O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841 |
Resumo: | Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdf |
id |
UFSC_9ddda24b10ddf77b036251a6cbb0b591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160841 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal.Movimento da Matemática ModernaEnsino de geometriaBrasilPortugalDisponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdfO artigo tem o intuito de refletir sobre como as reformulações da matemática escolar durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) afetam, interferem e modificam as propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. O currículo de geometria é identificado como um problema (DETIENNE, 2000) que atravessa os dois países, fonte privilegiada para estudos comparativos. Analisamos livros didáticos destinados aos primeiros ciclos do ensino secundário e identificamos quatro casos nos dois países. Dois autores que mantém suas propostas para o ensino da geometria, António Palma Fernandes e Osvaldo Sangiorgi; e os livros de António de Almeida Costa e Alfredo Osório dos Anjos, por um lado, e os do Curso experimental da Bahia, que integram as novas idéias alterando profundamente o currículo geométrico. Em suma, concluímos que a elaboração de currículos apresentados nos livros didáticos não segue de forma linear as recomendações internacionais, mesmo quando elas não são uniformes, como no caso do currículo de geometria durante a Matemática Moderna. As produções deste novo momento curricular hibridizam as influências externas produzindo novas entidades culturais que não são cópias de recomendações curriculares internacionais.Antes procedem de forma diversificada, com maior ou menor sucesso, adaptando-se às contingências de cada sistema educativo.Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)2016-04-19T22:07:58Z2016-04-19T22:07:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841Leme da Silva, Maria CéliaMatos, José Manuelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160841Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
title |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
spellingShingle |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Leme da Silva, Maria Célia Movimento da Matemática Moderna Ensino de geometria Brasil Portugal |
title_short |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
title_full |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
title_fullStr |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
title_full_unstemmed |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
title_sort |
O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia Matos, José Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Matos, José Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia Matos, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da Matemática Moderna Ensino de geometria Brasil Portugal |
topic |
Movimento da Matemática Moderna Ensino de geometria Brasil Portugal |
description |
Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291222086008.pdf |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-04-19T22:07:58Z 2016-04-19T22:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841 |
identifier_str_mv |
MATOS, J. M. ; LEME DA SILVA, M. C. . O Movimento da Matemática Moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 171-196, 2011. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) |
publisher.none.fl_str_mv |
Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652003013820416 |