A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNIFESP
Download full: https://repositorio.unifesp.br/11600/65336
Summary: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um cotejo entre a obra poética de Augusto dos Anjos e a obra poética do heterônimo Álvaro de Campos-Fernando Pessoa, tendo como elemento comparativo entre as duas obras o sintagma noite, marcante em ambas. Na mitologia arcaica grega, a Noite Negra é a expressão do Não-Ser, filha do Kháos. Mãe do Céu e da Terra, geradora do sono e da morte, dos sonhos e das angústias, da ternura e do engano. No campo literário e poético, na maioria das vezes, representa o momento da angústia, o abrigo das paixões inconfessáveis, dos mistérios e da tristeza. À vista disso, compreender o que significa a noite para ambos os poetas é extremamente desafiador, pois nos leva a uma busca interpretativa da relação que os seus conceitos derivados ou a ele relacionados (sombra, insônia, sonhos e escuridão) têm com o pensamento moderno e com o desejo intenso de representar o infinito e o mistério que há na vida humana. Nesse sentido, pode-se dizer que tanto Augusto dos Anjos quanto Fernando Pessoa cantaram a desordem de um mundo moribundo e desordenado. Os poetas criaram uma poesia desconfortável, em que há uma ruptura, uma violação da linguagem poética, uma produção inovadora que se mostra em desacordo com as concepções mais figurativas de abordagem do real. As personas construídas pelos poetas deixam manifesto sua fundamentação na obscuridade noturna e, ao aspirarem vislumbrar a natureza da existência, partem do princípio de seu potencial transfigurador. São sujeitos poéticos que revelam uma busca de si mesmo numa jornada íntima pelo emaranhado labirinto noturno. Desse modo, os poetas transpõem os limites de espaço e tempo, apresentado um sujeito que se mostra cindido entre as fronteiras da realidade vista, sentida do mundo, do ser e o vazio do não-ser. Assim, a pesquisa incide basicamente na análise textual de poemas do livro Poesia Completa de Álvaro de Campos (2007) de Fernando Pessoa e do livro Eu e outras poesias (2015) de Augusto dos Anjos, buscando compreender os efeitos poéticos obtidos pela utilização do signo noite e seus diferentes significados na poesia dos dois autores.
id UFSP_8d97cddf0bd6e163d82438056f25bd06
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65336
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8419570444762562http://lattes.cnpq.br/2387705062124892Carvalho, Maria do Socorro Fernandes deGuarulhos2022-08-22T20:41:44Z2022-08-22T20:41:44Z2022-05-26https://repositorio.unifesp.br/11600/65336Esta pesquisa tem por objetivo realizar um cotejo entre a obra poética de Augusto dos Anjos e a obra poética do heterônimo Álvaro de Campos-Fernando Pessoa, tendo como elemento comparativo entre as duas obras o sintagma noite, marcante em ambas. Na mitologia arcaica grega, a Noite Negra é a expressão do Não-Ser, filha do Kháos. Mãe do Céu e da Terra, geradora do sono e da morte, dos sonhos e das angústias, da ternura e do engano. No campo literário e poético, na maioria das vezes, representa o momento da angústia, o abrigo das paixões inconfessáveis, dos mistérios e da tristeza. À vista disso, compreender o que significa a noite para ambos os poetas é extremamente desafiador, pois nos leva a uma busca interpretativa da relação que os seus conceitos derivados ou a ele relacionados (sombra, insônia, sonhos e escuridão) têm com o pensamento moderno e com o desejo intenso de representar o infinito e o mistério que há na vida humana. Nesse sentido, pode-se dizer que tanto Augusto dos Anjos quanto Fernando Pessoa cantaram a desordem de um mundo moribundo e desordenado. Os poetas criaram uma poesia desconfortável, em que há uma ruptura, uma violação da linguagem poética, uma produção inovadora que se mostra em desacordo com as concepções mais figurativas de abordagem do real. As personas construídas pelos poetas deixam manifesto sua fundamentação na obscuridade noturna e, ao aspirarem vislumbrar a natureza da existência, partem do princípio de seu potencial transfigurador. São sujeitos poéticos que revelam uma busca de si mesmo numa jornada íntima pelo emaranhado labirinto noturno. Desse modo, os poetas transpõem os limites de espaço e tempo, apresentado um sujeito que se mostra cindido entre as fronteiras da realidade vista, sentida do mundo, do ser e o vazio do não-ser. Assim, a pesquisa incide basicamente na análise textual de poemas do livro Poesia Completa de Álvaro de Campos (2007) de Fernando Pessoa e do livro Eu e outras poesias (2015) de Augusto dos Anjos, buscando compreender os efeitos poéticos obtidos pela utilização do signo noite e seus diferentes significados na poesia dos dois autores.This research aims to make a comparison between the poetic work of Augusto dos Anjos and the poetic work of the heteronym Álvaro de Campos-Fernando Pessoa, having as a comparative element between the two works the phrase night, striking in both. In archaic Greek mythology, the Black Night is the expression of Non-Being, daughter of Kháos. Mother of Heaven and Earth, generator of sleep and death, of dreams and anguish, of tenderness and deceit. In the literary and poetic field, most of the time, it represents the moment of anguish, the shelter of unconfessed passions, mysteries and sadness. Considering that, understanding what the night means for both poets is extremely challenging, as it leads us to an interpretive search for the relationship that their derived or related concepts (shadow, insomnia, dreams and darkness) have with modern thought. and with the intense desire to represent the infinite and the mystery that exists in human life. In this sense, it can be said that both Augusto dos Anjos and Fernando Pessoa sang about the chaos of a dying and disordered world. The poets created an uncomfortable poetry, in which there is a rupture, a violation of poetic language, an innovative production that appears to be at odds with the most figurative conceptions of approaching the real. The personas constructed by the poets make their foundations manifest in the nocturnal obscurity and, as they aspire to glimpse the nature of existence, they start from the principle of its transfiguring potential. They are poetic subjects who reveal a search for themselves in an intimate journey through the tangled night labyrinth. In this way, the poets transpose the limits of space and time, presenting a subject who shows himself split between the borders of the seen, felt the reality of the world, of being and the void of non-being. Thus, the research basically focuses on the textual analysis of poems from the book Poesia Completa by Álvaro de Campos (2007) by Fernando Pessoa and from the book Eu e outros poesias (2015) by Augusto dos Anjos, seeking to understand the poetic effects obtained by the use of the sign night and its different meanings in the poetry of the two authors.Não recebi financiamento154 f.porUniversidade Federal de São PauloNoiteÁlvaro de CamposAugusto dos AnjosPoesiaA representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de CamposThe representation of the night in the poetry of Augusto dos Anjos and Álvaro de Camposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosQuestões de representação: formas estéticas, práticas retórico-poéticas e suas (re)apropriaçõesORIGINALDissertação depósito final.pdfDissertação depósito final.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf1242682${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf735ff19452bd3aff40b70b46ca9b46d6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85831${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/2/license.txt200247747e0d7d6bdba31ac299d0833cMD52open accessTEXTDissertação depósito final.pdf.txtDissertação depósito final.pdf.txtExtracted texttext/plain366812${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/12/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf.txted32556bc6b41335c0840646acc1848bMD512open accessTHUMBNAILDissertação depósito final.pdf.jpgDissertação depósito final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3728${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/14/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf.jpg2d4b7349c67b75e68f797f0b8e9c5c1dMD514open access11600/653362023-05-15 09:41:15.186open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:31:11.938986Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The representation of the night in the poetry of Augusto dos Anjos and Álvaro de Campos
title A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
spellingShingle A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]
Noite
Álvaro de Campos
Augusto dos Anjos
Poesia
title_short A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
title_full A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
title_fullStr A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
title_full_unstemmed A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
title_sort A representação da noite na poesia de Augusto dos Anjos e Álvaro de Campos
author Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8419570444762562
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2387705062124892
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cintia Layse [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de
contributor_str_mv Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Noite
Álvaro de Campos
Augusto dos Anjos
Poesia
topic Noite
Álvaro de Campos
Augusto dos Anjos
Poesia
description Esta pesquisa tem por objetivo realizar um cotejo entre a obra poética de Augusto dos Anjos e a obra poética do heterônimo Álvaro de Campos-Fernando Pessoa, tendo como elemento comparativo entre as duas obras o sintagma noite, marcante em ambas. Na mitologia arcaica grega, a Noite Negra é a expressão do Não-Ser, filha do Kháos. Mãe do Céu e da Terra, geradora do sono e da morte, dos sonhos e das angústias, da ternura e do engano. No campo literário e poético, na maioria das vezes, representa o momento da angústia, o abrigo das paixões inconfessáveis, dos mistérios e da tristeza. À vista disso, compreender o que significa a noite para ambos os poetas é extremamente desafiador, pois nos leva a uma busca interpretativa da relação que os seus conceitos derivados ou a ele relacionados (sombra, insônia, sonhos e escuridão) têm com o pensamento moderno e com o desejo intenso de representar o infinito e o mistério que há na vida humana. Nesse sentido, pode-se dizer que tanto Augusto dos Anjos quanto Fernando Pessoa cantaram a desordem de um mundo moribundo e desordenado. Os poetas criaram uma poesia desconfortável, em que há uma ruptura, uma violação da linguagem poética, uma produção inovadora que se mostra em desacordo com as concepções mais figurativas de abordagem do real. As personas construídas pelos poetas deixam manifesto sua fundamentação na obscuridade noturna e, ao aspirarem vislumbrar a natureza da existência, partem do princípio de seu potencial transfigurador. São sujeitos poéticos que revelam uma busca de si mesmo numa jornada íntima pelo emaranhado labirinto noturno. Desse modo, os poetas transpõem os limites de espaço e tempo, apresentado um sujeito que se mostra cindido entre as fronteiras da realidade vista, sentida do mundo, do ser e o vazio do não-ser. Assim, a pesquisa incide basicamente na análise textual de poemas do livro Poesia Completa de Álvaro de Campos (2007) de Fernando Pessoa e do livro Eu e outras poesias (2015) de Augusto dos Anjos, buscando compreender os efeitos poéticos obtidos pela utilização do signo noite e seus diferentes significados na poesia dos dois autores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T20:41:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T20:41:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/65336
url https://repositorio.unifesp.br/11600/65336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/12/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65336/14/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20dep%c3%b3sito%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 735ff19452bd3aff40b70b46ca9b46d6
200247747e0d7d6bdba31ac299d0833c
ed32556bc6b41335c0840646acc1848b
2d4b7349c67b75e68f797f0b8e9c5c1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460301719470080