A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63133
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente.
id UFSP_92d067a58993f5f5389c0ff690046c31
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63133
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagemPsicanáliseTransferênciaPedagogiaProfessor-alunoO presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente.Universidade Federal de São PauloRoman, Marcelo Domingues [UNIFESP]Martins, Eduardo de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4618092653487544http://lattes.cnpq.br/0228792315328026Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]2022-02-23T23:58:20Z2022-02-23T23:58:20Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion79 f.application/pdfMONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63133porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:59:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:59:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
title A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
spellingShingle A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]
Psicanálise
Transferência
Pedagogia
Professor-aluno
title_short A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
title_full A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
title_fullStr A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
title_sort A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
author Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]
author_facet Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]
Martins, Eduardo de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/4618092653487544
http://lattes.cnpq.br/0228792315328026
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Transferência
Pedagogia
Professor-aluno
topic Psicanálise
Transferência
Pedagogia
Professor-aluno
description O presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23T23:58:20Z
2022-02-23T23:58:20Z
2022-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
https://hdl.handle.net/11600/63133
identifier_str_mv MONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
url https://hdl.handle.net/11600/63133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268326507970560