise Saberes profissionais Matemática a ensinar |
description |
A pesquisa investigou os saberes produzidos para o ensino de matemática presentes em um currículo da década de 1980, no estado de São Paulo. Como questão de pesquisa, buscou-se responder: que processos estiveram envolvidos na produção de novos saberes para o ensino de matemática na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo para os primeiros anos escolares na década de 1980? As ferramentas teórico-metodológicas desenvolvidas na pesquisa levam em conta os estudos sócio-históricos de autores como Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly; e estudos sobre história da educação matemática, que consideram a produção de saberes em termos de uma matemática do ensino (matemática a ensinar e matemática para ensinar), elaborados por Luciane Bertini, Rosilda Morais e Wagner Valente. Para além dessas referências, foram considerados outros estudos relacionados à produção de saberes em termos curriculares, tendo em conta a categoria de expert. Como fontes de pesquisa, foram analisados os documentos oficiais e as entrevistas com os personagens que os elaboraram – os experts – que elaboraram esses documentos. Os resultados da pesquisa apontam para processos que revelaram a existência da produção de novos saberes, isto é, uma nova matemática, própria para o ensino do estado de São Paulo, nos primeiros anos escolares – uma nova matemática a ensinar nesse contexto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-05T16:36:36Z 2024-07-05T16:36:36Z 2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/71357 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268391666483200 |