Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62919
Resumo: A evolução das tecnologias de informação e comunicação transformou o modo como os textos são veiculados e relacionados com outros e abriram novas possibilidades para a leitura e a construção de sentidos. Esse rápido avanço, tão pautado no elemento visual, assegurou um ambiente fértil para a distribuição, o armazenamento e a leitura de tiras, com a internet consolidada como meio de publicar e consumir conteúdo. Desse modo, há um crescimento constante de tiras em suportes digitais nas redes sociais, com diversas abordagens de análise desses textos. Nas tiras, assim como em outros gêneros, encontramos elementos paratextuais, compondo um conjunto de pré e pós-textos que margeiam um conteúdo tido como principal e transmitem alguma mensagem para o leitor. Portanto, a presença ou a ausência deles pode assumir um caráter relevante para a construção de sentidos. Na Linguística Textual brasileira, há uma tendência de excluir a noção de paratexto de seu escopo teórico. Por isso, a proposta desta pesquisa é defender justamente o contrário, rediscutindo o conceito de paratexto e a relevância dele entre tantos outros que são explorados por esse campo interdisciplinar. Assim, verificamos de que maneira os paratextos aparecem em tiras digitais e como as diferentes leituras podem influenciar na construção de sentidos. Para isso, nosso corpus de pesquisa é a série de tiras “Os Santos”, de Leandro Assis e Triscila Oliveira, veiculada nas redes sociais Instagram e Twitter. A nossa hipótese é que o conceito de paratexto assume outra abordagem quando o aplicamos em tiras digitais e que ele está atrelado analiticamente ao de focalização. Como pressupostos teóricos para sustentar este estudo, utilizamos a obra de Genette (2009) acerca dos elementos paratextuais, a definição de rede social de Recuero (2005; 2009; 2012), o conceito de ciberespaço de Lévy (1999), convergência de Jenkins (2008), cultura da conexão proposto por Jenkins, Ford e Green (2014), contexto de van Dijk (2012), hipertexto pensado por Elias (2005) e Elias e Cavalcante (2017), o estudo de Chinen (2019) sobre a representação das personagens negras nas histórias em quadrinhos, as pesquisas de Ramos (2009, 2012, 2013, 2014 e 2017) sobre a linguagem e os gêneros das histórias em quadrinhos, a definição de focalização defendida por Koch e Travaglia (2015) e os estudos sobre texto de Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch e Elias (2006), Elias (2016) e Marcuschi (2008). Como resultados, percebemos que, nos textos publicados em redes sociais, o que se considera paratexto está atrelado ao processo de focalização, reforçado pelo layout das plataformas e o comportamento dos usuários. Por isso, entendemos que a análise de paratextos não deve ficar restrita ao campo teórico da Literatura e nem aos textos em suportes físicos. Propomos também que a esse conceito se alie o de focalização, para que possamos determinar o que assume função paratextual em uma análise e o que atua como foco.
id UFSP_894c0c834288e961f6e77061ef33e58c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62919
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2039237707297570http://lattes.cnpq.br/6622602721067546Ramos, Paulo EduardoOn-line, Campus Guarulhos.2022-02-16T18:59:21Z2022-02-16T18:59:21Z2021-12-14Silva, Elisa Ribeiro da. Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). 108 f. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62919A evolução das tecnologias de informação e comunicação transformou o modo como os textos são veiculados e relacionados com outros e abriram novas possibilidades para a leitura e a construção de sentidos. Esse rápido avanço, tão pautado no elemento visual, assegurou um ambiente fértil para a distribuição, o armazenamento e a leitura de tiras, com a internet consolidada como meio de publicar e consumir conteúdo. Desse modo, há um crescimento constante de tiras em suportes digitais nas redes sociais, com diversas abordagens de análise desses textos. Nas tiras, assim como em outros gêneros, encontramos elementos paratextuais, compondo um conjunto de pré e pós-textos que margeiam um conteúdo tido como principal e transmitem alguma mensagem para o leitor. Portanto, a presença ou a ausência deles pode assumir um caráter relevante para a construção de sentidos. Na Linguística Textual brasileira, há uma tendência de excluir a noção de paratexto de seu escopo teórico. Por isso, a proposta desta pesquisa é defender justamente o contrário, rediscutindo o conceito de paratexto e a relevância dele entre tantos outros que são explorados por esse campo interdisciplinar. Assim, verificamos de que maneira os paratextos aparecem em tiras digitais e como as diferentes leituras podem influenciar na construção de sentidos. Para isso, nosso corpus de pesquisa é a série de tiras “Os Santos”, de Leandro Assis e Triscila Oliveira, veiculada nas redes sociais Instagram e Twitter. A nossa hipótese é que o conceito de paratexto assume outra abordagem quando o aplicamos em tiras digitais e que ele está atrelado analiticamente ao de focalização. Como pressupostos teóricos para sustentar este estudo, utilizamos a obra de Genette (2009) acerca dos elementos paratextuais, a definição de rede social de Recuero (2005; 2009; 2012), o conceito de ciberespaço de Lévy (1999), convergência de Jenkins (2008), cultura da conexão proposto por Jenkins, Ford e Green (2014), contexto de van Dijk (2012), hipertexto pensado por Elias (2005) e Elias e Cavalcante (2017), o estudo de Chinen (2019) sobre a representação das personagens negras nas histórias em quadrinhos, as pesquisas de Ramos (2009, 2012, 2013, 2014 e 2017) sobre a linguagem e os gêneros das histórias em quadrinhos, a definição de focalização defendida por Koch e Travaglia (2015) e os estudos sobre texto de Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch e Elias (2006), Elias (2016) e Marcuschi (2008). Como resultados, percebemos que, nos textos publicados em redes sociais, o que se considera paratexto está atrelado ao processo de focalização, reforçado pelo layout das plataformas e o comportamento dos usuários. Por isso, entendemos que a análise de paratextos não deve ficar restrita ao campo teórico da Literatura e nem aos textos em suportes físicos. Propomos também que a esse conceito se alie o de focalização, para que possamos determinar o que assume função paratextual em uma análise e o que atua como foco.The evolution of information and communication technologies have transformed the way texts are conveyed, related to others, and opened new possibilities for reading and constructing meanings. This fast advancement, so based on the visual element, has ensured a fertile environment for the distribution, storage and reading of strips, with the internet consolidated as a means of publishing and consuming content. Thus, there is a constant growth of comic strips in digital media on social networks, with various possible approaches of analysis of these texts. In comic strips, as in other genres, we find paratextual elements that make up a set of pre- and post-texts that border a main content and convey some message to the reader. Therefore, their presence or absence may assume a relevant character for the construction of meanings. In Brazilian Textual Linguistics, there is a tendency to exclude the notion of paratext from its theoretical scope. Therefore, the proposal of this research is to defend just the opposite, re-discussing the concept of paratext and the relevance of this concept among many others that are explored by this interdisciplinary field. Thus, we verified how the paratexts appear in digital comic strips and how the different readings can influence the construction of meanings. For this, our research corpus is the series of strips "Os Santos", by Leandro Assis and Triscila Oliveira, broadcasted on the social networks Instagram and Twitter. Our hypothesis is that the concept of paratext takes on another approach when we apply it to digital comic strips and that it is analytically linked to the focalization. As theoretical assumptions to support this study, we use Genette's (2009) work about paratextual elements, Recuero's (2005; 2009; 2012) definition of social networks, Lévy's (1999) concept of cyberspace, Jenkins' (2008) convergence, connection culture proposed by Jenkins, Ford, and Green (2014), van Dijk's (2012) context, hypertext thought by Elias (2005) and Elias and Cavalcante (2017), Chinen's (2019) study on the representation of black characters in comics, the research by Ramos (2009, 2012, 2013, 2014, and 2017) on the language and genres of comics, the definition of focalization advocated by Koch and Travaglia (2015), and the studies on text by Cavalcante and Custódio Filho (2010), Koch and Elias (2006), Elias (2016) and Marcuschi (2008). As a result, we realize that, in texts published on social networks, what is considered paratext is tied to the process of focusing, enhanced by layout of the platforms and the behavior of users. Therefore, we understand that the analysis of paratexts should not be restricted to the theoretical field of literature or to texts in physical media. We also propose that this concept be combined with that of focus so that we can determine what assumes paratextual function in an analysis and what acts as focus.Não recebi financiamento108 f.porUniversidade Federal de São PauloParatextoFocalizaçãoOs SantosTirasQuadrinhosFocalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveisFocusing on paratexts on the “Os Santos” digital strip: possible meaningsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LinguísticosLinguagem em novos contextosORIGINALFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdfFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf3814771${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/7/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf8ecb273b63bc88e6fad8496dbca31140MD57open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85825${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/8/license.txt0daa24098eacd65044e16cd7ce93479fMD58open accessTEXTFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdf.txtFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdf.txtExtracted texttext/plain219810${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/15/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf.txt306ae36a62f5d7d852d8024c0c10aa5eMD515open accessTHUMBNAILFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdf.jpgFOCALIZANDO PARATEXTOS NA TIRA DIGITAL “OS SANTOS” SENTIDOS POSSÍVEIS 15.02.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3569${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/17/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf.jpg5fb9f42a684d9595b693e0e603a2d8beMD517open access11600/629192023-05-20 01:36:36.314open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-20T04:36:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Focusing on paratexts on the “Os Santos” digital strip: possible meanings
title Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
spellingShingle Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]
Paratexto
Focalização
Os Santos
Tiras
Quadrinhos
title_short Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
title_full Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
title_fullStr Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
title_full_unstemmed Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
title_sort Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis
author Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]
author_facet Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2039237707297570
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6622602721067546
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisa Ribeiro da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Paulo Eduardo
contributor_str_mv Ramos, Paulo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Paratexto
Focalização
Os Santos
Tiras
Quadrinhos
topic Paratexto
Focalização
Os Santos
Tiras
Quadrinhos
description A evolução das tecnologias de informação e comunicação transformou o modo como os textos são veiculados e relacionados com outros e abriram novas possibilidades para a leitura e a construção de sentidos. Esse rápido avanço, tão pautado no elemento visual, assegurou um ambiente fértil para a distribuição, o armazenamento e a leitura de tiras, com a internet consolidada como meio de publicar e consumir conteúdo. Desse modo, há um crescimento constante de tiras em suportes digitais nas redes sociais, com diversas abordagens de análise desses textos. Nas tiras, assim como em outros gêneros, encontramos elementos paratextuais, compondo um conjunto de pré e pós-textos que margeiam um conteúdo tido como principal e transmitem alguma mensagem para o leitor. Portanto, a presença ou a ausência deles pode assumir um caráter relevante para a construção de sentidos. Na Linguística Textual brasileira, há uma tendência de excluir a noção de paratexto de seu escopo teórico. Por isso, a proposta desta pesquisa é defender justamente o contrário, rediscutindo o conceito de paratexto e a relevância dele entre tantos outros que são explorados por esse campo interdisciplinar. Assim, verificamos de que maneira os paratextos aparecem em tiras digitais e como as diferentes leituras podem influenciar na construção de sentidos. Para isso, nosso corpus de pesquisa é a série de tiras “Os Santos”, de Leandro Assis e Triscila Oliveira, veiculada nas redes sociais Instagram e Twitter. A nossa hipótese é que o conceito de paratexto assume outra abordagem quando o aplicamos em tiras digitais e que ele está atrelado analiticamente ao de focalização. Como pressupostos teóricos para sustentar este estudo, utilizamos a obra de Genette (2009) acerca dos elementos paratextuais, a definição de rede social de Recuero (2005; 2009; 2012), o conceito de ciberespaço de Lévy (1999), convergência de Jenkins (2008), cultura da conexão proposto por Jenkins, Ford e Green (2014), contexto de van Dijk (2012), hipertexto pensado por Elias (2005) e Elias e Cavalcante (2017), o estudo de Chinen (2019) sobre a representação das personagens negras nas histórias em quadrinhos, as pesquisas de Ramos (2009, 2012, 2013, 2014 e 2017) sobre a linguagem e os gêneros das histórias em quadrinhos, a definição de focalização defendida por Koch e Travaglia (2015) e os estudos sobre texto de Cavalcante e Custódio Filho (2010), Koch e Elias (2006), Elias (2016) e Marcuschi (2008). Como resultados, percebemos que, nos textos publicados em redes sociais, o que se considera paratexto está atrelado ao processo de focalização, reforçado pelo layout das plataformas e o comportamento dos usuários. Por isso, entendemos que a análise de paratextos não deve ficar restrita ao campo teórico da Literatura e nem aos textos em suportes físicos. Propomos também que a esse conceito se alie o de focalização, para que possamos determinar o que assume função paratextual em uma análise e o que atua como foco.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:59:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:59:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Elisa Ribeiro da. Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). 108 f. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62919
identifier_str_mv Silva, Elisa Ribeiro da. Focalizando paratextos na tira digital “Os Santos”: sentidos possíveis. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). 108 f. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv On-line, Campus Guarulhos.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/7/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/8/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/15/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62919/17/FOCALIZANDO%20PARATEXTOS%20NA%20TIRA%20DIGITAL%20%e2%80%9cOS%20SANTOS%e2%80%9d%20SENTIDOS%20POSS%c3%8dVEIS%2015.02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ecb273b63bc88e6fad8496dbca31140
0daa24098eacd65044e16cd7ce93479f
306ae36a62f5d7d852d8024c0c10aa5e
5fb9f42a684d9595b693e0e603a2d8be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764129295925248