Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a Lei 10.639/03 na pegada valandi à moda bandoleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Lima Dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10311181
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Resumo: Esta pesquisa versa sobre a produção intelectual de conhecimentos e a formação de professores(as) oferecida por dois coletivos negros da cidade de São Paulo, “BAOBÁ: fortificando as raízes” e “MALUNGO: não deixe sua cor passar em branco”, sobre a Lei 10.639/2003. Tendo como objetivos a análise da referida lei, a descrição dos coletivos e análise de suas ações de formação como resistência ao racismo institucional presente no sistema educacional brasileiro. O arcabouço teórico tem por bases intelectuais negros(as) que fomentam um aprofundamento sobre educação e relações raciais. Percorrendo o trajeto dessas formações como ato de pesquisa- ação. As fontes são os registros dos cursos, nuances autobiográficas, memórias e diálogos como fontes, que nos ajudam a evidenciar a emersão de Intelectuais Afro- Periféricos(as).
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