Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17511
Resumo: Introdução: Como o desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas também por fatores socioambientais, crianças de nível socioeconômico baixo são consideradas grupo social de risco para atrasos de desenvolvimento. Em muitas regiões urbanas pobres do Brasil, crianças pequenas de alto risco social encontram-se naturalmente reunidas em creches públicas. Portanto, considerando-se a saúde física e mental infantil, essas instituições podem representar um local ideal para intervenções precoces. Objetivos: (1) Verificar a prevalência de atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creche de comunidade urbana de baixa renda; (2) identificar fatores de risco biológicos e socioambientais associados a cada tipo de atraso; (3) avaliar a qualidade das creches na comunidade estudada, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Método: Desenho: Estudo de corte transversal. Participantes: Todas as crianças, entre nove e 30 meses de idade (N=56), de todas as creches municipais (N=2) do Jardim Santa Tereza, Embu, São Paulo. Medidas: (1) Desfechos clínicos: desenvolvimento mental; desenvolvimento motor (Escalas de Bayley); (2) Fatores de risco biológicos: baixo peso ao nascer (<2500g), prematuridade, intercorrências neonatais; (3) Fatores de risco socioambientais: características sociodemográficas (relacionadas à criança, mãe, pai/padrasto, família); saúde mental materna (Self Report Questionnaire / SRQ-20) e número de eventos de estresse (Questionário para Situações Psicossociais Anormais Associadas / Eixo V da CID-10); e (4) Qualidade das creches (Escala de Avaliação de Estabelecimentos Prestadores de Cuidados à Crianças - OMS). Análise estatística: (1) análise descritiva; (2) análise univariada (para examinar possíveis associações entre cada um dos potenciais fatores de risco e desenvolvimento infantil); (3) análise multivariada (melhor modelo associativo envolvendo fatores de risco com algum impacto sobre os desfechos clínicos; regressão linear). Resultados: Prevalência de atraso de desenvolvimento mental: 33,9%; prevalência de atraso de desenvolvimento motor: 29,6%. Quando consideramos a análise univariada, três fatores influenciaram o desenvolvimento mental da criança (menor idade da mãe, menor tempo de moradia da mãe no Embu e maior número de eventos de estresse) e dois fatores influenciaram o desenvolvimento motor (maior tempo de exposição à creche e maior número de eventos de estresse). A análise de regressão múltipla revelou que o número de eventos de estresse foi o único fator de risco que permaneceu no modelo final para cada um dos desfechos clínicos de interesse. Quanto maior o número de eventos de estresse, menor o escore de desenvolvimento mental (p=0,01). O mesmo foi observado para atraso motor (p=0,02). Os eventos de estresse mais freqüentes foram: condições inadequadas do ambiente imediato no qual a criança está inserida (ex. ser criada por apenas um dos pais biológicos ou por avós), eventos de vida agudos (ex. perda de ente querido devido ao fato de o pai abandonar o lar ou de avós migrantes retornarem ao Estado de origem) e relações intrafamiliares problemáticas (ex. discórdia conjugal). Conclusão: Eventos de estresse múltiplos associados a altos índices de atrasos de desenvolvimento mental e/ou motor revelaram a necessidade de implantar intervenções efetivas em creches de comunidades urbanas de baixa renda, que sejam sensíveis às características culturais locais.
id UFSP_965f41d0dde4f02b68e690d916b53c1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/17511
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associadosMental and motor delays in daycare children from an urban poor community and associated risks factorsDesenvolvimento InfantilCrechesFatores de RiscoIntrodução: Como o desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas também por fatores socioambientais, crianças de nível socioeconômico baixo são consideradas grupo social de risco para atrasos de desenvolvimento. Em muitas regiões urbanas pobres do Brasil, crianças pequenas de alto risco social encontram-se naturalmente reunidas em creches públicas. Portanto, considerando-se a saúde física e mental infantil, essas instituições podem representar um local ideal para intervenções precoces. Objetivos: (1) Verificar a prevalência de atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creche de comunidade urbana de baixa renda; (2) identificar fatores de risco biológicos e socioambientais associados a cada tipo de atraso; (3) avaliar a qualidade das creches na comunidade estudada, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Método: Desenho: Estudo de corte transversal. Participantes: Todas as crianças, entre nove e 30 meses de idade (N=56), de todas as creches municipais (N=2) do Jardim Santa Tereza, Embu, São Paulo. Medidas: (1) Desfechos clínicos: desenvolvimento mental; desenvolvimento motor (Escalas de Bayley); (2) Fatores de risco biológicos: baixo peso ao nascer (<2500g), prematuridade, intercorrências neonatais; (3) Fatores de risco socioambientais: características sociodemográficas (relacionadas à criança, mãe, pai/padrasto, família); saúde mental materna (Self Report Questionnaire / SRQ-20) e número de eventos de estresse (Questionário para Situações Psicossociais Anormais Associadas / Eixo V da CID-10); e (4) Qualidade das creches (Escala de Avaliação de Estabelecimentos Prestadores de Cuidados à Crianças - OMS). Análise estatística: (1) análise descritiva; (2) análise univariada (para examinar possíveis associações entre cada um dos potenciais fatores de risco e desenvolvimento infantil); (3) análise multivariada (melhor modelo associativo envolvendo fatores de risco com algum impacto sobre os desfechos clínicos; regressão linear). Resultados: Prevalência de atraso de desenvolvimento mental: 33,9%; prevalência de atraso de desenvolvimento motor: 29,6%. Quando consideramos a análise univariada, três fatores influenciaram o desenvolvimento mental da criança (menor idade da mãe, menor tempo de moradia da mãe no Embu e maior número de eventos de estresse) e dois fatores influenciaram o desenvolvimento motor (maior tempo de exposição à creche e maior número de eventos de estresse). A análise de regressão múltipla revelou que o número de eventos de estresse foi o único fator de risco que permaneceu no modelo final para cada um dos desfechos clínicos de interesse. Quanto maior o número de eventos de estresse, menor o escore de desenvolvimento mental (p=0,01). O mesmo foi observado para atraso motor (p=0,02). Os eventos de estresse mais freqüentes foram: condições inadequadas do ambiente imediato no qual a criança está inserida (ex. ser criada por apenas um dos pais biológicos ou por avós), eventos de vida agudos (ex. perda de ente querido devido ao fato de o pai abandonar o lar ou de avós migrantes retornarem ao Estado de origem) e relações intrafamiliares problemáticas (ex. discórdia conjugal). Conclusão: Eventos de estresse múltiplos associados a altos índices de atrasos de desenvolvimento mental e/ou motor revelaram a necessidade de implantar intervenções efetivas em creches de comunidades urbanas de baixa renda, que sejam sensíveis às características culturais locais.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 99/06670-9Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]2015-12-06T23:01:42Z2015-12-06T23:01:42Z2001info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion141 p.application/pdfPAULA, Cristiane Silvestre. Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados. 2001. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2001.Tese-6649.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-04T10:15:25Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/17511Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-04T10:15:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
Mental and motor delays in daycare children from an urban poor community and associated risks factors
title Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
spellingShingle Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]
Desenvolvimento Infantil
Creches
Fatores de Risco
title_short Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
title_full Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
title_fullStr Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
title_full_unstemmed Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
title_sort Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados
author Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]
author_facet Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Creches
Fatores de Risco
topic Desenvolvimento Infantil
Creches
Fatores de Risco
description Introdução: Como o desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas também por fatores socioambientais, crianças de nível socioeconômico baixo são consideradas grupo social de risco para atrasos de desenvolvimento. Em muitas regiões urbanas pobres do Brasil, crianças pequenas de alto risco social encontram-se naturalmente reunidas em creches públicas. Portanto, considerando-se a saúde física e mental infantil, essas instituições podem representar um local ideal para intervenções precoces. Objetivos: (1) Verificar a prevalência de atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creche de comunidade urbana de baixa renda; (2) identificar fatores de risco biológicos e socioambientais associados a cada tipo de atraso; (3) avaliar a qualidade das creches na comunidade estudada, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Método: Desenho: Estudo de corte transversal. Participantes: Todas as crianças, entre nove e 30 meses de idade (N=56), de todas as creches municipais (N=2) do Jardim Santa Tereza, Embu, São Paulo. Medidas: (1) Desfechos clínicos: desenvolvimento mental; desenvolvimento motor (Escalas de Bayley); (2) Fatores de risco biológicos: baixo peso ao nascer (<2500g), prematuridade, intercorrências neonatais; (3) Fatores de risco socioambientais: características sociodemográficas (relacionadas à criança, mãe, pai/padrasto, família); saúde mental materna (Self Report Questionnaire / SRQ-20) e número de eventos de estresse (Questionário para Situações Psicossociais Anormais Associadas / Eixo V da CID-10); e (4) Qualidade das creches (Escala de Avaliação de Estabelecimentos Prestadores de Cuidados à Crianças - OMS). Análise estatística: (1) análise descritiva; (2) análise univariada (para examinar possíveis associações entre cada um dos potenciais fatores de risco e desenvolvimento infantil); (3) análise multivariada (melhor modelo associativo envolvendo fatores de risco com algum impacto sobre os desfechos clínicos; regressão linear). Resultados: Prevalência de atraso de desenvolvimento mental: 33,9%; prevalência de atraso de desenvolvimento motor: 29,6%. Quando consideramos a análise univariada, três fatores influenciaram o desenvolvimento mental da criança (menor idade da mãe, menor tempo de moradia da mãe no Embu e maior número de eventos de estresse) e dois fatores influenciaram o desenvolvimento motor (maior tempo de exposição à creche e maior número de eventos de estresse). A análise de regressão múltipla revelou que o número de eventos de estresse foi o único fator de risco que permaneceu no modelo final para cada um dos desfechos clínicos de interesse. Quanto maior o número de eventos de estresse, menor o escore de desenvolvimento mental (p=0,01). O mesmo foi observado para atraso motor (p=0,02). Os eventos de estresse mais freqüentes foram: condições inadequadas do ambiente imediato no qual a criança está inserida (ex. ser criada por apenas um dos pais biológicos ou por avós), eventos de vida agudos (ex. perda de ente querido devido ao fato de o pai abandonar o lar ou de avós migrantes retornarem ao Estado de origem) e relações intrafamiliares problemáticas (ex. discórdia conjugal). Conclusão: Eventos de estresse múltiplos associados a altos índices de atrasos de desenvolvimento mental e/ou motor revelaram a necessidade de implantar intervenções efetivas em creches de comunidades urbanas de baixa renda, que sejam sensíveis às características culturais locais.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2015-12-06T23:01:42Z
2015-12-06T23:01:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Cristiane Silvestre. Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados. 2001. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2001.
Tese-6649.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17511
identifier_str_mv PAULA, Cristiane Silvestre. Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados. 2001. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2001.
Tese-6649.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268389381636096