A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63133 |
Resumo: | O presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente. |
id |
UFSP_92d067a58993f5f5389c0ff690046c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63133 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagemPsicanáliseTransferênciaPedagogiaProfessor-alunoO presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente.Universidade Federal de São PauloRoman, Marcelo Domingues [UNIFESP]Martins, Eduardo de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4618092653487544http://lattes.cnpq.br/0228792315328026Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP]2022-02-23T23:58:20Z2022-02-23T23:58:20Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion79 f.application/pdfMONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63133porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:59:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:59:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
title |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP] Psicanálise Transferência Pedagogia Professor-aluno |
title_short |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
title_full |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
title_sort |
A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem |
author |
Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP] |
author_facet |
Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP] Martins, Eduardo de Carvalho http://lattes.cnpq.br/4618092653487544 http://lattes.cnpq.br/0228792315328026 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro de Moraes, Marina Lisis [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Transferência Pedagogia Professor-aluno |
topic |
Psicanálise Transferência Pedagogia Professor-aluno |
description |
O presente projeto de pesquisa tem como foco propor uma maneira de analisar a interferência do fenômeno transferencial no processo de aprendizagem. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud, Lacan e referenciais provenientes dessa psicanálise que trazem os conceitos de transferência, sujeito suposto saber, sublimação e desejo, fundamentais para apresentar uma perspectiva dessa aplicabilidade no cenário pedagógico e uma possível ferramenta de compreensão. Espera-se promover um diálogo entre a psicanálise e a educação, áreas distintas em natureza e objetivo, mas que pensam sobre os processos de constituição da subjetividade de forma concomitante e compartilham a questão do desenvolvimento humano. Com base nessa proposta, e a partir de entrevistas individuais e reuniões com professores e alunos, são chamadas à reflexão as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-23T23:58:20Z 2022-02-23T23:58:20Z 2022-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022. https://hdl.handle.net/11600/63133 |
identifier_str_mv |
MONTENEGRO DE MORAES, Marina Lisis. A transferência na relação professor-aluno: efeitos no processo de aprendizagem. 2022. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ISS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268326507970560 |