Auditory processing in dysphonic children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaut, Mirian Aratangy
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Agostinho, Caroline Vieira, Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP], Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP], Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6456
http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000300015
Resumo: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. Há evidências da influência da percepção auditiva sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da autopercepção das condições vocais. A maturação do sistema auditivo pode interferir nesse processo. OBJETIVO: Caracterizar habilidades auditivas de Localização e de Ordenação Temporal em crianças disfônicas. MATERIAL E MÉTODO: Avaliaram-se 42 crianças (4 a 8 anos). Grupo Pesquisa: 31 crianças disfônicas, Grupo de Comparação: 11 crianças sem queixas de alterações vocais. Todas apresentaram limiares auditivos normais e reflexo cócleo-palpebral. Foram submetidas à Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Pereira, 1993). Para comparar os grupos utilizaram-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Nível de significância: 0,05 (5%). RESULTADOS: À Avaliação Simplificada, 100% do Grupo Controle e 61,29% do Grupo Pesquisa apresentaram resultados normais. Nas provas de Localização e Memória Sequencial Verbal, os grupos mostraram-se semelhantes. A Memória Sequencial Não Verbal mostrou piores resultados nas crianças disfônicas. Nesse grupo, o desempenho foi pior dos quatro aos seis anos. CONCLUSÃO: As crianças disfônicas apresentaram alterações das habilidades de localização ou ordenação temporal, a habilidade de ordenação temporal de sons não verbais diferenciou o grupo disfônico. Nesse grupo, a Localização Sonora melhorou com a idade.
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A maturação do sistema auditivo pode interferir nesse processo. OBJETIVO: Caracterizar habilidades auditivas de Localização e de Ordenação Temporal em crianças disfônicas. MATERIAL E MÉTODO: Avaliaram-se 42 crianças (4 a 8 anos). Grupo Pesquisa: 31 crianças disfônicas, Grupo de Comparação: 11 crianças sem queixas de alterações vocais. Todas apresentaram limiares auditivos normais e reflexo cócleo-palpebral. Foram submetidas à Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Pereira, 1993). Para comparar os grupos utilizaram-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Nível de significância: 0,05 (5%). RESULTADOS: À Avaliação Simplificada, 100% do Grupo Controle e 61,29% do Grupo Pesquisa apresentaram resultados normais. Nas provas de Localização e Memória Sequencial Verbal, os grupos mostraram-se semelhantes. A Memória Sequencial Não Verbal mostrou piores resultados nas crianças disfônicas. Nesse grupo, o desempenho foi pior dos quatro aos seis anos. CONCLUSÃO: As crianças disfônicas apresentaram alterações das habilidades de localização ou ordenação temporal, a habilidade de ordenação temporal de sons não verbais diferenciou o grupo disfônico. Nesse grupo, a Localização Sonora melhorou com a idade.Contemporary cross-sectional cohort study. There is evidence of the auditory perception influence on the development of oral and written language, as well as on the self-perception of vocal conditions. The auditory system maturation can impact on this process. OBJECTIVE: To characterize the auditory skills of temporal ordering and localization in dysphonic children. MATERIALS AND METHODS: We assessed 42 children (4 to 8 years). Study group: 31 dysphonic children; Comparison group: 11 children without vocal change complaints. They all had normal auditory thresholds and also normal cochleo-eyelid reflexes. They were submitted to a Simplified assessment of the auditory process (Pereira, 1993). In order to compare the groups, we used the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis statistical tests. Level of significance: 0.05 (5%). RESULTS: Upon simplified assessment, 100% of the Control Group and 61.29% of the Study Group had normal results. The groups were similar in the localization and verbal sequential memory tests. The nonverbal sequential memory showed worse results on dysphonic children. In this group, the performance was worse among the four to six years. CONCLUSION: The dysphonic children showed changes on the localization or temporal ordering skills, the skill of non-verbal temporal ordering differentiated the dysphonic group. In this group, the Sound Location improved with age.University of São Paulo Speech and Hearing Department Graduate Program in Human Communication DisordersUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Department of Speech and Hearing TherapyFederal University of São PauloUNIFESP, Department of Speech and Hearing TherapyUNIFESPSciELO362-368engAssociação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia CervicofacialBrazilian Journal of Otorhinolaryngologyavaliaçãocriançadisfoniapercepção auditivaevaluationchilddysphoniaauditory perceptionAuditory processing in dysphonic childrenProcessamento auditivo em crianças disfônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1808-86942011000300015-en.pdfapplication/pdf235674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/1/S1808-86942011000300015-en.pdfed96c96989c4c7ce8c91957d3cd3db1bMD51open accessS1808-86942011000300015-pt.pdfS1808-86942011000300015-pt.pdfapplication/pdf263780${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/3/S1808-86942011000300015-pt.pdfc825ff21c464489d07aaeb8add8888cbMD53open accessTEXTS1808-86942011000300015-en.pdf.txtS1808-86942011000300015-en.pdf.txtExtracted texttext/plain27830${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/4/S1808-86942011000300015-en.pdf.txt33a37a5820b5a79ce6f2da89a09ef3daMD54open accessS1808-86942011000300015-pt.pdf.txtS1808-86942011000300015-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain31201${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/5/S1808-86942011000300015-pt.pdf.txtc39e42810ebbea79a0cb6cc5244477aaMD55open access11600/64562021-10-01 11:34:47.734open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6456Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:15:55.102909Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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