Programa Animal Fun no desempenho motor e socioemocional em crianças de 4 a 6 anos: Ensaio clínico controlado
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71302 |
Resumo: | O desenvolvimento infantil envolve e engloba mudanças qualitativas e quantitativas que ocorrem ao longo da vida da criança. Diversos estudos nacionais e internacionais apontam a ligação entre aspectos de saúde física (tais como obesidade e desempenho motor) e saúde mental (por exemplo, sintomas ansiosos e depressivos) desde tenra idade, com impactos ao longo de todo o desenvolvimento infantil. Com a proposta de minimizar esses efeitos, o programa Animal Fun tem a finalidade de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais em crianças de 4 a 6 anos, de maneira interdisciplinar, inclusiva, lúdica e divertida. O programa é composto por nove módulos, quatro desses módulos tem intuito de desenvolver as habilidades motoras grossas e gerenciamento do corpo, outros quatro desenvolvem a motricidade fina, controle de ferramentas e habilidades manuais e o último módulo é o socioemocional. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do programa Animal Fun, versão brasileira traduzida e adaptada transculturalmente, no desempenho motor e socioemocional em crianças de 4 a 6 anos. Esta pesquisa constitui um ensaio clínico controlado, realizado em duas escolas no estado de São Paulo. O grupo controle foi composto por 49 crianças (23 meninas) que seguiu sua grade curricular habitual e o grupo intervenção por 51 (26 meninas) que realizou 10 semanas, 30 minutos diários, 4 vezes por semana de atividades do programa Animal Fun. A avaliação dos desfechos motores foi por meio do Movement Battery Assessment for Children (MABC-2), e dos socioemocionais pelo Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e a caracterização da amostra pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Resultados: A média de idade dos grupos controle e intervenção foi de 5 anos. Houve interação grupo e tempo nas variáveis do MABC-2: destreza manual (F[1,98] = 15,97; p <0,001); mirar e receber (F[1,98] = 11,02; p <0,001) e equilíbrio (F[1,98] = 20,58; p<0,001), e no SDQ resposta professores (F[1,98] = 12,00; p=0,001). Após as 10 semanas de intervenção, houve diferença significativa do grupo controle em comparação à intervenção. As crianças que participaram do programa Animal Fun melhoraram os desfechos motores do MABC-2, verificados pelas médias dos escores brutos da destreza manual, mirar e receber e equilíbrio e dos desfechos socioemocionais do SDQ pelas pontuações analisadas, sendo significativo na visão dos professores. Conclusão: A versão brasileira do programa Animal Fun parece ser eficaz na melhoria dos resultados motores e socioemocionais de crianças de 4 a 6 anos. |
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Programa Animal Fun no desempenho motor e socioemocional em crianças de 4 a 6 anos: Ensaio clínico controladoCriançasPré-escolaresDesenvolvimento infantilHabilidades motorasChildrenPreschoolersChild developmentMotor skillsEarly interventionO desenvolvimento infantil envolve e engloba mudanças qualitativas e quantitativas que ocorrem ao longo da vida da criança. Diversos estudos nacionais e internacionais apontam a ligação entre aspectos de saúde física (tais como obesidade e desempenho motor) e saúde mental (por exemplo, sintomas ansiosos e depressivos) desde tenra idade, com impactos ao longo de todo o desenvolvimento infantil. Com a proposta de minimizar esses efeitos, o programa Animal Fun tem a finalidade de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais em crianças de 4 a 6 anos, de maneira interdisciplinar, inclusiva, lúdica e divertida. O programa é composto por nove módulos, quatro desses módulos tem intuito de desenvolver as habilidades motoras grossas e gerenciamento do corpo, outros quatro desenvolvem a motricidade fina, controle de ferramentas e habilidades manuais e o último módulo é o socioemocional. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do programa Animal Fun, versão brasileira traduzida e adaptada transculturalmente, no desempenho motor e socioemocional em crianças de 4 a 6 anos. Esta pesquisa constitui um ensaio clínico controlado, realizado em duas escolas no estado de São Paulo. O grupo controle foi composto por 49 crianças (23 meninas) que seguiu sua grade curricular habitual e o grupo intervenção por 51 (26 meninas) que realizou 10 semanas, 30 minutos diários, 4 vezes por semana de atividades do programa Animal Fun. A avaliação dos desfechos motores foi por meio do Movement Battery Assessment for Children (MABC-2), e dos socioemocionais pelo Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e a caracterização da amostra pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Resultados: A média de idade dos grupos controle e intervenção foi de 5 anos. Houve interação grupo e tempo nas variáveis do MABC-2: destreza manual (F[1,98] = 15,97; p <0,001); mirar e receber (F[1,98] = 11,02; p <0,001) e equilíbrio (F[1,98] = 20,58; p<0,001), e no SDQ resposta professores (F[1,98] = 12,00; p=0,001). Após as 10 semanas de intervenção, houve diferença significativa do grupo controle em comparação à intervenção. As crianças que participaram do programa Animal Fun melhoraram os desfechos motores do MABC-2, verificados pelas médias dos escores brutos da destreza manual, mirar e receber e equilíbrio e dos desfechos socioemocionais do SDQ pelas pontuações analisadas, sendo significativo na visão dos professores. Conclusão: A versão brasileira do programa Animal Fun parece ser eficaz na melhoria dos resultados motores e socioemocionais de crianças de 4 a 6 anos.Child development involves and encompasses qualitative and quantitative changes that occur throughout a child's life. Several national and international studies point to the link between aspects of physical health (such as obesity and motor performance) and mental health (for example, anxious and depressive symptoms) from an early age, with impacts throughout childhood development. In order to minimise these effects, the Animal Fun programme aims to stimulate the development of motor and socio-emotional skills in children aged 4 to 6 in an interdisciplinary, inclusive, playful and fun way. The programme is made up of nine modules, four of which aim to develop gross motor skills and body management, another four develop fine motor skills, tool control and manual skills and the last module is socio-emotional. The aim of this study was to verify the effects of the Animal Fun programme, a Brazilian version translated and cross-culturally adapted, on motor and socio-emotional performance in children aged 4 to 6. This research is a controlled clinical trial carried out in two schools in the state of São Paulo. The control group was made up of 49 children (23 girls) who followed their usual curriculum and the intervention group of 51 (26 girls) who did 10 weeks, 30 minutes a day, 4 times a week of activities from the Animal Fun programme. Motor outcomes were assessed using the Movement Battery Assessment for Children (MABC-2), socio-emotional outcomes using the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and the sample was characterised using the Brazilian Economic Classification Criterion (CCEB). Results: The mean age of the control and intervention groups was 5 years. There was a group and time interaction in the MABC-2 variables: manual dexterity (F[1,98] = 15.97; p<0.001); aiming and receiving (F[1,98] = 11.02; p<0.001) and balance (F[1,98] = 20.58; p<0.001), and in the SDQ teacher response (F[1,98] = 12.00; p=0.001). After 10 weeks of intervention, there was a significant difference in the control group compared to the intervention. The children who took part in the Animal Fun programme improved the motor outcomes of the MABC-2, verified by the mean raw scores for manual dexterity, aiming and receiving and balance, and the socio-emotional outcomes of the SDQ by the scores analysed, which was significant in the view of the teachers. Conclusion: The Brazilian version of the Animal Fun programme seems to be effective in improving the motor and socio-emotional outcomes of children aged 4 to 6.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.689496/2022-00Universidade Federal de São PauloSá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]Goulardins, Juliana Barbosahttp://lattes.cnpq.br/2186779909130776http://lattes.cnpq.br/9259523998158401https://lattes.cnpq.br/6218701771277095Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Mendes, Thailane Fiuza [UNIFESP]2024-07-01T15:55:40Z2024-07-01T15:55:40Z2024-06-24info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion84 f.application/pdfMENDES, Thailane Fiuza. Programa Animal Fun no desempenho motor e socioemocional em crianças de 4 a 6 anos: Ensaio clínico controlado. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.Processo SEI 23089.014476/2024-86https://hdl.handle.net/11600/71302porSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:33:49Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:33:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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