Auditory processing in dysphonic children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6456 http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000300015 |
Resumo: | Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. Há evidências da influência da percepção auditiva sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da autopercepção das condições vocais. A maturação do sistema auditivo pode interferir nesse processo. OBJETIVO: Caracterizar habilidades auditivas de Localização e de Ordenação Temporal em crianças disfônicas. MATERIAL E MÉTODO: Avaliaram-se 42 crianças (4 a 8 anos). Grupo Pesquisa: 31 crianças disfônicas, Grupo de Comparação: 11 crianças sem queixas de alterações vocais. Todas apresentaram limiares auditivos normais e reflexo cócleo-palpebral. Foram submetidas à Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Pereira, 1993). Para comparar os grupos utilizaram-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Nível de significância: 0,05 (5%). RESULTADOS: À Avaliação Simplificada, 100% do Grupo Controle e 61,29% do Grupo Pesquisa apresentaram resultados normais. Nas provas de Localização e Memória Sequencial Verbal, os grupos mostraram-se semelhantes. A Memória Sequencial Não Verbal mostrou piores resultados nas crianças disfônicas. Nesse grupo, o desempenho foi pior dos quatro aos seis anos. CONCLUSÃO: As crianças disfônicas apresentaram alterações das habilidades de localização ou ordenação temporal, a habilidade de ordenação temporal de sons não verbais diferenciou o grupo disfônico. Nesse grupo, a Localização Sonora melhorou com a idade. |
id |
UFSP_89c0d8259e905f72156bfdb50b35107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6456 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Arnaut, Mirian AratangyAgostinho, Caroline VieiraPereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP]Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]University of São Paulo Speech and Hearing Department Graduate Program in Human Communication DisordersUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:43:04Z2015-06-14T13:43:04Z2011-06-01Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, v. 77, n. 3, p. 362-368, 2011.1808-8694http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6456http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000300015S1808-86942011000300015-en.pdfS1808-86942011000300015-pt.pdfS1808-8694201100030001510.1590/S1808-86942011000300015WOS:000293580800015Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. Há evidências da influência da percepção auditiva sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da autopercepção das condições vocais. A maturação do sistema auditivo pode interferir nesse processo. OBJETIVO: Caracterizar habilidades auditivas de Localização e de Ordenação Temporal em crianças disfônicas. MATERIAL E MÉTODO: Avaliaram-se 42 crianças (4 a 8 anos). Grupo Pesquisa: 31 crianças disfônicas, Grupo de Comparação: 11 crianças sem queixas de alterações vocais. Todas apresentaram limiares auditivos normais e reflexo cócleo-palpebral. Foram submetidas à Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Pereira, 1993). Para comparar os grupos utilizaram-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Nível de significância: 0,05 (5%). RESULTADOS: À Avaliação Simplificada, 100% do Grupo Controle e 61,29% do Grupo Pesquisa apresentaram resultados normais. Nas provas de Localização e Memória Sequencial Verbal, os grupos mostraram-se semelhantes. A Memória Sequencial Não Verbal mostrou piores resultados nas crianças disfônicas. Nesse grupo, o desempenho foi pior dos quatro aos seis anos. CONCLUSÃO: As crianças disfônicas apresentaram alterações das habilidades de localização ou ordenação temporal, a habilidade de ordenação temporal de sons não verbais diferenciou o grupo disfônico. Nesse grupo, a Localização Sonora melhorou com a idade.Contemporary cross-sectional cohort study. There is evidence of the auditory perception influence on the development of oral and written language, as well as on the self-perception of vocal conditions. The auditory system maturation can impact on this process. OBJECTIVE: To characterize the auditory skills of temporal ordering and localization in dysphonic children. MATERIALS AND METHODS: We assessed 42 children (4 to 8 years). Study group: 31 dysphonic children; Comparison group: 11 children without vocal change complaints. They all had normal auditory thresholds and also normal cochleo-eyelid reflexes. They were submitted to a Simplified assessment of the auditory process (Pereira, 1993). In order to compare the groups, we used the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis statistical tests. Level of significance: 0.05 (5%). RESULTS: Upon simplified assessment, 100% of the Control Group and 61.29% of the Study Group had normal results. The groups were similar in the localization and verbal sequential memory tests. The nonverbal sequential memory showed worse results on dysphonic children. In this group, the performance was worse among the four to six years. CONCLUSION: The dysphonic children showed changes on the localization or temporal ordering skills, the skill of non-verbal temporal ordering differentiated the dysphonic group. In this group, the Sound Location improved with age.University of São Paulo Speech and Hearing Department Graduate Program in Human Communication DisordersUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Department of Speech and Hearing TherapyFederal University of São PauloUNIFESP, Department of Speech and Hearing TherapyUNIFESPSciELO362-368engAssociação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia CervicofacialBrazilian Journal of Otorhinolaryngologyavaliaçãocriançadisfoniapercepção auditivaevaluationchilddysphoniaauditory perceptionAuditory processing in dysphonic childrenProcessamento auditivo em crianças disfônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1808-86942011000300015-en.pdfapplication/pdf235674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/1/S1808-86942011000300015-en.pdfed96c96989c4c7ce8c91957d3cd3db1bMD51open accessS1808-86942011000300015-pt.pdfS1808-86942011000300015-pt.pdfapplication/pdf263780${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/3/S1808-86942011000300015-pt.pdfc825ff21c464489d07aaeb8add8888cbMD53open accessTEXTS1808-86942011000300015-en.pdf.txtS1808-86942011000300015-en.pdf.txtExtracted texttext/plain27830${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/4/S1808-86942011000300015-en.pdf.txt33a37a5820b5a79ce6f2da89a09ef3daMD54open accessS1808-86942011000300015-pt.pdf.txtS1808-86942011000300015-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain31201${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/5/S1808-86942011000300015-pt.pdf.txtc39e42810ebbea79a0cb6cc5244477aaMD55open access11600/64562021-10-01 11:34:47.734open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6456Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:15:55.102909Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Auditory processing in dysphonic children |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Processamento auditivo em crianças disfônicas |
title |
Auditory processing in dysphonic children |
spellingShingle |
Auditory processing in dysphonic children Arnaut, Mirian Aratangy avaliação criança disfonia percepção auditiva evaluation child dysphonia auditory perception |
title_short |
Auditory processing in dysphonic children |
title_full |
Auditory processing in dysphonic children |
title_fullStr |
Auditory processing in dysphonic children |
title_full_unstemmed |
Auditory processing in dysphonic children |
title_sort |
Auditory processing in dysphonic children |
author |
Arnaut, Mirian Aratangy |
author_facet |
Arnaut, Mirian Aratangy Agostinho, Caroline Vieira Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP] Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP] Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Agostinho, Caroline Vieira Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP] Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP] Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
University of São Paulo Speech and Hearing Department Graduate Program in Human Communication Disorders Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnaut, Mirian Aratangy Agostinho, Caroline Vieira Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP] Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP] Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação criança disfonia percepção auditiva |
topic |
avaliação criança disfonia percepção auditiva evaluation child dysphonia auditory perception |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
evaluation child dysphonia auditory perception |
description |
Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. Há evidências da influência da percepção auditiva sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da autopercepção das condições vocais. A maturação do sistema auditivo pode interferir nesse processo. OBJETIVO: Caracterizar habilidades auditivas de Localização e de Ordenação Temporal em crianças disfônicas. MATERIAL E MÉTODO: Avaliaram-se 42 crianças (4 a 8 anos). Grupo Pesquisa: 31 crianças disfônicas, Grupo de Comparação: 11 crianças sem queixas de alterações vocais. Todas apresentaram limiares auditivos normais e reflexo cócleo-palpebral. Foram submetidas à Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Pereira, 1993). Para comparar os grupos utilizaram-se os testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Nível de significância: 0,05 (5%). RESULTADOS: À Avaliação Simplificada, 100% do Grupo Controle e 61,29% do Grupo Pesquisa apresentaram resultados normais. Nas provas de Localização e Memória Sequencial Verbal, os grupos mostraram-se semelhantes. A Memória Sequencial Não Verbal mostrou piores resultados nas crianças disfônicas. Nesse grupo, o desempenho foi pior dos quatro aos seis anos. CONCLUSÃO: As crianças disfônicas apresentaram alterações das habilidades de localização ou ordenação temporal, a habilidade de ordenação temporal de sons não verbais diferenciou o grupo disfônico. Nesse grupo, a Localização Sonora melhorou com a idade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:43:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:43:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, v. 77, n. 3, p. 362-368, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6456 http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000300015 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1808-8694 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1808-86942011000300015-en.pdf S1808-86942011000300015-pt.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1808-86942011000300015 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1808-86942011000300015 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000293580800015 |
identifier_str_mv |
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, v. 77, n. 3, p. 362-368, 2011. 1808-8694 S1808-86942011000300015-en.pdf S1808-86942011000300015-pt.pdf S1808-86942011000300015 10.1590/S1808-86942011000300015 WOS:000293580800015 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6456 http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
362-368 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/1/S1808-86942011000300015-en.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/3/S1808-86942011000300015-pt.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/4/S1808-86942011000300015-en.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6456/5/S1808-86942011000300015-pt.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed96c96989c4c7ce8c91957d3cd3db1b c825ff21c464489d07aaeb8add8888cb 33a37a5820b5a79ce6f2da89a09ef3da c39e42810ebbea79a0cb6cc5244477aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460269491486720 |