O menino com cabeça de urubu: processos de recategorização multimodal em Castanha do Pará, de Gidalti Jr.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8466358 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59488 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central investigar e analisar os processos de recategorização multimodal que ocorrem na obra em quadrinhos Castanha do Pará, do autor paraense Gidalti Jr. Elegemos como foco de abordagem a introdução e as transformações – ativadas por meio de elementos verbais e não verbais – pelo qual passa, ao longo da narrativa, o personagem principal da obra, o menino Castanha, bem como as maneiras com que tais processos concorrem para a construção de sentidos na obra. Desse modo, procuramos desenvolver este trabalho por meio dos suportes teóricos da Linguística Textual (LT), de base sociocognitiva-interacional (de forma mais específica, referenciação e recategorização), dentre eles Koch (2004), Koch e Marcuschi (1998), Koch e Elias (2016), Cavalcante (2003, 2005, 2011, 2012) e Mondada e Dubois (2003). Partindo dos pressupostos da LT, nos vincularemos também aos caminhos que integram multimodalidade e referenciação, traçados por Lima (2017), Capistrano Júnior (2012), Custódio Filho (2011) e Ramos (2007, 2012). Para tratar de questões da imagem e suas relações de coesão e significado e, mais especificamente, de histórias em quadrinhos, buscaremos as propostas teóricas de Barthes (1990) e Ramos (2011). Como resultado do trabalho, verificamos que o personagem Castanha é recategorizado e assume diferentes traços durante o percurso da obra, balizados pela variação entre manutenção e transformação do referente, tanto via elementos verbais quanto não verbais. Além disso, percebe-se que elementos verbais e não verbais atuam em concomitância para a construção do personagem e suas simbologias, bem como para o desenvolvimento da narrativa. |
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Desse modo, procuramos desenvolver este trabalho por meio dos suportes teóricos da Linguística Textual (LT), de base sociocognitiva-interacional (de forma mais específica, referenciação e recategorização), dentre eles Koch (2004), Koch e Marcuschi (1998), Koch e Elias (2016), Cavalcante (2003, 2005, 2011, 2012) e Mondada e Dubois (2003). Partindo dos pressupostos da LT, nos vincularemos também aos caminhos que integram multimodalidade e referenciação, traçados por Lima (2017), Capistrano Júnior (2012), Custódio Filho (2011) e Ramos (2007, 2012). Para tratar de questões da imagem e suas relações de coesão e significado e, mais especificamente, de histórias em quadrinhos, buscaremos as propostas teóricas de Barthes (1990) e Ramos (2011). Como resultado do trabalho, verificamos que o personagem Castanha é recategorizado e assume diferentes traços durante o percurso da obra, balizados pela variação entre manutenção e transformação do referente, tanto via elementos verbais quanto não verbais. Além disso, percebe-se que elementos verbais e não verbais atuam em concomitância para a construção do personagem e suas simbologias, bem como para o desenvolvimento da narrativa.The main objective of this work is to investigate and analyze the multimodal recategorization processes that occur in the comic book Castanha do Pará, by Brazilian author Gidalti Jr. We chose to focus on the introduction and the transformations – activated through verbal and nonverbal elements – through which, throughout the narrative, the main character of the book, the boy Castanha, goes through, as well as the ways in which such processes contribute to the construction of meanings in the work. Thus, we seek to develop this work through theoretical supports of Textual Linguistics (LT), socio-cognitive-interactional (more specifically, referencing and recategorization), among them Koch (2004), Koch and Marcuschi (1998), Koch and Elias (2016), Cavalcante (2003, 2005, 2011, 2012) and Mondada and Dubois (2003). From the assumptions of LT, we will be linked to the paths that integrate multimodality and referencing, outlined by Lima (2017), Capistrano Júnior (2012), Custódio Filho (2011) and Ramos (2007, 2012). To address issues of image and its relations of cohesion and meaning, and more specifically comics, we will seek the theoretical proposals of Barthes (1990) and Ramos (2011). As a result of the work, we verified that the character Castanha is recategorized and assumes different traits during the course of the book, marked by the variation between maintenance and transformation of the referent, both via verbal and nonverbal elements. In addition, it is clear that verbal and nonverbal elements act concomitantly for the construction of the character and its symbologies, as well as for the development of the narrative.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)103 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Histórias Em QuadrinhosMultimodalidadeReferenciaçãoRecategorizaçãoSentidoComicsMultimodalityReferencingRecategorizationMeaningO menino com cabeça de urubu: processos de recategorização multimodal em Castanha do Pará, de Gidalti Jr.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasLetrasEstudos LinguísticosLinguagem Em Novos ContextosORIGINALFLAVIO ALFONSO JUNIOR.pdfapplication/pdf5870004${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59488/1/FLAVIO%20ALFONSO%20JUNIOR.pdf2addc0e6acdd2aaa85109f6c24b3da04MD51open accessTEXTFLAVIO ALFONSO JUNIOR.pdf.txtFLAVIO ALFONSO JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain154973${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59488/2/FLAVIO%20ALFONSO%20JUNIOR.pdf.txt64f9f507a3df15d9d29c7e5747da3390MD52open accessTHUMBNAILFLAVIO ALFONSO JUNIOR.pdf.jpgFLAVIO ALFONSO JUNIOR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3613${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59488/4/FLAVIO%20ALFONSO%20JUNIOR.pdf.jpga3778f4786330b39efe8067087b82102MD54open access11600/594882023-05-15 09:45:40.487open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59488Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:45:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Este trabalho tem como objetivo central investigar e analisar os processos de recategorização multimodal que ocorrem na obra em quadrinhos Castanha do Pará, do autor paraense Gidalti Jr. Elegemos como foco de abordagem a introdução e as transformações – ativadas por meio de elementos verbais e não verbais – pelo qual passa, ao longo da narrativa, o personagem principal da obra, o menino Castanha, bem como as maneiras com que tais processos concorrem para a construção de sentidos na obra. Desse modo, procuramos desenvolver este trabalho por meio dos suportes teóricos da Linguística Textual (LT), de base sociocognitiva-interacional (de forma mais específica, referenciação e recategorização), dentre eles Koch (2004), Koch e Marcuschi (1998), Koch e Elias (2016), Cavalcante (2003, 2005, 2011, 2012) e Mondada e Dubois (2003). Partindo dos pressupostos da LT, nos vincularemos também aos caminhos que integram multimodalidade e referenciação, traçados por Lima (2017), Capistrano Júnior (2012), Custódio Filho (2011) e Ramos (2007, 2012). Para tratar de questões da imagem e suas relações de coesão e significado e, mais especificamente, de histórias em quadrinhos, buscaremos as propostas teóricas de Barthes (1990) e Ramos (2011). Como resultado do trabalho, verificamos que o personagem Castanha é recategorizado e assume diferentes traços durante o percurso da obra, balizados pela variação entre manutenção e transformação do referente, tanto via elementos verbais quanto não verbais. Além disso, percebe-se que elementos verbais e não verbais atuam em concomitância para a construção do personagem e suas simbologias, bem como para o desenvolvimento da narrativa. |
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