A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Silvia Cristiane Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683
Resumo: O objetivo deste estudo é trazer ao leitor uma visão sobre a transferência e a importância do ato transferencial na relação professor e aluno, o qual gera o aprendizado efetivo. Quando se trata de educação, logo vem na mente do professor um aluno ideal, com facilidade de aprender, participativo, curioso, sempre atrás de coisas novas, centrado, aceita com facilidade as atividades propostas e pede licença quando precisa se dirigir a algum lugar. Este poderia ser o ideal de aluno para o professor. Mas quando um aluno vem com todas essas características fragilizadas, o não saber lidar com este aluno pode colocar o professor numa posição de quem nada sabe, causando ao profissional um mal-estar ou angústia. No momento em que o professor se angustia, ele resiste a toda e qualquer intervenção. É neste momento que cabe, então, trabalhar com este aluno e o professor, para que ambos consigam criar uma relação na qual o professor se sinta capaz de ensinar e o aluno, de aprender. A psicanálise chama esta relação de transferência. O psicanalista Sigmund Freud (1911-1913) disse que transferência é amor, repetição de histórias, atualização dos novos encontros de amores, modalidades de afeto, identificações e demandas. Nesse sentido, tanto o professor quanto os alunos só conseguirão desenvolver adequadamente os seus papéis no momento em que a transferência se instalar, pois nesta condição o professor se permite entrar na criação imaginária da criança, que seriam as repetições de suas histórias de amor, a qual coloca o professor em um lugar de confiança e, consequentemente, se sentirá segura e capaz de aprender. A pesquisa é de base bibliográfica e os principais estudiosos que dão suporte a ela são Sigmund Freud, Jacques Lacan, Anny Cordié e Maria Cristina Kupfer.
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