Mulheres em cargos de liderança mas empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Adrielle de Azevedo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68405
Resumo: Considerando que ao longo da história vários fatores fizeram parte da inserção das mulheres no mercado de trabalho, partiu-se da hipótese de que o número de mulheres em conselhos administrativos afeta a quantidade das mesmas em cargos de liderança nas empresas. Assim sendo, o objetivo principal do estudo foi apresentar a evolução das mulheres no campo profissional ressaltando a ocupação delas nos Conselhos Administrativos e em cargos de liderança nas 20 maiores empresas brasileiras de capital aberto, conforme resultado obtido na 17ª. edição do ranking anual das maiores empresas de capital aberto, divulgado em 2019. Os objetivos secundários foram: analisar por meio de pesquisa bibliográfica e análise de casos específicos, como está na atualidade a inserção das mulheres no mercado de trabalho e identificar qual a posição das mesmas e das empresas em relação aos cargos de liderança ou alta direção nas empresas brasileiras. Os resultados obtidos por meio de uma pesquisa bibliográfica indicam que as questões acerca da mulher no mercado de trabalho ao longo do tempo têm sido fonte de debates e polêmicas, no entanto, foi possível compreender melhor as questões que envolvem relações de gênero, assim como quanto aos marcos da luta das mulheres em favor do direito de igualdade e liberdade, questão essa que esteve presente nas sociedades patriarcais e na atualidade vem sendo minimizada, uma vez que as empresas, no geral, têm buscado mudar suas posturas, respondendo de maneira adequada às exigências atuais do ambiente corporativo e acompanhar a evolução da sociedade, apesar de ainda não ser grande o número de empresas com mulheres ocupando posições de líder.
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