O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marambio, Ramon Eduardo Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63846
Resumo: Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas.
id UFSP_8b3a119b85e8c962cd1853b49a29c9ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/63846
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Marambio, Ramon Eduardo Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6090816823208760http://lattes.cnpq.br/6111344079768148http://lattes.cnpq.br/2834185689970646Goldstein, Ilana SeltzerJardim, Marta Denise da RosaGuarulhos - online.2022-05-19T17:41:16Z2022-05-19T17:41:16Z2022-04-29MARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63846Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas.At a macro level, the research proposes a reflection on different representations of the traveling canvas circus, also known as traditional circus, cultural practice that encompasses various languages and techniques, including design, visual arts, dance, body language, oral narratives, mime and music, performed by itinerant artists, who live in rolling houses. It is an artistic modality that has been inheriting and transforming cultural values over time and in the places it passes through, and in which aesthetics and the plastic dimension play a fundamental role, from the colorful canvas and the masts, to the details of this universe that touches people so much. The circus has been portrayed by renowned artists of other languages, including Brazilian modernist painters, thus inspiring other forms of art. But it also receives influences from other arts, which help shape it, in a two-way relationship. In this sense, the present work studies the circus as a confluence of several arts, challenging the barrier between erudite and popular art, between the traditional and the contemporary. Prepared by a researcher who is also an artist born and raised in the circus, the work seeks to integrate interpretations, memories and comments of current circus artists about and from the pictorial representation of some modernists about the circus. The interlocutors are from circuses that, at the time of the research, were performing in the State of São Paulo, and to whom reproductions of the paintings were shown. The research intends to help fill a gap, given the scarcity of research on the circus in the field of Art History, while drawing on anthropological approaches.Não recebi financiamento185 f.porUniversidade Federal de São PauloAntropologia e ArteCirco de LonaCirco no ModernismoCirco na PinturaEstratégia EtnográficaMemória do CircoAnthropology and ArtCircus MemoryCircus in ModernismCircus in PaintingEthnographic StrategyTent CircusO circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da ArteThe circus and the memory of the circus: narratives from Art Historyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteInstituições, Discursos e AlteridadeORIGINALDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdfDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdfDissertação finalapplication/pdf8256326${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf50a285b46fd4f721b4ffa40ebaff3b56MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85828${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/2/license.txta08db5fece45f708f1901f6c9de33d5dMD52open accessTEXTDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdf.txtDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdf.txtExtracted texttext/plain372379${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf.txtc3653ffaae95115246070df5fe14f828MD59open accessTHUMBNAILDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdf.jpgDissertação_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Memória_História_da_Arte_Antropologia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3679${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf.jpg56c0c7c464f76d2419cc0d7d31d23e62MD511open access11600/638462023-05-16 01:22:58.994open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-16T04:22:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The circus and the memory of the circus: narratives from Art History
title O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
spellingShingle O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
Marambio, Ramon Eduardo Moreira
Antropologia e Arte
Circo de Lona
Circo no Modernismo
Circo na Pintura
Estratégia Etnográfica
Memória do Circo
Anthropology and Art
Circus Memory
Circus in Modernism
Circus in Painting
Ethnographic Strategy
Tent Circus
title_short O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
title_full O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
title_fullStr O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
title_full_unstemmed O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
title_sort O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte
author Marambio, Ramon Eduardo Moreira
author_facet Marambio, Ramon Eduardo Moreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6090816823208760
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6111344079768148
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2834185689970646
dc.contributor.author.fl_str_mv Marambio, Ramon Eduardo Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goldstein, Ilana Seltzer
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jardim, Marta Denise da Rosa
contributor_str_mv Goldstein, Ilana Seltzer
Jardim, Marta Denise da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia e Arte
Circo de Lona
Circo no Modernismo
Circo na Pintura
Estratégia Etnográfica
Memória do Circo
Anthropology and Art
Circus Memory
Circus in Modernism
Circus in Painting
Ethnographic Strategy
Tent Circus
topic Antropologia e Arte
Circo de Lona
Circo no Modernismo
Circo na Pintura
Estratégia Etnográfica
Memória do Circo
Anthropology and Art
Circus Memory
Circus in Modernism
Circus in Painting
Ethnographic Strategy
Tent Circus
description Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T17:41:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T17:41:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63846
identifier_str_mv MARAMBIO, Ramon Eduardo Moreira. O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte. 2022. 185 f. Orientadora: Prof.ª Dra. Ilana Seltzer Goldstein. Coorientadora: Prof.ª Dra. Marta Denise da Rosa Jardim. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos - online.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/63846/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ramon_Marambio_Unifesp_Circo_Mem%c3%b3ria_Hist%c3%b3ria_da_Arte_Antropologia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50a285b46fd4f721b4ffa40ebaff3b56
a08db5fece45f708f1901f6c9de33d5d
c3653ffaae95115246070df5fe14f828
56c0c7c464f76d2419cc0d7d31d23e62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764193634451456