Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Carina Camilo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guzman,Soemis Martinez, Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De, Gallian,Dante Marcello Claramonte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização.
id UNESP-8_f66ae2b17bebd58b6ec117b1bb214203
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000100139
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúdeLiteraturaHumanizaçãoEducação em saúdeEste artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0708info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Carina CamiloGuzman,Soemis MartinezBenedetto,Maria Auxiliadora Craice DeGallian,Dante Marcello Claramontepor2014-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000100139Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
title Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
spellingShingle Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
Lima,Carina Camilo
Literatura
Humanização
Educação em saúde
title_short Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
title_full Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
title_fullStr Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
title_full_unstemmed Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
title_sort Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
author Lima,Carina Camilo
author_facet Lima,Carina Camilo
Guzman,Soemis Martinez
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Gallian,Dante Marcello Claramonte
author_role author
author2 Guzman,Soemis Martinez
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Gallian,Dante Marcello Claramonte
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Carina Camilo
Guzman,Soemis Martinez
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Gallian,Dante Marcello Claramonte
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Humanização
Educação em saúde
topic Literatura
Humanização
Educação em saúde
description Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520338808832