Divisão Sexual do Trabalho em Call Centers: um estudo em duas empresas do setor de teleatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amanda Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60586
Resumo: A proposta desta monografia, que tem por título Divisão Sexual do Trabalho em Call Centers: um estudo em duas empresas do setor de teleatendimento, consistiu em analisar as condições de trabalho das trabalhadoras teleatendentes em duas empresas do segmento de teleatendimento localizadas na cidade de São Paulo. A investigação se propôs a trabalhar a relação entre a divisão sexual do trabalho, da forma como ocorre nas sociedades capitalistas, e as condições de utilização e exploração do trabalho com ênfase nas formas de precarização e a aparente flexibilidade existentes no Call Center. Partimos das seguintes perguntas: em que medida as novas configurações de trabalho, estruturadas de acordo com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS), requalificam as relações de exploração das mulheres trabalhadoras? As relações de trabalho no Call Center seriam expressão de uma nova forma de exploração do trabalho das mulheres? Para responder tais questionamentos que fundamentam nossa investigação, utilizamos técnicas de pesquisa empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas, de forma a coletar dados sobre as relações de trabalho das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor de teleatendimento, com abordagem qualitativa, bem como uma revisão bibliográfica dos temas relacionados à precarização e a flexibilização do trabalho e, sobretudo, à divisão sexual do trabalho.
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