A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa.
id UFSP_8d9a80eb941cd1ae3820194d2aaf83ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64913
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloToledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]2022-07-25T14:20:39Z2022-07-25T14:20:39Z2020-02-27https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfA presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa.The dissertation main objective was to analyze the political-artistic experiences of the dance companies Ballet Stagium and Teatro de Dança de São Paulo from 1971 to 1978.Both artistic groups, during the military dictatorship period in Brazil, saw in the contemporary dance art, the possibility of manifesting themselves politically through the choreographic compositions production and presentation that brought in their thematic social and political nature plots. Therefore, through the description and analysis of the choreographic compositions Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974), Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) and Kuarup (1977) and reports of certain artists who danced in these companies during this period, it became possible to understand how in the middle of the military regime, two artistic groups acted politically, using contemporary dance shows as a political manifestation form. During the research process we also realized that the press had a fundamental role for the circulation of information about the Ballet Stagium and the Teatro de Dança de São Paulo, so we aimed to start in this dissertation a study that sought to bring criticism and written newspaper articles during the seventies about the analyzed shows, and then verify how the choreographic proposals from both companies were disseminated to the population through the press.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)141 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)MemóriaDitadura MilitarArteDançaManifestaçãoPolíticaMemoryMilitary DictatorshipArtDanceManifestationPoliticsA dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaInstituições, Vida Material E ConflitoORIGINALCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfapplication/pdf1814022${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/1/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf406a31952309666800adb77fe0262522MD51open accessTEXTCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.txtCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain334890${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/5/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.txt634abd548fb5cb8c3915e3f49267e6caMD55open accessTHUMBNAILCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.jpgCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3878${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/7/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.jpga1ce48978e74eaa990ec95e22bec1283MD57open access11600/649132023-05-15 09:10:03.653open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:10:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
title A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
spellingShingle A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]
Memória
Ditadura Militar
Arte
Dança
Manifestação
Política
Memory
Military Dictatorship
Art
Dance
Manifestation
Politics
title_short A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
title_full A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
title_fullStr A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
title_full_unstemmed A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
title_sort A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
author Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]
author_facet Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]
contributor_str_mv Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Ditadura Militar
Arte
Dança
Manifestação
Política
topic Memória
Ditadura Militar
Arte
Dança
Manifestação
Política
Memory
Military Dictatorship
Art
Dance
Manifestation
Politics
dc.subject.eng.fl_str_mv Memory
Military Dictatorship
Art
Dance
Manifestation
Politics
description A presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T14:20:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T14:20:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913
dc.identifier.file.none.fl_str_mv CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913
identifier_str_mv CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/1/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/5/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/7/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 406a31952309666800adb77fe0262522
634abd548fb5cb8c3915e3f49267e6ca
a1ce48978e74eaa990ec95e22bec1283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764191113674752