Discurso Técnico e Relações Sociais no Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo: elementos para a história das transformações espaciais na área dos ribeirões Saracura e Itororó (1937-1945)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63518 |
Resumo: | Estudar a História Urbana da cidade de São Paulo, em particular, em meados do século XX, pode-se tornar um desafio: como conciliar grandes mudanças e demolições com o que já existia e com quem habitava a capital? Esta pesquisa toma como ponto de partida o processo de demolição e a remodelação de espaços urbanos na área central de São Paulo propostos no Plano de Avenidas, elaborado por Francisco Prestes Maia (1896-1965) e João Florence de Ulhôa Cintra (1887-1944). Neste plano urbanístico, assenta-se a ideia de modernidade automobilística por meio da implantação do Perímetro de Irradiação, um cinturão viário que enfeixa os dois distritos centrais de São Paulo, praças da Sé e República à época, e que permitiria a criação de um sistema radioconcêntrico de vias, que impulsionariam o crescimento da mancha urbana. Este Perímetro de Irradiação foi colocado em execução a partir do final dos anos 1930, levando a capital paulista a sofrer alterações espaciais e viárias em nome da Modernidade desejada para São Paulo pela elite dirigente. O processo de demolição para possibilitar a execução dessas obras públicas, exigiu a reconfiguração de dois bairros que aqui nos interessam de perto: o Bexiga e a Liberdade. Para que se desenhasse parte do traçado viário estipulado pelo Plano de Avenidas, nesses locais, construíram-se dois viadutos nas antigas áreas situadas nos vales dos ribeirões Saracura e Itororó. Estes viadutos, vistos como símbolos de uma cidade moderna, já em sua época, revelam, em compensação ao discurso de elogio da técnica, uma possibilidade de exame da cidade que se esvaiu. O objetivo, assim, desta monografia de conclusão de curso, é compreender quais são consequências que acarretaram essas modificações e demolições na área central, e como impactaram principalmente no âmbito social a vida em São Paulo. Estes locais dos viadutos serão vistos a partir de uma lente dupla: técnica e social, pois alterou a vida de muitas pessoas que tiveram suas propriedades modificadas em nome da transformação espacial de São Paulo. |
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Discurso Técnico e Relações Sociais no Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo: elementos para a história das transformações espaciais na área dos ribeirões Saracura e Itororó (1937-1945)Technical Discourse and Social Relations in the Avenues Plan for the City of São Paulo: elements for the history of spatial transformations in the area of the Saracura and Itororó streams (1937-1945)Prestes Maia; Demolições; Bixiga; Liberdade; História Urbana; São Paulo.Estudar a História Urbana da cidade de São Paulo, em particular, em meados do século XX, pode-se tornar um desafio: como conciliar grandes mudanças e demolições com o que já existia e com quem habitava a capital? Esta pesquisa toma como ponto de partida o processo de demolição e a remodelação de espaços urbanos na área central de São Paulo propostos no Plano de Avenidas, elaborado por Francisco Prestes Maia (1896-1965) e João Florence de Ulhôa Cintra (1887-1944). Neste plano urbanístico, assenta-se a ideia de modernidade automobilística por meio da implantação do Perímetro de Irradiação, um cinturão viário que enfeixa os dois distritos centrais de São Paulo, praças da Sé e República à época, e que permitiria a criação de um sistema radioconcêntrico de vias, que impulsionariam o crescimento da mancha urbana. Este Perímetro de Irradiação foi colocado em execução a partir do final dos anos 1930, levando a capital paulista a sofrer alterações espaciais e viárias em nome da Modernidade desejada para São Paulo pela elite dirigente. O processo de demolição para possibilitar a execução dessas obras públicas, exigiu a reconfiguração de dois bairros que aqui nos interessam de perto: o Bexiga e a Liberdade. Para que se desenhasse parte do traçado viário estipulado pelo Plano de Avenidas, nesses locais, construíram-se dois viadutos nas antigas áreas situadas nos vales dos ribeirões Saracura e Itororó. Estes viadutos, vistos como símbolos de uma cidade moderna, já em sua época, revelam, em compensação ao discurso de elogio da técnica, uma possibilidade de exame da cidade que se esvaiu. O objetivo, assim, desta monografia de conclusão de curso, é compreender quais são consequências que acarretaram essas modificações e demolições na área central, e como impactaram principalmente no âmbito social a vida em São Paulo. Estes locais dos viadutos serão vistos a partir de uma lente dupla: técnica e social, pois alterou a vida de muitas pessoas que tiveram suas propriedades modificadas em nome da transformação espacial de São Paulo.Studying the Urban History of the city of São Paulo, in particular, in the mid-twentieth century, can become a challenge: how to reconcile major changes and demolitions in between what already existed and with whom already inhabited the capital? This research takes as a starting point the process of demolition and remodeling of urban spaces in the central area of São Paulo proposed in the Plan of Avenues, by Francisco Prestes Maia (1896-1965) and João Florence de Ulhôa Cintra (1887-1944) . In this urban plan, the idea of automobile modernity is based through the implementation of the Perimeter of Irradiation, a road belt that unites the two central districts of São Paulo at the time, Sé and República, and that would allow the creation of a radio concentric system of roads, which would boost the growth of the urban sprawl. This Irradiation Perimeter was put into operation in the late 1930s, leading the capital of São Paulo to undergo spatial and road changes in the name of the Modernity desired for São Paulo by the ruling elite. The demolition process to enable the execution of these public works required the reconfiguration of two neighborhoods: Bexiga and Liberdade. In order to design part of the road layout stipulated by the Avenues Plan, in these places, two viaducts were built in the old areas located in the valleys of the Saracura and Itororó. These viaducts, seen as symbols of a modern city, already in their time, reveal, in compensation for the speech of praise of technique, a possibility of examining the city that has vanished. The objective, therefore, of this course conclusion monograph, is to understand the consequences of these changes and demolitions in the central area, and how they impacted life in São Paulo mainly in the social sphere. In this way, these viaduct locations will be seen from a multiple lens: technical, but also social, as it changed the lives of many people who had their properties modified in the name of the spacial transformation of São Paulo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAtique, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/8425420305118490http://lattes.cnpq.br/1434533664402205Proença, Georgia2022-03-14T19:33:41Z2022-03-14T19:33:41Z2022-02-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion174application/pdfPROENCA, Georgia.https://hdl.handle.net/11600/63518porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T19:35:40Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63518Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T19:35:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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