A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é trazer ao leitor uma visão sobre a transferência e a importância do ato transferencial na relação professor e aluno, o qual gera o aprendizado efetivo. Quando se trata de educação, logo vem na mente do professor um aluno ideal, com facilidade de aprender, participativo, curioso, sempre atrás de coisas novas, centrado, aceita com facilidade as atividades propostas e pede licença quando precisa se dirigir a algum lugar. Este poderia ser o ideal de aluno para o professor. Mas quando um aluno vem com todas essas características fragilizadas, o não saber lidar com este aluno pode colocar o professor numa posição de quem nada sabe, causando ao profissional um mal-estar ou angústia. No momento em que o professor se angustia, ele resiste a toda e qualquer intervenção. É neste momento que cabe, então, trabalhar com este aluno e o professor, para que ambos consigam criar uma relação na qual o professor se sinta capaz de ensinar e o aluno, de aprender. A psicanálise chama esta relação de transferência. O psicanalista Sigmund Freud (1911-1913) disse que transferência é amor, repetição de histórias, atualização dos novos encontros de amores, modalidades de afeto, identificações e demandas. Nesse sentido, tanto o professor quanto os alunos só conseguirão desenvolver adequadamente os seus papéis no momento em que a transferência se instalar, pois nesta condição o professor se permite entrar na criação imaginária da criança, que seriam as repetições de suas histórias de amor, a qual coloca o professor em um lugar de confiança e, consequentemente, se sentirá segura e capaz de aprender. A pesquisa é de base bibliográfica e os principais estudiosos que dão suporte a ela são Sigmund Freud, Jacques Lacan, Anny Cordié e Maria Cristina Kupfer. |
id |
UNIJ_70fc3592bc0d44e6fd28d54741c6a526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5683 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem2019-02-1120182019-02-11T21:46:32Z2019-02-11T21:46:32ZO objetivo deste estudo é trazer ao leitor uma visão sobre a transferência e a importância do ato transferencial na relação professor e aluno, o qual gera o aprendizado efetivo. Quando se trata de educação, logo vem na mente do professor um aluno ideal, com facilidade de aprender, participativo, curioso, sempre atrás de coisas novas, centrado, aceita com facilidade as atividades propostas e pede licença quando precisa se dirigir a algum lugar. Este poderia ser o ideal de aluno para o professor. Mas quando um aluno vem com todas essas características fragilizadas, o não saber lidar com este aluno pode colocar o professor numa posição de quem nada sabe, causando ao profissional um mal-estar ou angústia. No momento em que o professor se angustia, ele resiste a toda e qualquer intervenção. É neste momento que cabe, então, trabalhar com este aluno e o professor, para que ambos consigam criar uma relação na qual o professor se sinta capaz de ensinar e o aluno, de aprender. A psicanálise chama esta relação de transferência. O psicanalista Sigmund Freud (1911-1913) disse que transferência é amor, repetição de histórias, atualização dos novos encontros de amores, modalidades de afeto, identificações e demandas. Nesse sentido, tanto o professor quanto os alunos só conseguirão desenvolver adequadamente os seus papéis no momento em que a transferência se instalar, pois nesta condição o professor se permite entrar na criação imaginária da criança, que seriam as repetições de suas histórias de amor, a qual coloca o professor em um lugar de confiança e, consequentemente, se sentirá segura e capaz de aprender. A pesquisa é de base bibliográfica e os principais estudiosos que dão suporte a ela são Sigmund Freud, Jacques Lacan, Anny Cordié e Maria Cristina Kupfer.30 f.Ciências humanas.Psicologia.Transferência.Aprender.Psicanálise.Educação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683DMD_hdl_123456789/5683Martins, Silvia Cristiane Camargoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5683/3/Silvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdf.txttext/plain63631http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5683/3/Silvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdf.txt37120efc281ee787e977b696972eafddMD5123456789_5683_3Silvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5683/1/Silvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdfapplication/pdf639087http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5683/1/Silvia%20Cristiane%20Camargo%20Martins.pdf042ce241cd1b0bd9afcb1b5b9e844f5bMD5123456789_5683_12019-02-16T06:46:48Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
title |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
spellingShingle |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem Martins, Silvia Cristiane Camargo Ciências humanas. Psicologia. Transferência. Aprender. Psicanálise. Educação. |
title_short |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
title_full |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
title_fullStr |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
title_sort |
A importância da transferência na relação professor e aluno na aprendizagem |
author |
Martins, Silvia Cristiane Camargo |
author_facet |
Martins, Silvia Cristiane Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvia Cristiane Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Psicologia. Transferência. Aprender. Psicanálise. Educação. |
topic |
Ciências humanas. Psicologia. Transferência. Aprender. Psicanálise. Educação. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste estudo é trazer ao leitor uma visão sobre a transferência e a importância do ato transferencial na relação professor e aluno, o qual gera o aprendizado efetivo. Quando se trata de educação, logo vem na mente do professor um aluno ideal, com facilidade de aprender, participativo, curioso, sempre atrás de coisas novas, centrado, aceita com facilidade as atividades propostas e pede licença quando precisa se dirigir a algum lugar. Este poderia ser o ideal de aluno para o professor. Mas quando um aluno vem com todas essas características fragilizadas, o não saber lidar com este aluno pode colocar o professor numa posição de quem nada sabe, causando ao profissional um mal-estar ou angústia. No momento em que o professor se angustia, ele resiste a toda e qualquer intervenção. É neste momento que cabe, então, trabalhar com este aluno e o professor, para que ambos consigam criar uma relação na qual o professor se sinta capaz de ensinar e o aluno, de aprender. A psicanálise chama esta relação de transferência. O psicanalista Sigmund Freud (1911-1913) disse que transferência é amor, repetição de histórias, atualização dos novos encontros de amores, modalidades de afeto, identificações e demandas. Nesse sentido, tanto o professor quanto os alunos só conseguirão desenvolver adequadamente os seus papéis no momento em que a transferência se instalar, pois nesta condição o professor se permite entrar na criação imaginária da criança, que seriam as repetições de suas histórias de amor, a qual coloca o professor em um lugar de confiança e, consequentemente, se sentirá segura e capaz de aprender. A pesquisa é de base bibliográfica e os principais estudiosos que dão suporte a ela são Sigmund Freud, Jacques Lacan, Anny Cordié e Maria Cristina Kupfer. 30 f. |
description |
O objetivo deste estudo é trazer ao leitor uma visão sobre a transferência e a importância do ato transferencial na relação professor e aluno, o qual gera o aprendizado efetivo. Quando se trata de educação, logo vem na mente do professor um aluno ideal, com facilidade de aprender, participativo, curioso, sempre atrás de coisas novas, centrado, aceita com facilidade as atividades propostas e pede licença quando precisa se dirigir a algum lugar. Este poderia ser o ideal de aluno para o professor. Mas quando um aluno vem com todas essas características fragilizadas, o não saber lidar com este aluno pode colocar o professor numa posição de quem nada sabe, causando ao profissional um mal-estar ou angústia. No momento em que o professor se angustia, ele resiste a toda e qualquer intervenção. É neste momento que cabe, então, trabalhar com este aluno e o professor, para que ambos consigam criar uma relação na qual o professor se sinta capaz de ensinar e o aluno, de aprender. A psicanálise chama esta relação de transferência. O psicanalista Sigmund Freud (1911-1913) disse que transferência é amor, repetição de histórias, atualização dos novos encontros de amores, modalidades de afeto, identificações e demandas. Nesse sentido, tanto o professor quanto os alunos só conseguirão desenvolver adequadamente os seus papéis no momento em que a transferência se instalar, pois nesta condição o professor se permite entrar na criação imaginária da criança, que seriam as repetições de suas histórias de amor, a qual coloca o professor em um lugar de confiança e, consequentemente, se sentirá segura e capaz de aprender. A pesquisa é de base bibliográfica e os principais estudiosos que dão suporte a ela são Sigmund Freud, Jacques Lacan, Anny Cordié e Maria Cristina Kupfer. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-02-11T21:46:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-11T21:46:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683 DMD_hdl_123456789/5683 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1626373159214120960 |