O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, José Manoel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Maria Célia Leme da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600
Resumo: O artigo tem o intuito de refletir sobre como as reformulações da matemática escolar durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) afetam, interferem e modificam as propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. O currículo de geometria é identificado como um problema (DETIENNE, 2000) que atravessa os dois países, fonte privilegiada para estudos comparativos. Analisamos livros didáticos destinados aos primeiros ciclos do ensino secundário e identificamos quatro casos nos dois países. Dois autores que mantém suas propostas para o ensino da geometria, António Palma Fernandes e Osvaldo Sangiorgi; e os livros de António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos, por um lado, e os do Curso experimental da Bahia, que integram as novas idéias alterando profundamente o currículo geométrico. Em suma, concluímos que a elaboração de currículos apresentados nos livros didáticos não segue de forma linear as recomendações internacionais, mesmo quando elas não são uniformes, como no caso do currículo de geometria durante a Matemática Moderna. As produções deste novo momento curricular hibridizam as influências externas produzindo novas entidades culturais que não são cópias de recomendações curriculares internacionais. Antes procedem de forma diversificada, com maior ou menor sucesso, adaptando-se às contingências de cada sistema educativo. Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal. The Modern Mathematics Movement and Distinct Curricular Proposals for Teaching Geometry in Brazil and in Portugal Abstract This article reflects about how changes in school mathematics during the Modern Mathematics Movement influence and modify curricular proposals for teaching geometry in Brazil and Portugal. Geometry curriculum is identified as a problem (DETIENNE, 2000) traversing the two countries, and consequently a privileged source for comparative studies. Four textbooks for the lower levels of secondary school were analysed. Two authors keep their proposals for geometry teaching - António Palma Fernandes and Osvaldo Sangiorgi - and two other textbooks - one from António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos and another produced by a group of teachers in Bahiaintegrate the new ideas deeply changing the geometry course. We conclude that curriculum development through textbooks does not linearly follow international recommendations, even when these are not uniform, as is the case of geometry during the Modern Mathematics Movement. Productions of this new curricular moment hybridize external influences producing new cultural entities that are not mere copies of the international curricular suggestions. Instead, they diversify with variable degrees of success, adapting to the contingencies of each educational system. Keywords: Modern Mathematics Movement. Teaching geometry. Brazil. Portugal.
id UNESP-14_f649a189edffad443260ae1e5ae359e8
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4600
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em PortugalMovimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal.O artigo tem o intuito de refletir sobre como as reformulações da matemática escolar durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) afetam, interferem e modificam as propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. O currículo de geometria é identificado como um problema (DETIENNE, 2000) que atravessa os dois países, fonte privilegiada para estudos comparativos. Analisamos livros didáticos destinados aos primeiros ciclos do ensino secundário e identificamos quatro casos nos dois países. Dois autores que mantém suas propostas para o ensino da geometria, António Palma Fernandes e Osvaldo Sangiorgi; e os livros de António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos, por um lado, e os do Curso experimental da Bahia, que integram as novas idéias alterando profundamente o currículo geométrico. Em suma, concluímos que a elaboração de currículos apresentados nos livros didáticos não segue de forma linear as recomendações internacionais, mesmo quando elas não são uniformes, como no caso do currículo de geometria durante a Matemática Moderna. As produções deste novo momento curricular hibridizam as influências externas produzindo novas entidades culturais que não são cópias de recomendações curriculares internacionais. Antes procedem de forma diversificada, com maior ou menor sucesso, adaptando-se às contingências de cada sistema educativo. Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal. The Modern Mathematics Movement and Distinct Curricular Proposals for Teaching Geometry in Brazil and in Portugal Abstract This article reflects about how changes in school mathematics during the Modern Mathematics Movement influence and modify curricular proposals for teaching geometry in Brazil and Portugal. Geometry curriculum is identified as a problem (DETIENNE, 2000) traversing the two countries, and consequently a privileged source for comparative studies. Four textbooks for the lower levels of secondary school were analysed. Two authors keep their proposals for geometry teaching - António Palma Fernandes and Osvaldo Sangiorgi - and two other textbooks - one from António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos and another produced by a group of teachers in Bahiaintegrate the new ideas deeply changing the geometry course. We conclude that curriculum development through textbooks does not linearly follow international recommendations, even when these are not uniform, as is the case of geometry during the Modern Mathematics Movement. Productions of this new curricular moment hybridize external influences producing new cultural entities that are not mere copies of the international curricular suggestions. Instead, they diversify with variable degrees of success, adapting to the contingencies of each educational system. Keywords: Modern Mathematics Movement. Teaching geometry. Brazil. Portugal.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 171-1961980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600/3706Matos, José ManoelSilva, Maria Célia Leme dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4600Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
title O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
spellingShingle O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
Matos, José Manoel
Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal.
title_short O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
title_full O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
title_fullStr O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
title_sort O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal
author Matos, José Manoel
author_facet Matos, José Manoel
Silva, Maria Célia Leme da
author_role author
author2 Silva, Maria Célia Leme da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, José Manoel
Silva, Maria Célia Leme da
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal.
topic Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal.
description O artigo tem o intuito de refletir sobre como as reformulações da matemática escolar durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) afetam, interferem e modificam as propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. O currículo de geometria é identificado como um problema (DETIENNE, 2000) que atravessa os dois países, fonte privilegiada para estudos comparativos. Analisamos livros didáticos destinados aos primeiros ciclos do ensino secundário e identificamos quatro casos nos dois países. Dois autores que mantém suas propostas para o ensino da geometria, António Palma Fernandes e Osvaldo Sangiorgi; e os livros de António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos, por um lado, e os do Curso experimental da Bahia, que integram as novas idéias alterando profundamente o currículo geométrico. Em suma, concluímos que a elaboração de currículos apresentados nos livros didáticos não segue de forma linear as recomendações internacionais, mesmo quando elas não são uniformes, como no caso do currículo de geometria durante a Matemática Moderna. As produções deste novo momento curricular hibridizam as influências externas produzindo novas entidades culturais que não são cópias de recomendações curriculares internacionais. Antes procedem de forma diversificada, com maior ou menor sucesso, adaptando-se às contingências de cada sistema educativo. Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna. Ensino de geometria. Brasil. Portugal. The Modern Mathematics Movement and Distinct Curricular Proposals for Teaching Geometry in Brazil and in Portugal Abstract This article reflects about how changes in school mathematics during the Modern Mathematics Movement influence and modify curricular proposals for teaching geometry in Brazil and Portugal. Geometry curriculum is identified as a problem (DETIENNE, 2000) traversing the two countries, and consequently a privileged source for comparative studies. Four textbooks for the lower levels of secondary school were analysed. Two authors keep their proposals for geometry teaching - António Palma Fernandes and Osvaldo Sangiorgi - and two other textbooks - one from António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos and another produced by a group of teachers in Bahiaintegrate the new ideas deeply changing the geometry course. We conclude that curriculum development through textbooks does not linearly follow international recommendations, even when these are not uniform, as is the case of geometry during the Modern Mathematics Movement. Productions of this new curricular moment hybridize external influences producing new cultural entities that are not mere copies of the international curricular suggestions. Instead, they diversify with variable degrees of success, adapting to the contingencies of each educational system. Keywords: Modern Mathematics Movement. Teaching geometry. Brazil. Portugal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4600/3706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 171-196
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171060228653056