A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67200
Resumo: Descrita inicialmente em 1974, a síndrome de burnout é um fenômeno cada vez mais comum no mercado de trabalho. É caracterizada como uma resposta aos estressores crônicos interpessoais presentes na rotina do indivíduo, sobretudo no trabalho. Afeta principalmente profissionais da saúde e da educação. Suas consequências podem gerar, além de exaustão emocional acentuada, diversos problemas de ordem psicológica, física e metabólica. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de burnout na amostra estudada, bem como realizar associações com fatores sociodemográficos, de satisfação no trabalho e organizacionais. A pesquisa desenvolvida foi conduzida digitalmente, contemplando o Copenhagen Burnout Inventory (CBI), o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) e um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 397 professores da educação básica de diversos estados brasileiros, provenientes de escolas públicas e privadas. A prevalência de burnout encontrada foi de 32,75%, sendo burnout pessoal a dimensão mais afetada, com prevalência de 55,92%. Homens e mulheres apresentaram prevalência equitativa em todas as dimensões da síndrome de burnout avaliadas com o CBI. Porém, quando correlacionando a presença de burnout com os fatores do TJSQ, é possível perceber que a satisfação tem efeito antagônico entre os dois sexos. Homens apresentam menores chances de ter burnout quando se encontram mais satisfeitos com seu trabalho, enquanto a satisfação aumentada gera maiores chances de burnout em mulheres. Frente aos resultados observados, pode-se concluir que mais estudos são necessários para que seja possível avaliar e desenvolver medidas de mitigação dos fatores estressores que possam desencadear a síndrome de burnout, a fim de assegurar a saúde mental e dignidade de trabalho aos profissionais da educação.
id UFSP_a14ca39311df43b89d391e245f33a6ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67200
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionaisThe burnout syndrome in teachers: its relationship with job satisfaction, sociodemographic and organizational factorsBurnoutEsgotamentoProfessoresEstresse laboralSatisfação no trabalhoBurnoutExhaustionTeachersWork stressJob satisfactionDescrita inicialmente em 1974, a síndrome de burnout é um fenômeno cada vez mais comum no mercado de trabalho. É caracterizada como uma resposta aos estressores crônicos interpessoais presentes na rotina do indivíduo, sobretudo no trabalho. Afeta principalmente profissionais da saúde e da educação. Suas consequências podem gerar, além de exaustão emocional acentuada, diversos problemas de ordem psicológica, física e metabólica. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de burnout na amostra estudada, bem como realizar associações com fatores sociodemográficos, de satisfação no trabalho e organizacionais. A pesquisa desenvolvida foi conduzida digitalmente, contemplando o Copenhagen Burnout Inventory (CBI), o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) e um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 397 professores da educação básica de diversos estados brasileiros, provenientes de escolas públicas e privadas. A prevalência de burnout encontrada foi de 32,75%, sendo burnout pessoal a dimensão mais afetada, com prevalência de 55,92%. Homens e mulheres apresentaram prevalência equitativa em todas as dimensões da síndrome de burnout avaliadas com o CBI. Porém, quando correlacionando a presença de burnout com os fatores do TJSQ, é possível perceber que a satisfação tem efeito antagônico entre os dois sexos. Homens apresentam menores chances de ter burnout quando se encontram mais satisfeitos com seu trabalho, enquanto a satisfação aumentada gera maiores chances de burnout em mulheres. Frente aos resultados observados, pode-se concluir que mais estudos são necessários para que seja possível avaliar e desenvolver medidas de mitigação dos fatores estressores que possam desencadear a síndrome de burnout, a fim de assegurar a saúde mental e dignidade de trabalho aos profissionais da educação.First described in 1974, the burnout syndrome is an increasingly common phenomenon in the job market. It is characterized as a response to chronic interpersonal stressors present in the individual's routine, especially at work. It mainly affects health and education professionals. Its consequences can generate, in addition to severe emotional exhaustion, various psychological, physical and metabolic problems. The objective of the present study was to determine the prevalence of burnout in the studied sample, as well as to establish associations with sociodemographic, job satisfaction and organizational factors. The research developed was conducted digitally, including the Copenhagen Burnout Inventory (CBI), the Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) and a sociodemographic questionnaire. 397 basic education teachers from different Brazilian states, from public and private schools, participated in the study. The prevalence of burnout found was 32.75%, with personal burnout being the most affected dimension, with a prevalence of 55.92%. Men and women showed equal prevalence in all burnout syndrome dimensions assessed with the CBI. However, when correlating the presence of burnout with the TJSQ factors, it is possible to notice that satisfaction has an antagonistic effect between the two genders. Men are less likely to have burnout when they are more satisfied with their work, while increased satisfaction generates greater chances of burnout in women. In view of the observed results, it can be concluded that more studies are needed so that it is possible to evaluate and develop measures to mitigate the stressors that can trigger the burnout syndrome, in order to ensure mental health and dignity of work for education professionals.Universidade Federal de São PauloEstadella, Debora [UNIFESP]Casagrande, Breno Picin [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6324977074006223http://lattes.cnpq.br/5715718187140258http://lattes.cnpq.br/2066977547568709Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]2023-03-06T22:31:25Z2023-03-06T22:31:25Z2023-02-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion78 f.application/pdfGONÇALVES, Raphaela dos Santos. A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.Processo SEI 23089.002434/2023-11https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67200porSantos - SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T14:07:03Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T14:07:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
The burnout syndrome in teachers: its relationship with job satisfaction, sociodemographic and organizational factors
title A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
spellingShingle A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]
Burnout
Esgotamento
Professores
Estresse laboral
Satisfação no trabalho
Burnout
Exhaustion
Teachers
Work stress
Job satisfaction
title_short A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
title_full A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
title_fullStr A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
title_full_unstemmed A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
title_sort A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais
author Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]
author_facet Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estadella, Debora [UNIFESP]
Casagrande, Breno Picin [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6324977074006223
http://lattes.cnpq.br/5715718187140258
http://lattes.cnpq.br/2066977547568709
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Esgotamento
Professores
Estresse laboral
Satisfação no trabalho
Burnout
Exhaustion
Teachers
Work stress
Job satisfaction
topic Burnout
Esgotamento
Professores
Estresse laboral
Satisfação no trabalho
Burnout
Exhaustion
Teachers
Work stress
Job satisfaction
description Descrita inicialmente em 1974, a síndrome de burnout é um fenômeno cada vez mais comum no mercado de trabalho. É caracterizada como uma resposta aos estressores crônicos interpessoais presentes na rotina do indivíduo, sobretudo no trabalho. Afeta principalmente profissionais da saúde e da educação. Suas consequências podem gerar, além de exaustão emocional acentuada, diversos problemas de ordem psicológica, física e metabólica. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de burnout na amostra estudada, bem como realizar associações com fatores sociodemográficos, de satisfação no trabalho e organizacionais. A pesquisa desenvolvida foi conduzida digitalmente, contemplando o Copenhagen Burnout Inventory (CBI), o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) e um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 397 professores da educação básica de diversos estados brasileiros, provenientes de escolas públicas e privadas. A prevalência de burnout encontrada foi de 32,75%, sendo burnout pessoal a dimensão mais afetada, com prevalência de 55,92%. Homens e mulheres apresentaram prevalência equitativa em todas as dimensões da síndrome de burnout avaliadas com o CBI. Porém, quando correlacionando a presença de burnout com os fatores do TJSQ, é possível perceber que a satisfação tem efeito antagônico entre os dois sexos. Homens apresentam menores chances de ter burnout quando se encontram mais satisfeitos com seu trabalho, enquanto a satisfação aumentada gera maiores chances de burnout em mulheres. Frente aos resultados observados, pode-se concluir que mais estudos são necessários para que seja possível avaliar e desenvolver medidas de mitigação dos fatores estressores que possam desencadear a síndrome de burnout, a fim de assegurar a saúde mental e dignidade de trabalho aos profissionais da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06T22:31:25Z
2023-03-06T22:31:25Z
2023-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Raphaela dos Santos. A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Processo SEI 23089.002434/2023-11
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67200
identifier_str_mv GONÇALVES, Raphaela dos Santos. A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Processo SEI 23089.002434/2023-11
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos - SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268339376095232