Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Barreto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP], De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000001xcn
DOI: 10.1590/S0080-62342012000400026
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220
Resumo: Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.
id UFSP_992673c320b889e4eb8eb689c26a9867
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/7220
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagemSoftware CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsSoftware CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermeríaEducation, nursingEducational technologyMapsSoftwareEducação em enfermagemTecnologia educacionalMapasSoftwareConcept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.El mapeo conceptual (MC) es una estrategia de enseñanza que puede utilizarse para resolución de casos clínicos, más allá de su trabajosa ejecución manual. Se objetivó describir los desafíos y contribuciones del software CMAP Tools® para la construcción de mapas conceptuales enfocados a resolución de casos clínicos. Metodología descriptiva, cuantitativa, con estudiantes de tercer año de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Se aplicó estrategia de enseñanza, datos recolectados mediante técnica del grupo focal. Los resultados evidenciaron que el software facilita y garantiza la organización, visualización y correlación de datos, aunque con dificultades iniciales relacionadas al manejo de las herramientas de las que dispone. Se concluye en que el software CMAP Tools® facilitó la construcción de MC por sus recursos de formateo y auto-formateo, y que deberían implantarse estrategias de orientación para la fase inicial de utilización.O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELOUniversidade de São Paulo, Escola de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ferreira, Paula BarretoCohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]2015-06-14T13:44:51Z2015-06-14T13:44:51Z2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion967-972application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo e DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.967-97210.1590/S0080-62342012000400026S0080-62342012000400026.pdfS0080-62342012000400026-pt.pdf0080-6234S0080-62342012000400026http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220WOS:000309241800026ark:/48912/0013000001xcnporRevista da Escola de Enfermagem da USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T01:11:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/7220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T19:51:39.941509Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students
Software CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermería
title Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
spellingShingle Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Ferreira, Paula Barreto
Education, nursing
Educational technology
Maps
Software
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
Ferreira, Paula Barreto
Education, nursing
Educational technology
Maps
Software
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
title_short Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
title_full Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
title_fullStr Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
title_sort Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
author Ferreira, Paula Barreto
author_facet Ferreira, Paula Barreto
Ferreira, Paula Barreto
Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
author_role author
author2 Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Barreto
Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education, nursing
Educational technology
Maps
Software
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
topic Education, nursing
Educational technology
Maps
Software
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
description Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
2015-06-14T13:44:51Z
2015-06-14T13:44:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026
FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo e DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.967-972
10.1590/S0080-62342012000400026
S0080-62342012000400026.pdf
S0080-62342012000400026-pt.pdf
0080-6234
S0080-62342012000400026
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220
WOS:000309241800026
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000001xcn
url http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7220
identifier_str_mv FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo e DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.967-972
10.1590/S0080-62342012000400026
S0080-62342012000400026.pdf
S0080-62342012000400026-pt.pdf
0080-6234
S0080-62342012000400026
WOS:000309241800026
ark:/48912/0013000001xcn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 967-972
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1822179110565183488
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000400026