As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65813 |
Resumo: | Esta tese propôs-se a estudar a intervenção de uma terapeuta ocupacional junto a dois casos de dificuldades de aprendizado, privilegiando o conceito de meio maleável e os aspectos sensório-motores envolvidos no processo de simbolização. Neste processo foram abordadas tanto as ações clínicas específicas quanto as institucionais, visando a melhor inserção do aluno em seu contexto educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso de dois alunos cursando o Ensino Fundamental I em uma escola Waldorf localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou também com entrevistas abertas realizadas com pais e professores. Foram realizadas oficinas com as crianças entre abril de 2018 e outubro de 2019, no espaço da própria escola, com frequência de uma vez por semana. Nesses encontros as crianças realizaram prioritariamente atividades artísticas livres. A pesquisadora atuou durante os encontros como facilitadora da utilização do espaço e dos materiais a partir de uma fundamentação psicodinâmica. Os resultados finais obtidos apontam para um impacto positivo desta intervenção no processo de aprendizagem global dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com estudos sobre a atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais. |
id |
UFSP_da4cc668188fb134349e71266835643f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65813 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacionalDificuldade de aprendizagemTerapia ocupacionalMeio maleávelPsicanáliseLearning difficultiesOccupational therapyMalleable mediumPsychoanalysisEsta tese propôs-se a estudar a intervenção de uma terapeuta ocupacional junto a dois casos de dificuldades de aprendizado, privilegiando o conceito de meio maleável e os aspectos sensório-motores envolvidos no processo de simbolização. Neste processo foram abordadas tanto as ações clínicas específicas quanto as institucionais, visando a melhor inserção do aluno em seu contexto educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso de dois alunos cursando o Ensino Fundamental I em uma escola Waldorf localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou também com entrevistas abertas realizadas com pais e professores. Foram realizadas oficinas com as crianças entre abril de 2018 e outubro de 2019, no espaço da própria escola, com frequência de uma vez por semana. Nesses encontros as crianças realizaram prioritariamente atividades artísticas livres. A pesquisadora atuou durante os encontros como facilitadora da utilização do espaço e dos materiais a partir de uma fundamentação psicodinâmica. Os resultados finais obtidos apontam para um impacto positivo desta intervenção no processo de aprendizagem global dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com estudos sobre a atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais.This thesis aimed to study the intervention of an occupational therapist in two cases of learning difficulties. The research prioritized the concept of malleable medium and the sensory-motor aspects involved in the symbolization process. Both specific and institutional clinical actions were addressed, endeavoring a better insertion of the students in their educational context. For this purpose, qualitative research, using the case study of two students attending Elementary Waldorf School in São Paulo was carried out. The research also included open interviews with parents and teachers. Workshops were held with the children between April 2018 and October 2019, within the school space, once a week. During these meetings, the children performed primarily free artistic activities. The researcher acted during the meetings as a facilitator of the use of space and materials based on a psychodynamic approach. The final results obtained pointed to a positive impact of this intervention on the overall learning process of students. This research is expected to contribute to studies on the performance of occupational therapy in educational contexts.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]Coelho Júnior, Nelson Ernestohttp://lattes.cnpq.br/9640995047979639http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/5184080966682102Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP]2022-10-27T20:22:09Z2022-10-27T20:22:09Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion194 f.application/pdfGUGLIELMO, Maria Florencia. As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional. 2021. 194 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, 2021.Processo SEI 23089.026694/2021-11https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65813porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T01:10:53Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T01:10:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
title |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
spellingShingle |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP] Dificuldade de aprendizagem Terapia ocupacional Meio maleável Psicanálise Learning difficulties Occupational therapy Malleable medium Psychoanalysis |
title_short |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
title_full |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
title_fullStr |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
title_full_unstemmed |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
title_sort |
As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional |
author |
Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP] |
author_facet |
Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP] Coelho Júnior, Nelson Ernesto http://lattes.cnpq.br/9640995047979639 http://lattes.cnpq.br/4140547211703368 http://lattes.cnpq.br/5184080966682102 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldade de aprendizagem Terapia ocupacional Meio maleável Psicanálise Learning difficulties Occupational therapy Malleable medium Psychoanalysis |
topic |
Dificuldade de aprendizagem Terapia ocupacional Meio maleável Psicanálise Learning difficulties Occupational therapy Malleable medium Psychoanalysis |
description |
Esta tese propôs-se a estudar a intervenção de uma terapeuta ocupacional junto a dois casos de dificuldades de aprendizado, privilegiando o conceito de meio maleável e os aspectos sensório-motores envolvidos no processo de simbolização. Neste processo foram abordadas tanto as ações clínicas específicas quanto as institucionais, visando a melhor inserção do aluno em seu contexto educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso de dois alunos cursando o Ensino Fundamental I em uma escola Waldorf localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou também com entrevistas abertas realizadas com pais e professores. Foram realizadas oficinas com as crianças entre abril de 2018 e outubro de 2019, no espaço da própria escola, com frequência de uma vez por semana. Nesses encontros as crianças realizaram prioritariamente atividades artísticas livres. A pesquisadora atuou durante os encontros como facilitadora da utilização do espaço e dos materiais a partir de uma fundamentação psicodinâmica. Os resultados finais obtidos apontam para um impacto positivo desta intervenção no processo de aprendizagem global dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com estudos sobre a atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 2022-10-27T20:22:09Z 2022-10-27T20:22:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUGLIELMO, Maria Florencia. As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional. 2021. 194 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, 2021. Processo SEI 23089.026694/2021-11 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65813 |
identifier_str_mv |
GUGLIELMO, Maria Florencia. As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional. 2021. 194 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, 2021. Processo SEI 23089.026694/2021-11 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
194 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268337176182784 |