A pesquisa e o currículo de graduação em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maltagliati, Luciana Ávila [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20620
Resumo: A construção do currículo sintonizado com a pesquisa, em consonância com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, constitui um desafio. Em que medida se dá a adesão a essas propostas na graduação em Odontologia constitui a indagação central do presente estudo que tem como objetivo dimensionar perspectivas e desafios relativo à implementação da pesquisa como princípio norteador da organização do currículo de Odontologia, tendo em vista as Diretrizes Curiculares. A realização do estudo centrado em três universidades paulistas envolveu, numa primeira fase, a reconstrução histórica das instituições, no tocante ao desenvolvimento curricular e implementação da pesquisa, por meio da análise de documentos e entrevistas. Numa segunda fase, a caracterização do currículo odontológico e sua relação com os propósitos de desenvolvimento da pesquisa na graduação, por meio da análise do projeto político-pedagógico. Numa terceira fase, a detecção de tendências, perspectivas e desafios frente às alterações curriculares, por meio de entrevistas. Na universidade pública, a pesquisa se instala desde seu nascedouro, expandido-se com a Reforma Universitária, os cursos de pós-graduação associados ao desenvolvimento da pesquisa institucional. As universidades privadas iniciaram-se, mais recentemente, na oferta da pós-graduação e desenvolvimento de pesquisa institucional. Com o currículo tradicional, a despeito das condições informacionais, requeridas para o desenvolvimento da pesquisa a participação ativa dos alunos, nas três instituições estudadas, se faz de forma pontual. O ensino da metodologia científica, especificamente, se agrega ao currículo, numa configuração disciplinar que se mantém fragmentada. Observa-se a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa no curso de graduação, no âmbito da estrutura tradicional do currículo, permanecendo a dicotomização entre ensino e pesquisa, professor e pesquisador. O estudo aponta que, apesar dos avanços, não se alcançou, ainda, a configuração de um currículo sintonizado com a pesquisa.
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A realização do estudo centrado em três universidades paulistas envolveu, numa primeira fase, a reconstrução histórica das instituições, no tocante ao desenvolvimento curricular e implementação da pesquisa, por meio da análise de documentos e entrevistas. Numa segunda fase, a caracterização do currículo odontológico e sua relação com os propósitos de desenvolvimento da pesquisa na graduação, por meio da análise do projeto político-pedagógico. Numa terceira fase, a detecção de tendências, perspectivas e desafios frente às alterações curriculares, por meio de entrevistas. Na universidade pública, a pesquisa se instala desde seu nascedouro, expandido-se com a Reforma Universitária, os cursos de pós-graduação associados ao desenvolvimento da pesquisa institucional. As universidades privadas iniciaram-se, mais recentemente, na oferta da pós-graduação e desenvolvimento de pesquisa institucional. Com o currículo tradicional, a despeito das condições informacionais, requeridas para o desenvolvimento da pesquisa a participação ativa dos alunos, nas três instituições estudadas, se faz de forma pontual. O ensino da metodologia científica, especificamente, se agrega ao currículo, numa configuração disciplinar que se mantém fragmentada. Observa-se a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa no curso de graduação, no âmbito da estrutura tradicional do currículo, permanecendo a dicotomização entre ensino e pesquisa, professor e pesquisador. O estudo aponta que, apesar dos avanços, não se alcançou, ainda, a configuração de um currículo sintonizado com a pesquisa.The elaboration of a dentistry curriculum in accordance with the research and based on the proposals given by the Law of Guidelines and Basis is a challenge to be considered. The major question of the present study is to analyze when adhesion to these proposals occurred in Dentistry, whose main objective is to dimension perspectives and challenges regarding implementation of the research as a direct principle to organize the Dentistry program aiming the Curricular Guidelines. The focus of this study was based on three Universities of the city of São Paulo involving in the first phase a process to identify a historic reconstruction of the Institutions, regarding curricular development and to implement the research by means of analysis of documents and interviews. In a second phase, to characterize the dentistry curriculum and the relationship between its design and the objectives related to development of research in the graduate program by means of analysis of a pedagogical political project. In a third phase, to detect trends, perspectives and challenges to be faced regarding curriculum alterations by means of interviews. The historic reconstruction of the Public University involved the experience of participation during the process which advocated the research development, approaching its origin, the University Reconstruction, graduation courses associated to development of the institutional research. Private Universities appeared in the 80’s and another one in the 90’s and had as a model the public university and they started to organize the graduate program, being the institutional research development very recent. Based on the conservative curriculum, not considering information conditions needed in the research development, the active participation of the students in the three institutions was promptly performed. Teaching of scientific methodology is added to the curriculum in a discipline arrangement, which is fragmented. Regarding proposals and challenges to be faced regarding perceived changes, there is a concern towards the research development in the undergraduating courses, observing a dichotomization between teaching and research, the professor and the researcher. The study concludes that in spite of the advances in the research area, no configuration of a curriculum in agreement with the research was reached.BV UNIFESP: Teses e dissertações107 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PesquisaCurrículoOdontologiaA pesquisa e o currículo de graduação em odontologiaThe research and the curriculun in odontologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-20620.pdfPublico-20620.pdfapplication/pdf283802${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20620/1/Publico-20620.pdfa3bf4fbd3a728590db3a639a3922e67bMD51open accessTEXTPublico-20620.pdf.txtPublico-20620.pdf.txtExtracted texttext/plain195312${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20620/3/Publico-20620.pdf.txta0df1eed2ff0d2fb8f33d8eae83f6e59MD53open accessTHUMBNAILPublico-20620.pdf.jpgPublico-20620.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3711${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20620/5/Publico-20620.pdf.jpg2ddc9344c8ad3929ba0167fa5b430e45MD55open access11600/206202023-05-15 01:29:00.007open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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