A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa. |
id |
UFSP_8d9a80eb941cd1ae3820194d2aaf83ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64913 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloToledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]2022-07-25T14:20:39Z2022-07-25T14:20:39Z2020-02-27https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfA presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa.The dissertation main objective was to analyze the political-artistic experiences of the dance companies Ballet Stagium and Teatro de Dança de São Paulo from 1971 to 1978.Both artistic groups, during the military dictatorship period in Brazil, saw in the contemporary dance art, the possibility of manifesting themselves politically through the choreographic compositions production and presentation that brought in their thematic social and political nature plots. Therefore, through the description and analysis of the choreographic compositions Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974), Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) and Kuarup (1977) and reports of certain artists who danced in these companies during this period, it became possible to understand how in the middle of the military regime, two artistic groups acted politically, using contemporary dance shows as a political manifestation form. During the research process we also realized that the press had a fundamental role for the circulation of information about the Ballet Stagium and the Teatro de Dança de São Paulo, so we aimed to start in this dissertation a study that sought to bring criticism and written newspaper articles during the seventies about the analyzed shows, and then verify how the choreographic proposals from both companies were disseminated to the population through the press.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)141 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)MemóriaDitadura MilitarArteDançaManifestaçãoPolíticaMemoryMilitary DictatorshipArtDanceManifestationPoliticsA dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaInstituições, Vida Material E ConflitoORIGINALCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdfapplication/pdf1814022${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/1/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf406a31952309666800adb77fe0262522MD51open accessTEXTCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.txtCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain334890${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/5/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.txt634abd548fb5cb8c3915e3f49267e6caMD55open accessTHUMBNAILCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.jpgCARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3878${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/7/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.jpga1ce48978e74eaa990ec95e22bec1283MD57open access11600/649132023-05-15 09:10:03.653open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:10:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
title |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
spellingShingle |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP] Memória Ditadura Militar Arte Dança Manifestação Política Memory Military Dictatorship Art Dance Manifestation Politics |
title_short |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
title_full |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
title_fullStr |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
title_full_unstemmed |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
title_sort |
A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978) |
author |
Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP] |
author_facet |
Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Ditadura Militar Arte Dança Manifestação Política |
topic |
Memória Ditadura Militar Arte Dança Manifestação Política Memory Military Dictatorship Art Dance Manifestation Politics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Memory Military Dictatorship Art Dance Manifestation Politics |
description |
A presente dissertação teve como objetivo central analisar as experiências político-artísticas das companhias de dança Ballet Stagium e Teatro de Dança de São Paulo durante o período de 1971 a 1978. Ambos os grupos artísticos, durante o período da ditadura militar no Brasil, enxergaram na arte da dança contemporânea a possibilidade de se manifestar politicamente por meio da produção e da apresentação de composições coreográficas que traziam em seus enredos coreográficos temáticas de caráter político/social. Portanto, por meio da descrição e análise das composições coreográficas Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974) Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) e Kuarup (1977) e relatos de determinados artistas que dançaram nestas companhias durante a temporalidade delimitada, tornou-se possível compreender como em pleno regime militar dois grupos artísticos atuaram politicamente, utilizando espetáculos de dança contemporânea como formas de manifestação política. Durante o processo de pesquisa, percebemos que a imprensa teve um papel fundamental para a circulação de informações sobre o Ballet Stagium e o Teatro de Dança de São Paulo, portanto, tivemos como objetivo iniciar nesta dissertação um estudo que buscou trazer críticas e matérias de jornal escritas durante os anos 70 sobre os espetáculos analisados, para, então, verificar como as propostas coreográficas de ambas companhias foram difundidas para a população por meio da imprensa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T14:20:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T14:20:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9571839 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64913 |
identifier_str_mv |
CARLOS DE MOURA VELOSO JUNIOR.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/1/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/5/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64913/7/CARLOS%20DE%20MOURA%20VELOSO%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
406a31952309666800adb77fe0262522 634abd548fb5cb8c3915e3f49267e6ca a1ce48978e74eaa990ec95e22bec1283 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764191113674752 |