A literatura infantil e a temática étnico-racial: o que pensam e como trabalham professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cirlane Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67932
Resumo: A partir da Lei 10.639/2003 e com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana fica estabelecido que a diversidade cultural, incluindo o estudo sobre a história e cultura africana devem ser trabalhadas em todos os níveis escolares. À luz da teoria histórico-cultural, este trabalho buscou compreender como a temática das relações étnico-raciais é trabalhada na educação infantil em duas escolas municipais da Zona Leste da Cidade de São Paulo. A coleta de dados se deu na observação dos acervos de literatura infantil dessas escolas e por meio de entrevistas semi-estruturadas com 04 professoras e 02 coordenadoras pedagógicas. Os dados da pesquisa apontam para uma quantidade bastante reduzida de livros voltados para a temática étnico-racial presentes nas salas de leitura ou nos acervos das escolas de educação infantil investigadas. A análise dos relatos das educadoras demonstra que a temática é pouco trabalhada, sendo contemplada apenas em datas específicas e em momentos esporádicos das atividades escolares. O trabalho indica a existência de lacunas no processo formativo dos profissionais de ensino, o que pode explicar a superficialidade que foi observada na abordagem da temática étnico-racial entre os muros escolares.
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