Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/69112 |
Resumo: | Esse trabalho busca compreender as transformações das práticas e das representações da capoeira na cidade de São Paulo entre 1900 e 1950. Através de um amplo mapeamento das notícias de jornais da cidade e de boletins policiais, estudamos como a capoeira acontecia na cidade e como se transformou, especialmente como os capoeiras lidavam com a dinâmica da prática ser criminalizada pelo código penal. O trabalho analisou fontes policiais que ainda não tinham sido localizadas e discutidas sobre a capoeira na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para entender as disputas de representação da capoeira que ocorriam no período, buscamos aprofundar o conhecimento de como intelectuais ativos na cidade na década de 1920 representaram a figura dos capoeiras em seus livros e escritos nos jornais, especialmente Coelho Neto, Monteiro Lobato e J. C. Alves de Lima, homens que trouxeram a discussão da capoeira como símbolo da identidade nacional, como esporte “verdadeiramente nacional”. Ao mesmo tempo, a capoeira ia entrando em novos circuitos na cidade, analisamos os lutadores de capoeira no mundo do espetáculo de finais da década de 1920. Finalizamos o trabalho analisando a feira Folclórica Nacional do Parque da Água Branca realizada em 1949 quando a capoeira teve grande destaque na imprensa, assim como as apresentações do Mestre Bimba ocorridas no mesmo ano no Estádio do Pacaembu. Ao longo dos 50 anos em estudo, a capoeira foi muito presente nas ruas da cidade, especialmente praticada pelos trabalhadores afro-descendentes e brancos, e também por portugueses pobres. Conquistou amplo espaço na opinião pública, foi descriminalizada pelo código penal de 1940 e, ao longo do período, não deixou de sobreviver enquanto manifestação cultural africana envolvendo a música e a dança, preservando a tradição da cultura da resistência escrava. |
id |
UFSP_960ba006ef076aa7b996590b3ff15cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/69112 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4198774275522728http://lattes.cnpq.br/5124857019211378Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-09-06T17:28:58Z2023-09-06T17:28:58Z2023-06-30Maciel, Rafael Blessa. Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950). Dissertação (Mestrado em História). – Guarulhos : Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/69112Esse trabalho busca compreender as transformações das práticas e das representações da capoeira na cidade de São Paulo entre 1900 e 1950. Através de um amplo mapeamento das notícias de jornais da cidade e de boletins policiais, estudamos como a capoeira acontecia na cidade e como se transformou, especialmente como os capoeiras lidavam com a dinâmica da prática ser criminalizada pelo código penal. O trabalho analisou fontes policiais que ainda não tinham sido localizadas e discutidas sobre a capoeira na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para entender as disputas de representação da capoeira que ocorriam no período, buscamos aprofundar o conhecimento de como intelectuais ativos na cidade na década de 1920 representaram a figura dos capoeiras em seus livros e escritos nos jornais, especialmente Coelho Neto, Monteiro Lobato e J. C. Alves de Lima, homens que trouxeram a discussão da capoeira como símbolo da identidade nacional, como esporte “verdadeiramente nacional”. Ao mesmo tempo, a capoeira ia entrando em novos circuitos na cidade, analisamos os lutadores de capoeira no mundo do espetáculo de finais da década de 1920. Finalizamos o trabalho analisando a feira Folclórica Nacional do Parque da Água Branca realizada em 1949 quando a capoeira teve grande destaque na imprensa, assim como as apresentações do Mestre Bimba ocorridas no mesmo ano no Estádio do Pacaembu. Ao longo dos 50 anos em estudo, a capoeira foi muito presente nas ruas da cidade, especialmente praticada pelos trabalhadores afro-descendentes e brancos, e também por portugueses pobres. Conquistou amplo espaço na opinião pública, foi descriminalizada pelo código penal de 1940 e, ao longo do período, não deixou de sobreviver enquanto manifestação cultural africana envolvendo a música e a dança, preservando a tradição da cultura da resistência escrava.Não recebi financiamento135 f.porUniversidade Federal de São PauloCapoeiraSão PauloCrimeEsporteFeira FolclóricaCrime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950)Crime, sport, popular culture: practices, representantions and transformations of capoeira in São Paulo (1900-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaAcadêmicoDeslocamentos, trabalho e experiênciasORIGINALmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdfmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdfPDF Dissertaçãoapplication/pdf10683497${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/1/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf4305853fe29b7393d8b9d3ae257ffab6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85872${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/2/license.txt1dc830ab7b4a6b86cbe1aaf5b16211bcMD52open accessTEXTmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdf.txtmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdf.txtExtracted texttext/plain319113${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/6/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf.txt7895d9e18a291d971f0d656e0f40e9d5MD56open accessTHUMBNAILmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdf.jpgmestrado Rafael Blessa Maciel 2023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3673${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/8/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf.jpg38216dd14b5774a7e253ab0f1855df02MD58open access11600/691122023-09-06 14:40:16.647open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-09-06T17:40:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Crime, sport, popular culture: practices, representantions and transformations of capoeira in São Paulo (1900-1950) |
title |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
spellingShingle |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP] Capoeira São Paulo Crime Esporte Feira Folclórica |
title_short |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
title_full |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
title_fullStr |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
title_full_unstemmed |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
title_sort |
Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950) |
author |
Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP] |
author_facet |
Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4198774275522728 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5124857019211378 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira São Paulo Crime Esporte Feira Folclórica |
topic |
Capoeira São Paulo Crime Esporte Feira Folclórica |
description |
Esse trabalho busca compreender as transformações das práticas e das representações da capoeira na cidade de São Paulo entre 1900 e 1950. Através de um amplo mapeamento das notícias de jornais da cidade e de boletins policiais, estudamos como a capoeira acontecia na cidade e como se transformou, especialmente como os capoeiras lidavam com a dinâmica da prática ser criminalizada pelo código penal. O trabalho analisou fontes policiais que ainda não tinham sido localizadas e discutidas sobre a capoeira na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para entender as disputas de representação da capoeira que ocorriam no período, buscamos aprofundar o conhecimento de como intelectuais ativos na cidade na década de 1920 representaram a figura dos capoeiras em seus livros e escritos nos jornais, especialmente Coelho Neto, Monteiro Lobato e J. C. Alves de Lima, homens que trouxeram a discussão da capoeira como símbolo da identidade nacional, como esporte “verdadeiramente nacional”. Ao mesmo tempo, a capoeira ia entrando em novos circuitos na cidade, analisamos os lutadores de capoeira no mundo do espetáculo de finais da década de 1920. Finalizamos o trabalho analisando a feira Folclórica Nacional do Parque da Água Branca realizada em 1949 quando a capoeira teve grande destaque na imprensa, assim como as apresentações do Mestre Bimba ocorridas no mesmo ano no Estádio do Pacaembu. Ao longo dos 50 anos em estudo, a capoeira foi muito presente nas ruas da cidade, especialmente praticada pelos trabalhadores afro-descendentes e brancos, e também por portugueses pobres. Conquistou amplo espaço na opinião pública, foi descriminalizada pelo código penal de 1940 e, ao longo do período, não deixou de sobreviver enquanto manifestação cultural africana envolvendo a música e a dança, preservando a tradição da cultura da resistência escrava. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-06T17:28:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-06T17:28:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Maciel, Rafael Blessa. Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950). Dissertação (Mestrado em História). – Guarulhos : Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69112 |
identifier_str_mv |
Maciel, Rafael Blessa. Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950). Dissertação (Mestrado em História). – Guarulhos : Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/1/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/6/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69112/8/mestrado%20Rafael%20Blessa%20Maciel%202023.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4305853fe29b7393d8b9d3ae257ffab6 1dc830ab7b4a6b86cbe1aaf5b16211bc 7895d9e18a291d971f0d656e0f40e9d5 38216dd14b5774a7e253ab0f1855df02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764186771521536 |