No meio do caminho tinha uma pandemia: as implicações na permanência estudantil e estratégias adotadas pela Unifesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Franciele de Andrade [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72004
Resumo: Tendo em vista que a pandemia de Covid-19 impactou a vida das pessoas em diversas dimensões: trabalho, estudo, renda, convívio social, mobilidade, moradia, alimentação, saúde etc., Foi um fator desencadeante de muitas mudanças e desafios, evidenciando a desigualdade estrutural em nossa sociedade. É nesse contexto que esta pesquisa se insere com a seguinte problemática: como a Pandemia de Covid-19 impactou a permanência dos/as estudantes da Unifesp e quais as medidas adotadas para reduzir os impactos? A justificativa revela-se pela fundamental importância para ampliar o debate a respeito da permanência estudantil em uma conjuntura específica, caracterizada por cortes e contingenciamentos de recursos para as políticas educacionais, ataques conservadores ao espaço universitário, privatização do ensino, precarização das relações de trabalho, terceirização, crescimento do ensino a distância no setor educacional privado, agravada pela pandemia que impôs, de modo emergencial, mudanças na forma de ensino e nas relações sociais. Este TCC busca compreender de que forma o contexto da pandemia afetou a permanência estudantil e, em decorrência, as medidas adotadas pela Unifesp, no período de 2020 a 2022. Para tanto, é necessário analisar a política de permanência estudantil no Brasil, seus desafios e limites, agravados pela pandemia; Identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram no contexto de pandemia e, por fim, mapear as medidas adotadas pela UNIFESP, durante a pandemia, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, documental em fontes secundárias com abordagem qualitativa. Se estrutura em duas seções: na primeira uma breve contextualização do ensino superior no Brasil com o intuito de sinalizar aspectos contraditórios da formação sócio-histórica, na segunda buscou-se apresentar os desafios e limites, agravados pela pandemia, bem como, identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram e apresentar quais estratégias de enfrentamento foram adotadas pela UNIFESP, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Este trabalho permitiu compreender que a pandemia evidenciou e agravou o já precário sistema educacional, que diante da convergência de crises sanitária, econômica e política se confrontou com a fragilidade orçamentária, especialmente no que tange à permanência de estudantes no ensino superior. De fato, tinha e tem uma pedra no meio do caminho e a certa altura, a pandemia atravessou esse caminho. Todas as questões vivenciadas nesse período reforçam a necessidade de políticas públicas que assegurem tanto o acesso quanto a permanência de estudantes, garantindo um suporte contínuo e, de modo mais robusto, em momentos de adversidades.
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A justificativa revela-se pela fundamental importância para ampliar o debate a respeito da permanência estudantil em uma conjuntura específica, caracterizada por cortes e contingenciamentos de recursos para as políticas educacionais, ataques conservadores ao espaço universitário, privatização do ensino, precarização das relações de trabalho, terceirização, crescimento do ensino a distância no setor educacional privado, agravada pela pandemia que impôs, de modo emergencial, mudanças na forma de ensino e nas relações sociais. Este TCC busca compreender de que forma o contexto da pandemia afetou a permanência estudantil e, em decorrência, as medidas adotadas pela Unifesp, no período de 2020 a 2022. Para tanto, é necessário analisar a política de permanência estudantil no Brasil, seus desafios e limites, agravados pela pandemia; Identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram no contexto de pandemia e, por fim, mapear as medidas adotadas pela UNIFESP, durante a pandemia, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, documental em fontes secundárias com abordagem qualitativa. Se estrutura em duas seções: na primeira uma breve contextualização do ensino superior no Brasil com o intuito de sinalizar aspectos contraditórios da formação sócio-histórica, na segunda buscou-se apresentar os desafios e limites, agravados pela pandemia, bem como, identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram e apresentar quais estratégias de enfrentamento foram adotadas pela UNIFESP, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Este trabalho permitiu compreender que a pandemia evidenciou e agravou o já precário sistema educacional, que diante da convergência de crises sanitária, econômica e política se confrontou com a fragilidade orçamentária, especialmente no que tange à permanência de estudantes no ensino superior. De fato, tinha e tem uma pedra no meio do caminho e a certa altura, a pandemia atravessou esse caminho. Todas as questões vivenciadas nesse período reforçam a necessidade de políticas públicas que assegurem tanto o acesso quanto a permanência de estudantes, garantindo um suporte contínuo e, de modo mais robusto, em momentos de adversidades.Given that the Covid-19 pandemic has impacted people's lives in several dimensions: work, study, income, social interaction, mobility, housing, food, health, etc. It has been a triggering factor for many changes and challenges, highlighting the structural inequality in our society. It is in this context that this research is inserted with the following problem: how did the Covid-19 Pandemic impact the permanence of Unifesp students and what measures were adopted to reduce the impacts? The justification is revealed by the fundamental importance of expanding the debate about student permanence in a specific context, characterized by cuts and contingencies in resources for educational policies, conservative attacks on the university space, privatization of education, precariousness of labor relations, outsourcing, growth of distance learning in the private education sector, aggravated by the pandemic that imposed, on an emergency basis, changes in the form of teaching and social relations. This TCC seeks to understand how the context of the pandemic affected student permanence and, consequently, the measures adopted by Unifesp, from 2020 to 2022. To this end, it is necessary to analyze the student permanence policy in Brazil, its challenges and limits, aggravated by the pandemic; Identify which demands for student permanence emerged in the context of the pandemic and, finally, map the measures adopted by UNIFESP, during the pandemic, to make it possible for students to remain. A bibliographic and documentary research is then carried out in secondary sources with a qualitative approach. It is structured in two sections: the first provides a brief contextualization of higher education in Brazil in order to signal contradictory aspects of socio-historical formation; the second seeks to present the challenges and limits, aggravated by the pandemic, as well as identify which demands for student permanence emerged and present which coping strategies were adopted by UNIFESP, to make it possible for students to remain. This study has made it possible to understand that the pandemic has highlighted and worsened the already precarious educational system, which, faced with the convergence of health, economic and political crises, has faced budgetary fragility, especially with regard to the permanence of students in higher education. In fact, there was and is a stumbling block in the middle of the road, and at a certain point, the pandemic got in the way. All the issues experienced during this period reinforce the need for public policies that ensure both access and permanence of students, guaranteeing continuous and more robust support in times of adversity.Universidade Federal de São PauloNozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]Guerra, Maria Natália Ornelas Pontes Bueno [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5364731277298059http://lattes.cnpq.br/3180236128206925Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Wagner, Franciele de Andrade [UNIFESP]2024-09-25T21:10:06Z2024-09-25T21:10:06Z2024-09-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion58 f.application/pdfWAGNER, Franciele de Andrade. No meio do caminho tinha uma pandemia: as implicações na permanência estudantil e estratégias adotadas pela Unifesp. 2024. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72004porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-26T04:06:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72004Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-26T04:06:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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