Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6757929
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52906
Resumo: Introdução: Partindo de um debate filosófico a respeito da formação intelectual humana, discutimos como a literatura tem pode apresentar um Potencial Estético- Formativo que pode promover uma Crítica Estética da Racionalidade Técnica, esta compreendida, com base em filósofos como Habermas, Marcuse e Horkheimer, como mecanismo de controle no modo de produção capitalista. Objetivos: Com base em um debate sobre o conceito de estética e sua relação com os saberes gerados científica e tecnologicamente, propomos a literatura clássica universal como meio de promover a critica da Racionalidade Técnica. Desta forma, objetivamos, com base em uma experiência didática empírica, verificar o potencial estético da literatura nos âmbitos: Conceitual (ou seja, o que se entende por tecnologia e conceitos correlatos). Produtivo (neste sentido, refletir tanto sobre o que se produz; como, para quem, e porquê e suas consequências) operacional (ou seja, a reflexão sobre o agir profissional, seus significados, formas e consequências). Metodologia: Nossa pesquisa é fundamentada na experiência empírica de leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida e, como forma de orientar a análise, nos fundamentamos na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados e Discussão: Nossos resultados apontam para o potencial de nossa atividade, com base em uma compreensão estética da formação da Racionalidade Estética, capaz de promover a análise crítica, tanto conceitual quanto no campo da prática, a respeito da tecnologia sob seus diversos âmbitos, tanto conceituais quanto de orientação para uma prática social. Conclusão: Concluímos por defender que a tecnologia tem, também, um papel estético e formativo que deve ser considerado quando da busca por soluções tecnológicas e inovações. Desta forma, formulamos um postulado onde a compreensão estética da tecnologia deve passar por uma reflexão também estética, e a literatura, por meio de nossa metodologia, pode proporcionar o que propomos como objetivo para realização desta pesquisa.
id UFSP_8d803000b17bbeecbaad32beb914e5a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52906
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/3043463549861369http://lattes.cnpq.br/3542867700396961http://lattes.cnpq.br/6044992821022223Schor, Paulo [UNIFESP]Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]São Paulo2020-03-25T12:10:41Z2020-03-25T12:10:41Z2018-08-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6757929https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/529062018-0850.pdfIntrodução: Partindo de um debate filosófico a respeito da formação intelectual humana, discutimos como a literatura tem pode apresentar um Potencial Estético- Formativo que pode promover uma Crítica Estética da Racionalidade Técnica, esta compreendida, com base em filósofos como Habermas, Marcuse e Horkheimer, como mecanismo de controle no modo de produção capitalista. Objetivos: Com base em um debate sobre o conceito de estética e sua relação com os saberes gerados científica e tecnologicamente, propomos a literatura clássica universal como meio de promover a critica da Racionalidade Técnica. Desta forma, objetivamos, com base em uma experiência didática empírica, verificar o potencial estético da literatura nos âmbitos: Conceitual (ou seja, o que se entende por tecnologia e conceitos correlatos). Produtivo (neste sentido, refletir tanto sobre o que se produz; como, para quem, e porquê e suas consequências) operacional (ou seja, a reflexão sobre o agir profissional, seus significados, formas e consequências). Metodologia: Nossa pesquisa é fundamentada na experiência empírica de leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida e, como forma de orientar a análise, nos fundamentamos na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados e Discussão: Nossos resultados apontam para o potencial de nossa atividade, com base em uma compreensão estética da formação da Racionalidade Estética, capaz de promover a análise crítica, tanto conceitual quanto no campo da prática, a respeito da tecnologia sob seus diversos âmbitos, tanto conceituais quanto de orientação para uma prática social. Conclusão: Concluímos por defender que a tecnologia tem, também, um papel estético e formativo que deve ser considerado quando da busca por soluções tecnológicas e inovações. Desta forma, formulamos um postulado onde a compreensão estética da tecnologia deve passar por uma reflexão também estética, e a literatura, por meio de nossa metodologia, pode proporcionar o que propomos como objetivo para realização desta pesquisa.Introduction: From a philosophical discussion with regard to the intellectual formation of the human being, we discuss herein how literature can have a Formative-Aesthetic Potential able to foster an Aesthetic Criticism of Technical Rationality, which can be considered, based on the ideas of philosophers such as Habermas, Marcuse, and Horkheimer, as a control mechanism within the capitalist mode of production. Objectives: Based on a discussion about the concept of aesthetic and how it is linked to the knowledge that comes from science and technology, we propose the reading of classical universal literature as a means to foster the criticism of Technical Rationality. Therefore, our goal is, based on a didactic empirical experience, to assess the aesthetical potential of literature within the following scopes: Conceptual (that is, what can be construed as technology and correlated concepts); Productive (in this sense, reflect both on what is being produced, as well as, to whom and why, and the consequences); Operational (that is, to reflect on the professional action, its meanings, forms, and consequences). Methodology: Our research is based on the empirical experience of reading classics from universal literature through the methodology of the Humanities and Technology Laboratory, a complementary activity offered to undergraduate technology courses students at the Federal University of São Paulo. For data collection we used Participant Observation and Oral History of Life and, as a way of guiding the analysis, we base ourselves on Hermeneutic Phenomenology. Results and Discussion: Our results point to the potential of our activity, based on an aesthetic understanding of the formation of Aesthetic Rationality, which is capable of fostering critical analysis, both conceptual and in the field of practice, regarding the technology within its various scopes, both conceptual and of orientation to a social practice. Conclusion: We conclude by stating that technology also has an aesthetic and formative role that must be considered when searching for technological solutions and innovation. Thus, we formulate a postulate where the aesthetic understanding of technology must undergo a reflection which is also aesthetic, and literature, through our methodology, can provide what we suggest as an objective to carry out this research.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 2014/10554-6Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)114 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tecnologia em saúdeLiteratura clássicaFilosofiaCulturaEducação em saúdeEstéticaPhilosophicalLiteratureAestheticArte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédioArt, science, and technology: a broken heart and the medicine of literatureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaOftalmologia e Ciências VisuaisCiências da SaúdeORIGINALMarlon Ribeiro da Silva - A.pdfMarlon Ribeiro da Silva - A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf1918905${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52906/1/Marlon%20Ribeiro%20da%20Silva%20-%20A.pdff17a1c2eabb32baf750dfbfcf1afa9deMD51open access11600/529062023-08-04 14:26:30.868open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-04T17:26:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art, science, and technology: a broken heart and the medicine of literature
title Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
spellingShingle Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]
Tecnologia em saúde
Literatura clássica
Filosofia
Cultura
Educação em saúde
Estética
Philosophical
Literature
Aesthetic
title_short Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
title_full Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
title_fullStr Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
title_full_unstemmed Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
title_sort Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
author Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]
author_facet Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3043463549861369
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3542867700396961
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6044992821022223
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marlon Ribeiro da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schor, Paulo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
contributor_str_mv Schor, Paulo [UNIFESP]
Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia em saúde
Literatura clássica
Filosofia
Cultura
Educação em saúde
Estética
topic Tecnologia em saúde
Literatura clássica
Filosofia
Cultura
Educação em saúde
Estética
Philosophical
Literature
Aesthetic
dc.subject.eng.fl_str_mv Philosophical
Literature
Aesthetic
description Introdução: Partindo de um debate filosófico a respeito da formação intelectual humana, discutimos como a literatura tem pode apresentar um Potencial Estético- Formativo que pode promover uma Crítica Estética da Racionalidade Técnica, esta compreendida, com base em filósofos como Habermas, Marcuse e Horkheimer, como mecanismo de controle no modo de produção capitalista. Objetivos: Com base em um debate sobre o conceito de estética e sua relação com os saberes gerados científica e tecnologicamente, propomos a literatura clássica universal como meio de promover a critica da Racionalidade Técnica. Desta forma, objetivamos, com base em uma experiência didática empírica, verificar o potencial estético da literatura nos âmbitos: Conceitual (ou seja, o que se entende por tecnologia e conceitos correlatos). Produtivo (neste sentido, refletir tanto sobre o que se produz; como, para quem, e porquê e suas consequências) operacional (ou seja, a reflexão sobre o agir profissional, seus significados, formas e consequências). Metodologia: Nossa pesquisa é fundamentada na experiência empírica de leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida e, como forma de orientar a análise, nos fundamentamos na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados e Discussão: Nossos resultados apontam para o potencial de nossa atividade, com base em uma compreensão estética da formação da Racionalidade Estética, capaz de promover a análise crítica, tanto conceitual quanto no campo da prática, a respeito da tecnologia sob seus diversos âmbitos, tanto conceituais quanto de orientação para uma prática social. Conclusão: Concluímos por defender que a tecnologia tem, também, um papel estético e formativo que deve ser considerado quando da busca por soluções tecnológicas e inovações. Desta forma, formulamos um postulado onde a compreensão estética da tecnologia deve passar por uma reflexão também estética, e a literatura, por meio de nossa metodologia, pode proporcionar o que propomos como objetivo para realização desta pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6757929
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52906
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0850.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6757929
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52906
identifier_str_mv 2018-0850.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52906/1/Marlon%20Ribeiro%20da%20Silva%20-%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f17a1c2eabb32baf750dfbfcf1afa9de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460342460841984