Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10175629 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64795 |
Resumo: | Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 1990, sendo uma especialidade recente. Há uma crescente demanda de treinamento das equipes assistenciais. Os objetivos deste estudo foram: aplicar um programa educativo em Cuidados Paliativos, e verificar se o programa ofereceu espaço de escuta e acolhimento aos profissionais. A pesquisa foi uma pesquisa ação, exploratória descritiva de abordagem qualitativa. O projeto foi implantado em uma instituição hospitalar, no município de Mauá. Foi realizado um programa de educação em Cuidados Paliativos, direcionado para a equipe de enfermagem, com duração de 20 horas, dividida em 5 encontros de 4 horas cada, uma vez por semana. O grupo foi composto por 20 profissionais de enfermagem, destes 8 participaram de pelo menos 4 encontros. Eram auxiliares, técnicos (75%) e enfermeiros (25%), com idades de 18 a 40 anos (61%). Dentre os temas mencionados destacamos : Necessidade de informação e de expressão de sentimentos, processo/organização de trabalho, experiências pessoais, percepção sobre o paciente/cuidado e comentários sobre o curso. Durante o percurso alguns temas foram adicionados para atender as demandas levantadas pelo grupo. O grupo percebeu o lanche oferecido como um ato de cuidado e a escuta como uma oportunidade de expressão e de interação. A autora esperava a temática morte e finitude como a mais comentada, no entanto as situações cotidianas vivenciadas prevaleceu. A escuta se revelou uma importante estratégia para o acolhimento desses profissionais, e pode ser inserido dentro de um programa educativo, sem prejuízo do conteúdo. |
id |
UFSP_8f6f0f87c557eb39869704aa8f16cdc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64795 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloMaximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]2022-07-22T17:03:27Z2022-07-22T17:03:27Z2020-07-03https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10175629https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64795FABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdfOs Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 1990, sendo uma especialidade recente. Há uma crescente demanda de treinamento das equipes assistenciais. Os objetivos deste estudo foram: aplicar um programa educativo em Cuidados Paliativos, e verificar se o programa ofereceu espaço de escuta e acolhimento aos profissionais. A pesquisa foi uma pesquisa ação, exploratória descritiva de abordagem qualitativa. O projeto foi implantado em uma instituição hospitalar, no município de Mauá. Foi realizado um programa de educação em Cuidados Paliativos, direcionado para a equipe de enfermagem, com duração de 20 horas, dividida em 5 encontros de 4 horas cada, uma vez por semana. O grupo foi composto por 20 profissionais de enfermagem, destes 8 participaram de pelo menos 4 encontros. Eram auxiliares, técnicos (75%) e enfermeiros (25%), com idades de 18 a 40 anos (61%). Dentre os temas mencionados destacamos : Necessidade de informação e de expressão de sentimentos, processo/organização de trabalho, experiências pessoais, percepção sobre o paciente/cuidado e comentários sobre o curso. Durante o percurso alguns temas foram adicionados para atender as demandas levantadas pelo grupo. O grupo percebeu o lanche oferecido como um ato de cuidado e a escuta como uma oportunidade de expressão e de interação. A autora esperava a temática morte e finitude como a mais comentada, no entanto as situações cotidianas vivenciadas prevaleceu. A escuta se revelou uma importante estratégia para o acolhimento desses profissionais, e pode ser inserido dentro de um programa educativo, sem prejuízo do conteúdo.Palliative Care was defined by the World Health Organization in 1990, being a recent specialty. There is a growing demand for training of health professionals. The aims of this study were: To apply a education training program in Palliative Care to nursing team, and to verify whether the program offered space for listening and welcoming for professionals. The study was an research action, exploratory and descriptive. The project was implemented in a hospital in the municipality of Mauá. An education program in Palliative Care was carried out, directed to the nursing team, lasting 20 hours, divided into 5 meetings of 4 hours each, once a week. The group was composed of 20 nursing professionals, of whom 8 participated in at least 4 meetings. They were assistants, technicians (75%) and nurses (25%), aged 18 to 40 years (61%). Among the themes mentioned, we highlight: Need for information and expression of feelings, work process / organization, personal experiences, perception of the patient / care and comments about the course. During the tour some themes were added to meet the demands raised by the group. The group perceived the food offered as an act of care and listened to it as an opportunity for expression and interaction. We expected death and finitude as the most commented theme, however the daily situations experienced prevailed. Listening proved to be an important strategy for welcoming these professionals, and it can be inserted into an educational program, without prejudice to the content.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)75 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cuidados PaliativosEscutaEducação ContinuadaEnfermagemPalliative CareListeningContinuing EducationNursingPrograma educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPBaixada Santista, Instituto de Saúde e SociedadeSão Paulo, Escola Paulista de EnfermagemEnsino em Ciências da SaúdeEnsino Em Ciencias Da SaúdeEducação Em Saúde Na ComunidadeORIGINALFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdfFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2057610${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/1/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdffd33d17b20b3e9700cbbef7733bebbdfMD51open accessTEXTFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf.txtFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain108860${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/5/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdf.txta38da5ece54eb98c9473977b21b58885MD55open accessTHUMBNAILFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf.jpgFABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3676${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/7/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg31a7032f9581f2dd557361fdd857b158MD57open access11600/647952023-05-15 01:34:58.399open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64795Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:34:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
title |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
spellingShingle |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP] Cuidados Paliativos Escuta Educação Continuada Enfermagem Palliative Care Listening Continuing Education Nursing |
title_short |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
title_full |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
title_fullStr |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
title_full_unstemmed |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
title_sort |
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento |
author |
Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP] |
author_facet |
Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados Paliativos Escuta Educação Continuada Enfermagem |
topic |
Cuidados Paliativos Escuta Educação Continuada Enfermagem Palliative Care Listening Continuing Education Nursing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Palliative Care Listening Continuing Education Nursing |
description |
Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 1990, sendo uma especialidade recente. Há uma crescente demanda de treinamento das equipes assistenciais. Os objetivos deste estudo foram: aplicar um programa educativo em Cuidados Paliativos, e verificar se o programa ofereceu espaço de escuta e acolhimento aos profissionais. A pesquisa foi uma pesquisa ação, exploratória descritiva de abordagem qualitativa. O projeto foi implantado em uma instituição hospitalar, no município de Mauá. Foi realizado um programa de educação em Cuidados Paliativos, direcionado para a equipe de enfermagem, com duração de 20 horas, dividida em 5 encontros de 4 horas cada, uma vez por semana. O grupo foi composto por 20 profissionais de enfermagem, destes 8 participaram de pelo menos 4 encontros. Eram auxiliares, técnicos (75%) e enfermeiros (25%), com idades de 18 a 40 anos (61%). Dentre os temas mencionados destacamos : Necessidade de informação e de expressão de sentimentos, processo/organização de trabalho, experiências pessoais, percepção sobre o paciente/cuidado e comentários sobre o curso. Durante o percurso alguns temas foram adicionados para atender as demandas levantadas pelo grupo. O grupo percebeu o lanche oferecido como um ato de cuidado e a escuta como uma oportunidade de expressão e de interação. A autora esperava a temática morte e finitude como a mais comentada, no entanto as situações cotidianas vivenciadas prevaleceu. A escuta se revelou uma importante estratégia para o acolhimento desses profissionais, e pode ser inserido dentro de um programa educativo, sem prejuízo do conteúdo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T17:03:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T17:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10175629 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64795 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
FABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10175629 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64795 |
identifier_str_mv |
FABIANA TOMIE BECKER CHINO DOS SANTOS.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/1/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/5/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64795/7/FABIANA%20TOMIE%20BECKER%20CHINO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd33d17b20b3e9700cbbef7733bebbdf a38da5ece54eb98c9473977b21b58885 31a7032f9581f2dd557361fdd857b158 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764274848759808 |