Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8161 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0708 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização. |
id |
UFSP_954d043110f77123872a5d7ab7218701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8161 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Lima, Carina CamiloGuzman, Soemis MartinezBenedetto, Maria Auxiliadora Craice DeGallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:51Z2015-06-14T13:46:51Z2014-01-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 18, n. 48, p. 139-150, 2014.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8161http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0708S1414-32832014000100139.pdfS1414-3283201400010013910.1590/1807-57622013.0708Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização.This paper presents the results from a research project in which the main objective was to ascertain the benefits of including the Humanities Laboratory (LabHum) of the Center for History and Philosophy of Health Sciences (CeHFi), Federal University of São Paulo (UNIFESP) as an elective discipline for promoting humanization in the context of medical and nursing students. The course focused on reflections from reading classics from the literature. Qualitative methods based on hermeneutic phenomenology were used. The results pointed towards the idea that literature enables deflagration of “interpellative experiences”, i.e. moments of self-reflection that are capable of touching and educating to the point at which changes to vision and attitudes are incorporated naturally into the daily routine, so as to promote humanization.Este artículo presenta los resultados de un proyecto de investigación cuyo principal objetivo fue verificar los beneficios de la inclusión del Laboratorio de Humanidades (LabHum) del Centro de Historia y Filosofía de las Ciencias de la Salud (CeHFi) de la Universidad Federal de São Paulo (UNIFESP) como asignatura electiva para la promoción de la humanización en el contexto de los alumnos de graduación del área de salud (medicina y Enfermería). La asignatura se enfocó en la reflexión a partir de la lectura de clásicos de la literatura. Se adoptaron métodos cualitativos fundamentados en la Fenomenología hermenéutica. Los resultados señalaron la idea de que la literatura propicia la deflagración de “acontecimientos de interpelación”, es decir, momentos de auto-reflexión capaces de emocionar al alumno hasta el punto en que se incorporen cambios de visión y actitudes en su cotidiano de manera natural, promoviendo la humanización.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CEHFi)UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)UNIFESP, Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CEHFi)SciELO139-150porUNESPInterface - Comunicação, Saúde, EducaçãoLiteraturaHumanizaçãoEducação em saúdeLiteratureHumanizationHealth educationHumanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúdeHumanities and humanization in healthcare: the literature as a humanizing element for health science undergraduatesHumanidades y humanización en salud: la literatura como elemento humanizador para alumnos de graduación del área de la saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832014000100139.pdfapplication/pdf116657${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/1/S1414-32832014000100139.pdf8c7a270f37ad1a8f08bf1690f8144268MD51open accessTEXTS1414-32832014000100139.pdf.txtS1414-32832014000100139.pdf.txtExtracted texttext/plain43834${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/24/S1414-32832014000100139.pdf.txtf380f6ec6f18526146b95cc0815c500eMD524open accessTHUMBNAILS1414-32832014000100139.pdf.jpgS1414-32832014000100139.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5630${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/26/S1414-32832014000100139.pdf.jpgc41fb6b69574ee9c36c83ad4b7594cb7MD526open access11600/81612023-06-03 01:51:57.118open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8161Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:51:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Humanities and humanization in healthcare: the literature as a humanizing element for health science undergraduates |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Humanidades y humanización en salud: la literatura como elemento humanizador para alumnos de graduación del área de la salud |
title |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
spellingShingle |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde Lima, Carina Camilo Literatura Humanização Educação em saúde Literature Humanization Health education |
title_short |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_full |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_fullStr |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_full_unstemmed |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_sort |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
author |
Lima, Carina Camilo |
author_facet |
Lima, Carina Camilo Guzman, Soemis Martinez Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Guzman, Soemis Martinez Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Carina Camilo Guzman, Soemis Martinez Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Humanização Educação em saúde |
topic |
Literatura Humanização Educação em saúde Literature Humanization Health education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literature Humanization Health education |
description |
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 18, n. 48, p. 139-150, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8161 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0708 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1414-32832014000100139.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1414-32832014000100139 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622013.0708 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 18, n. 48, p. 139-150, 2014. 1414-3283 S1414-32832014000100139.pdf S1414-32832014000100139 10.1590/1807-57622013.0708 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8161 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
139-150 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/1/S1414-32832014000100139.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/24/S1414-32832014000100139.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8161/26/S1414-32832014000100139.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c7a270f37ad1a8f08bf1690f8144268 f380f6ec6f18526146b95cc0815c500e c41fb6b69574ee9c36c83ad4b7594cb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764267165843456 |