As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65813
Resumo: Esta tese propôs-se a estudar a intervenção de uma terapeuta ocupacional junto a dois casos de dificuldades de aprendizado, privilegiando o conceito de meio maleável e os aspectos sensório-motores envolvidos no processo de simbolização. Neste processo foram abordadas tanto as ações clínicas específicas quanto as institucionais, visando a melhor inserção do aluno em seu contexto educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso de dois alunos cursando o Ensino Fundamental I em uma escola Waldorf localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou também com entrevistas abertas realizadas com pais e professores. Foram realizadas oficinas com as crianças entre abril de 2018 e outubro de 2019, no espaço da própria escola, com frequência de uma vez por semana. Nesses encontros as crianças realizaram prioritariamente atividades artísticas livres. A pesquisadora atuou durante os encontros como facilitadora da utilização do espaço e dos materiais a partir de uma fundamentação psicodinâmica. Os resultados finais obtidos apontam para um impacto positivo desta intervenção no processo de aprendizagem global dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com estudos sobre a atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais.
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