Percepções de saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no NASF-AB em territórios da Baixada Santista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iassia, Alice Mota [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62999
Resumo: O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica criado em 2008 atua como articulador no cuidado em saúde mental através da equipe multiprofissional, que inclui os profissionais de educação física. A inserção deste profissional instiga a necessidade em refletir e contribuir para um cuidado mais amplo em saúde mental considerando as competências comuns e específicas do profissional de educação física. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em territórios da Baixada Santista. O estudo se baseou no método qualitativo e foi utilizado a estratégia de pesquisa exploratória e análise de conteúdo através de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet. Participaram do estudo 9 profissionais de educação física de ambos os sexos que trabalham em algum Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em diferentes territórios da cidade de Santos e Praia Grande do estado de São Paulo. Após a transcrição das entrevistas os dados foram separados em três blocos: “Organização do Trabalho”, “Saúde Mental pelo olhar do profissional de educação física” e “Ferramentas do profissional de educação física”. Como resultados, observou-se que é por meio do esporte, do exercício físico, da atividade física, da promoção da cultura corporal, das experiências comunitárias e das experiências das relações que os profissionais buscam alternativas para contribuir com o cuidado em saúde mental das pessoas. Logo, as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em territórios da Baixada Santista perpassam pela lógica do cuidado a partir do adoecimento, pelas possibilidades e dificuldades de trabalho e pela formação do profissional de educação física para compreender a complexidade das individualidades ao refletir sobre as estratégias para o cuidado em saúde mental.
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Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em territórios da Baixada Santista. O estudo se baseou no método qualitativo e foi utilizado a estratégia de pesquisa exploratória e análise de conteúdo através de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet. Participaram do estudo 9 profissionais de educação física de ambos os sexos que trabalham em algum Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em diferentes territórios da cidade de Santos e Praia Grande do estado de São Paulo. Após a transcrição das entrevistas os dados foram separados em três blocos: “Organização do Trabalho”, “Saúde Mental pelo olhar do profissional de educação física” e “Ferramentas do profissional de educação física”. Como resultados, observou-se que é por meio do esporte, do exercício físico, da atividade física, da promoção da cultura corporal, das experiências comunitárias e das experiências das relações que os profissionais buscam alternativas para contribuir com o cuidado em saúde mental das pessoas. Logo, as percepções de cuidado em saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em territórios da Baixada Santista perpassam pela lógica do cuidado a partir do adoecimento, pelas possibilidades e dificuldades de trabalho e pela formação do profissional de educação física para compreender a complexidade das individualidades ao refletir sobre as estratégias para o cuidado em saúde mental.The Expanded Nucleus of Family Health and Primary Care, created in 2008, acts as an articulator in mental health care through a multidisciplinary team, which includes physics professionals. The insertion of this common professional instigates the need to reflect and contribute to a broader care in mental health, considering the specific and specific skills of the physical education professional. Thus, physical education and the objective of mental health care included in the Expanded Nucleus of Family Health and Primary Care were studied in physical education as an objective of the practice of physical care inserted in the territory of Baixada Santista. The study was based on the qualitative method and the strategy of exploratory research and content analysis was used through semi-structured interviews through the Google Meet platform. The study included 9 physical education professionals of both sexes who work in the city of some Expanded Nucleus of Family Health and Primary Care territory in different states of Santos and Praia Grande de São Paulo. After transcribing the interviews, the data were separated into three blocks: “Organization of the work of physical education”, “Health by the professional of physical education” and “s of the work of physics”. As a result, it was observed that it is through sport, physical exercise, physical activity, the promotion of body culture, community experiences and the experiences of relationships that professionals seek alternatives to contribute to the mental health care of . Physical logo in basic education of mental health care in the practice of devices inserted in the Nucleus Expanded by Baixada Santista permeate the logic of mental health care, the possibilities and difficulties of work and the territory Training of the physical education professional to understand the complexity of the individualities when reflecting on strategies for mental health care.Universidade Federal de São PauloWachs, Felipe [UNIFESP]Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5559657064845007http://lattes.cnpq.br/0056935439239389http://lattes.cnpq.br/5078462137787340Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Iassia, Alice Mota [UNIFESP]2022-02-18T20:21:39Z2022-02-18T20:21:39Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35 f.application/pdfIASSIA, Alice Mota. Percepções de saúde mental na prática de profissionais de educação física inseridos no NASF-AB em territórios da Baixada Santista. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62999porOnline - Unifesp BSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T16:10:21Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62999Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T16:10:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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