O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Matos, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841
Resumo: Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdf
id UFSC_9ddda24b10ddf77b036251a6cbb0b591
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160841
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.Movimento da Matemática ModernaEnsino de geometriaBrasilPortugalDisponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdfO artigo tem o intuito de refletir sobre como as reformulações da matemática escolar durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) afetam, interferem e modificam as propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. O currículo de geometria é identificado como um problema (DETIENNE, 2000) que atravessa os dois países, fonte privilegiada para estudos comparativos. Analisamos livros didáticos destinados aos primeiros ciclos do ensino secundário e identificamos quatro casos nos dois países. Dois autores que mantém suas propostas para o ensino da geometria, António Palma Fernandes e Osvaldo Sangiorgi; e os livros de António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos, por um lado, e os do Curso experimental da Bahia, que integram as novas idéias alterando profundamente o currículo geométrico. Em suma, concluímos que a elaboração de currículos apresentados nos livros didáticos não segue de forma linear as recomendações internacionais, mesmo quando elas não são uniformes, como no caso do currículo de geometria durante a Matemática Moderna. As produções deste novo momento curricular hibridizam as influências externas produzindo novas entidades culturais que não são cópias de recomendações curriculares internacionais.Antes procedem de forma diversificada, com maior ou menor sucesso, adaptando-se às contingências de cada sistema educativo.Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)2016-04-19T22:07:58Z2016-04-19T22:07:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841Leme da Silva, Maria CéliaMatos, José Manuelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160841Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
title O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
spellingShingle O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
Leme da Silva, Maria Célia
Movimento da Matemática Moderna
Ensino de geometria
Brasil
Portugal
title_short O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
title_full O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
title_fullStr O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
title_full_unstemmed O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
title_sort O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
Matos, José Manuel
author_role author
author2 Matos, José Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
Matos, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Matemática Moderna
Ensino de geometria
Brasil
Portugal
topic Movimento da Matemática Moderna
Ensino de geometria
Brasil
Portugal
description Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdf
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-04-19T22:07:58Z
2016-04-19T22:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841
identifier_str_mv MATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
publisher.none.fl_str_mv Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652003013820416