Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/00130000007mq
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68448
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o trabalho de terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem, através de levantamento bibliográfico. Possibilitando, dessa forma, mapear e identificar recursos, atividades e ações realizadas por esses profissionais em sua intervenção com indivíduos com transtornos de aprendizagem. Foi realizada uma busca em bases de dados como Scielo, BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, no período de 2008 a 2023. Como resultado, foram obtidos 11 estudos relacionados à Terapia Ocupacional e atuação com crianças com necessidades educacionais especiais. A análise dos artigos permitiu identificar que as estratégias e intervenções mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com esse público são: consultoria colaborativa, orientação familiar, adaptações de materiais e arranjos ambientais, tecnologias assistivas e treinos de Atividades de Vida Diárias (AVDs). Apesar de ser uma área com diversas possibilidades de contribuição da terapia ocupacional, não existem muitos trabalhos que abordam a temática referente a sua atuação prática. Em sua maioria, as publicações encontradas discorrem sobre as práticas de maneira geral, sem muitos detalhes, evidenciando a necessidade de serem elaborados materiais que sirvam de fundamentação teórico-prática para terapeutas ocupacionais atuarem no contexto dos transtornos de aprendizagem.
id UFSP_a758ff27799aba5ce8a4d51930114285
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68448
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literaturaTerapia OcupacionalDificuldades de AprendizagemNecessidades Educacionais EspeciaisOccupational therapyLearning difficultiesSpecial Educational NeedsEste artigo tem como objetivo compreender como ocorre o trabalho de terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem, através de levantamento bibliográfico. Possibilitando, dessa forma, mapear e identificar recursos, atividades e ações realizadas por esses profissionais em sua intervenção com indivíduos com transtornos de aprendizagem. Foi realizada uma busca em bases de dados como Scielo, BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, no período de 2008 a 2023. Como resultado, foram obtidos 11 estudos relacionados à Terapia Ocupacional e atuação com crianças com necessidades educacionais especiais. A análise dos artigos permitiu identificar que as estratégias e intervenções mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com esse público são: consultoria colaborativa, orientação familiar, adaptações de materiais e arranjos ambientais, tecnologias assistivas e treinos de Atividades de Vida Diárias (AVDs). Apesar de ser uma área com diversas possibilidades de contribuição da terapia ocupacional, não existem muitos trabalhos que abordam a temática referente a sua atuação prática. Em sua maioria, as publicações encontradas discorrem sobre as práticas de maneira geral, sem muitos detalhes, evidenciando a necessidade de serem elaborados materiais que sirvam de fundamentação teórico-prática para terapeutas ocupacionais atuarem no contexto dos transtornos de aprendizagem.This article aims to understand how occupational therapists work with children with learning difficulties, through a bibliographic survey. Making it possible to map and identify resources, activities and actions used by these professionals in their intervention with individuals with learning disorders. A search was carried out in databases such as Scielo, BVS - Virtual Health Library, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP and Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, from 2008 to 2023. 11 studies related to Occupational Therapy and work with children with special educational needs were obtained. The analysis of the articles made it possible to identify that the strategies and interventions most used by occupational therapists with this public are: collaborative consulting, family guidance, adaptations of materials and environmental arrangements, assistive technologies and training in Activities of Daily Living (ADLs). Despite being an area with several possibilities for contribution in occupational therapy, there are not many studies that address the theme related to its practical performance. Most of the publications found discuss the practices in general, without much detail, highlighting the need to create materials that serve as a theoretical-practical foundation for occupational therapists to act in the context of learning disorders.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/1140569312897486Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]2023-07-04T17:38:46Z2023-07-04T17:38:46Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion25 f.application/pdfSANTOS, Alice Mara de Lima. Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68448ark:/48912/00130000007mqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T23:44:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68448Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T19:48:08.632971Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
title Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
spellingShingle Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]
Terapia Ocupacional
Dificuldades de Aprendizagem
Necessidades Educacionais Especiais
Occupational therapy
Learning difficulties
Special Educational Needs
title_short Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
title_full Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
title_fullStr Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
title_sort Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura
author Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]
author_facet Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4140547211703368
http://lattes.cnpq.br/1140569312897486
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Dificuldades de Aprendizagem
Necessidades Educacionais Especiais
Occupational therapy
Learning difficulties
Special Educational Needs
topic Terapia Ocupacional
Dificuldades de Aprendizagem
Necessidades Educacionais Especiais
Occupational therapy
Learning difficulties
Special Educational Needs
description Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o trabalho de terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem, através de levantamento bibliográfico. Possibilitando, dessa forma, mapear e identificar recursos, atividades e ações realizadas por esses profissionais em sua intervenção com indivíduos com transtornos de aprendizagem. Foi realizada uma busca em bases de dados como Scielo, BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, no período de 2008 a 2023. Como resultado, foram obtidos 11 estudos relacionados à Terapia Ocupacional e atuação com crianças com necessidades educacionais especiais. A análise dos artigos permitiu identificar que as estratégias e intervenções mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com esse público são: consultoria colaborativa, orientação familiar, adaptações de materiais e arranjos ambientais, tecnologias assistivas e treinos de Atividades de Vida Diárias (AVDs). Apesar de ser uma área com diversas possibilidades de contribuição da terapia ocupacional, não existem muitos trabalhos que abordam a temática referente a sua atuação prática. Em sua maioria, as publicações encontradas discorrem sobre as práticas de maneira geral, sem muitos detalhes, evidenciando a necessidade de serem elaborados materiais que sirvam de fundamentação teórico-prática para terapeutas ocupacionais atuarem no contexto dos transtornos de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04T17:38:46Z
2023-07-04T17:38:46Z
2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alice Mara de Lima. Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68448
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/00130000007mq
identifier_str_mv SANTOS, Alice Mara de Lima. Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
ark:/48912/00130000007mq
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602374247219200