Johann J. Winckelmann e Aby Warburg:: diferentes olhares sobre o antigo e seus tempi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Archai (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8697 |
Resumo: | O artigo parte de diferentes recepções do grupo escultórico Laocoonte desde a Antiguidade e suas repercussões nas produções artística e teórica sobre arte. A discussão apresentada explora a proposta de compreender a história da arte por Georges Didi”‘Huberman, segundo uma dialética na qual JohannJ. Winckelmann representaria, no século XVIII, uma antítese do modelo historiográfico artístico quinhentista de Giorgio Vasari. Winckelmann inaugurou um modelo que se pretendia objetivo e cujas premissas teórico”‘metodológicas permitiram olhar para a antiguidade clássica, valorizando a arte grega em detrimento da romana. Mas Aby Warburg escaparia a este grande desenho do mainstream da história da arte, lançando outro olhar sobre o antigo, sob uma proposta teórico”‘metodológica de diferente natureza. Assim, o artigo propõe pensar uma ligne de partage entre ambos os historiadores da arte que articula três entradas conceituais: o “retorno” ao/do antigo; o clássico e o pathos; o modelo de tempo da história da arte, que resultaram em leituras tão díspares do Laocoonte. O artigo pretende esboçar a questãoda repercussão da diferenciação desses três eixos conceituais nos dois historiadores da arte sobre a recepção do antigo pela historiografia da arte contemporânea. |
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Johann J. Winckelmann e Aby Warburg:: diferentes olhares sobre o antigo e seus tempiHistória do Pensamento OcidentalHistoriografia da ArteAntiguidadeo antigo na historiografia da arteJohann J. WinckelmannAby WarburgpathosanacronismoO artigo parte de diferentes recepções do grupo escultórico Laocoonte desde a Antiguidade e suas repercussões nas produções artística e teórica sobre arte. A discussão apresentada explora a proposta de compreender a história da arte por Georges Didi”‘Huberman, segundo uma dialética na qual JohannJ. Winckelmann representaria, no século XVIII, uma antítese do modelo historiográfico artístico quinhentista de Giorgio Vasari. Winckelmann inaugurou um modelo que se pretendia objetivo e cujas premissas teórico”‘metodológicas permitiram olhar para a antiguidade clássica, valorizando a arte grega em detrimento da romana. Mas Aby Warburg escaparia a este grande desenho do mainstream da história da arte, lançando outro olhar sobre o antigo, sob uma proposta teórico”‘metodológica de diferente natureza. Assim, o artigo propõe pensar uma ligne de partage entre ambos os historiadores da arte que articula três entradas conceituais: o “retorno” ao/do antigo; o clássico e o pathos; o modelo de tempo da história da arte, que resultaram em leituras tão díspares do Laocoonte. O artigo pretende esboçar a questãoda repercussão da diferenciação desses três eixos conceituais nos dois historiadores da arte sobre a recepção do antigo pela historiografia da arte contemporânea.Cátedra UNESCO Archai (Universidade de Brasília); Imprensa da Universidade de Coimbra, Portugal; Annablume Editora, São Paulo, Brasil2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/869710.14195/1984-249X_18_5Revista Archai; No. 18 (2016): Revista Archai nº18 (setembro, 2016); 171Archai Journal; n. 18 (2016): Revista Archai nº18 (setembro, 2016); 1711984-249X2179-496010.14195/1984-249X_18reponame:Revista Archai (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8697/7377Castro, Vera Marisa Pugliese deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T14:22:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8697Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/archaiPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/oai||archaijournal@unb.br|| cornelli@unb.br1984-249X1984-249Xopendoar:2018-06-08T14:22:13Revista Archai (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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