Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66094
Resumo: Esta publicação originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP e aqui publicada como e-book – um dos dois primeiros volumes da Coleção ARTE EM PESQUISA, criada em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte-PPGHA, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-EFLCH da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP – trata sobre um estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. A pesquisa busca entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social como artista por meio do reconhecimento de seu ofício. Para isto, foi levado em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais acerca da temática do ateliê e a questão do autorretrato, sobretudo como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. O estudo aborda também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigar como foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época, assim como recuperar a discussão bibliográfica da representação do artista e do ateliê e a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Desta forma, na análise dos retratos estudados foi identificado se estes estiveram nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras, registrando alguns em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, as condições socioculturais dos ateliês retratados foram analisadas no intuito de compreender e ampliar as questões artísticas do período, as relações sociais entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica e os locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior. A publicação busca demonstrar, então, as múltiplas facetas do ateliê e a relevância do tema para o estudo da arte brasileira de fins do século XIX e início do século XX, assim como de seus artistas que se autorrepresentaram ou representaram seus contemporâneos nos espaços dos ateliês.
id UFSP_7fa5b075906c0d7c7802eb16ba5ca965
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66094
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)Ateliês de artistasArtistasRetratosArte brasileiraSéculo XIXSéculo XXEsta publicação originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP e aqui publicada como e-book – um dos dois primeiros volumes da Coleção ARTE EM PESQUISA, criada em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte-PPGHA, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-EFLCH da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP – trata sobre um estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. A pesquisa busca entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social como artista por meio do reconhecimento de seu ofício. Para isto, foi levado em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais acerca da temática do ateliê e a questão do autorretrato, sobretudo como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. O estudo aborda também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigar como foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época, assim como recuperar a discussão bibliográfica da representação do artista e do ateliê e a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Desta forma, na análise dos retratos estudados foi identificado se estes estiveram nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras, registrando alguns em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, as condições socioculturais dos ateliês retratados foram analisadas no intuito de compreender e ampliar as questões artísticas do período, as relações sociais entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica e os locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior. A publicação busca demonstrar, então, as múltiplas facetas do ateliê e a relevância do tema para o estudo da arte brasileira de fins do século XIX e início do século XX, assim como de seus artistas que se autorrepresentaram ou representaram seus contemporâneos nos espaços dos ateliês.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/1594049463362035Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]2022-12-12T15:34:58Z2022-12-12T15:34:58Z2022info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion361 p.application/pdfGomes, Natália Cristina de Aquino. Retrato de artista no ateliê [livro eletrônico]: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2022. PDF. - (Coleção Arte em Pesquisa) Originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP.978-65-87312-55-2https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66094porColeção Arte em Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T03:46:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T03:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
spellingShingle Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]
Ateliês de artistas
Artistas
Retratos
Arte brasileira
Século XIX
Século XX
title_short Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_full Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_fullStr Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_full_unstemmed Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
title_sort Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)
author Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]
author_facet Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1594049463362035
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliês de artistas
Artistas
Retratos
Arte brasileira
Século XIX
Século XX
topic Ateliês de artistas
Artistas
Retratos
Arte brasileira
Século XIX
Século XX
description Esta publicação originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP e aqui publicada como e-book – um dos dois primeiros volumes da Coleção ARTE EM PESQUISA, criada em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte-PPGHA, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-EFLCH da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP – trata sobre um estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. A pesquisa busca entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social como artista por meio do reconhecimento de seu ofício. Para isto, foi levado em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais acerca da temática do ateliê e a questão do autorretrato, sobretudo como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. O estudo aborda também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigar como foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época, assim como recuperar a discussão bibliográfica da representação do artista e do ateliê e a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Desta forma, na análise dos retratos estudados foi identificado se estes estiveram nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras, registrando alguns em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, as condições socioculturais dos ateliês retratados foram analisadas no intuito de compreender e ampliar as questões artísticas do período, as relações sociais entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica e os locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior. A publicação busca demonstrar, então, as múltiplas facetas do ateliê e a relevância do tema para o estudo da arte brasileira de fins do século XIX e início do século XX, assim como de seus artistas que se autorrepresentaram ou representaram seus contemporâneos nos espaços dos ateliês.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T15:34:58Z
2022-12-12T15:34:58Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, Natália Cristina de Aquino. Retrato de artista no ateliê [livro eletrônico]: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2022. PDF. - (Coleção Arte em Pesquisa) Originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP.
978-65-87312-55-2
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66094
identifier_str_mv Gomes, Natália Cristina de Aquino. Retrato de artista no ateliê [livro eletrônico]: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2022. PDF. - (Coleção Arte em Pesquisa) Originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP.
978-65-87312-55-2
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção Arte em Pesquisa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 361 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1824718336390332416