Multimodalidade no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cássia Mariane de Lima [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67333
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação a multimodalidade em questões de leitura propostas em videoaulas de Língua Portuguesa. Temos o objetivo de investigar como a multimodalidade é considerada no ensino, mais especificamente, como a multimodalidade é concebida em questões de leitura e compreensão de textos. Para a composição do corpus, selecionamos duas videoaulas do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) que foram disponibilizadas para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo durante o fechamento das escolas na pandemia da covid 19. A questão que orienta o estudo é a seguinte: Como a multimodalidade é tratada em questões de leitura em videoaulas do CMSP voltadas para o ensino de Língua Portuguesa no 6º ano? Teoricamente, para tratar de questões de texto e leitura, fundamentamos a pesquisa na Linguística Textual (LT), em sua abordagem sociocognitiva e interacional. Entendemos, assim, que o texto é um evento para o qual concorrem vários tipos de conhecimentos e estratégias, visando a propósito comunicativo e interacional e, em decorrência disso, a leitura é uma atividade de produção de sentidos que pressupõe conhecimentos compartilhados (BEAUGRANDE, 1997; KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006, 2016; MARCUSCHI, 2008). Para tratar da multimodalidade como um componente do processo de construção de sentidos, dialogamos com a Semiótica Social, que compreende a multimodalidade como a coexistência de múltiplas e diferentes semioses (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; ROJO, 2012; SANTOS; TIBURTINO, 2018; GUALBERTO; SANTOS, 2021). As videoaulas analisadas têm como objeto de estudo os gêneros textuais caricatura e meme em conformidade com a Base Comum Curricular (2018), que prevê a leitura de textos multissemióticos e a inferência de efeitos de sentidos, considerando os elementos multimodais envolvidos na produção textual. Quanto à análise de questões de leitura propostas sobre os gêneros estudados nas videoaulas, resultados indicam a exploração de recursos multimodais que solicitam suposições sobre o contexto e as referências em jogo na atividade de leitura e produção de sentidos.
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A questão que orienta o estudo é a seguinte: Como a multimodalidade é tratada em questões de leitura em videoaulas do CMSP voltadas para o ensino de Língua Portuguesa no 6º ano? Teoricamente, para tratar de questões de texto e leitura, fundamentamos a pesquisa na Linguística Textual (LT), em sua abordagem sociocognitiva e interacional. Entendemos, assim, que o texto é um evento para o qual concorrem vários tipos de conhecimentos e estratégias, visando a propósito comunicativo e interacional e, em decorrência disso, a leitura é uma atividade de produção de sentidos que pressupõe conhecimentos compartilhados (BEAUGRANDE, 1997; KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006, 2016; MARCUSCHI, 2008). Para tratar da multimodalidade como um componente do processo de construção de sentidos, dialogamos com a Semiótica Social, que compreende a multimodalidade como a coexistência de múltiplas e diferentes semioses (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; ROJO, 2012; SANTOS; TIBURTINO, 2018; GUALBERTO; SANTOS, 2021). As videoaulas analisadas têm como objeto de estudo os gêneros textuais caricatura e meme em conformidade com a Base Comum Curricular (2018), que prevê a leitura de textos multissemióticos e a inferência de efeitos de sentidos, considerando os elementos multimodais envolvidos na produção textual. Quanto à análise de questões de leitura propostas sobre os gêneros estudados nas videoaulas, resultados indicam a exploração de recursos multimodais que solicitam suposições sobre o contexto e as referências em jogo na atividade de leitura e produção de sentidos.The object of this dissertation is to investigate multimodality in reading questions proposed in Portuguese Language video lessons. We aim to investigate how multimodality is considered in teaching, more specifically, how multimodality is conceived in questions of reading and comprehension of texts. For the composition of the corpus, we selected two video lessons from the Education Media Center of São Paulo (CMSP) that were made available to students in the public network of the State of São Paulo during the closure of schools in the covid 19 pandemic. The question that guides the study is the following: How is multimodality treated in reading issues in CMSP video lessons aimed at teaching the Portuguese Language in 6th grade? Theoretically, to address issues of text and reading, we base our research on Textual Linguistics (TL), in its sociocognitive and interactional approach. We understand, thus, that the text is an event for which several types of knowledge and strategies concur, aiming at communicative and interactional purpose and, as a result, reading is a sense-making activity that presupposes shared knowledge (BEAUGRANDE, 1997; KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006, 2016; MARCUSCHI, 2008). To address multimodality as a component of the process of sense construction, we dialog with Social Semiotics, which understands multimodality as the coexistence of multiple and different semiosis (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; ROJO, 2012; SANTOS; TIBURTINO, 2018; GUALBERTO; SANTOS, 2021). The video lessons analyzed have as object of study the textual genres caricature and meme according to the Common Curriculum Base (2018), which foresees the reading of multisemiotic texts and the inference of meaning effects, considering the multimodal elements involved in textual production. As for the analysis of the proposed reading questions about the genres studied in the video lessons, the results indicate the exploration of multimodal resources that ask for assumptions about the context and references at stake in the reading activity and meaning making.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloElias, Vanda Maria da Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5556032934598086http://lattes.cnpq.br/7935287663533533Pereira, Cássia Mariane de Lima [UNIFESP]2023-04-04T17:01:45Z2023-04-04T17:01:45Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion86 f.application/pdfMultimodalidade no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6º ano / Cássia Mariane de Lima Pereira. – 2023. – 86f.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67333porUNIFESP (online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T15:16:40Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67333Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T15:16:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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