Mulheres no mercado de trabalho e política de diversidade na empresa Goodyear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Carolina Bernardo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68393
Resumo: Mesmo com o aumento progressivo da participação feminina no mercado de trabalho no Brasil nos últimos anos, as mulheres ainda enfrentam grandes dificuldades de ascensão dentro das empresas, permanecendo com remunerações inferiores aos rendimentos dos homens. Além disso, continuam tendo suas vozes desrespeitadas do ambiente de trabalho, assim como, a questão da maternidade, ainda é vista como fator incapacitante para o desenvolvimento das atividades do dia a dia, e da carreira profissional de mulheres. Isto se deve à questões de gênero, num ambiente de trabalho com características predominantemente masculinas. Entre muitas causas apresentadas pela literatura para esses problemas, esta pesquisa se dispôs a observar a falta de representação feminina em cargos de liderança nas organizações. O objetivo foi investigar como as características socioculturais dos indivíduos afetam a chance de crescimento profissional das mulheres no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso com pesquisa qualitativa que partiu da aplicação de questionário junto as mulheres funcionárias da empresa Goodyear do Brasil, esta aplicação possibilitou analisar as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam no ambiente de trabalho, tais como: falta de representatividade em cargos de liderança, discrepância salarial, discriminação por gênero, além de enfrentarem uma dupla jornada de trabalho. E por fim, o investimento na formação feminina como forma de compensar dificuldades na carreira e concluímos pela necessidade da política de diversidade em empresas como forma de corrigir desequilíbrio de gênero.
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