Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos

Bibliographic Details
Main Author: Marques, Carla Alexandra de Castro
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1841
Summary: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como finalidade expor o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu numa sala de um jardim de infância de Viana do Castelo. O grupo de trabalho era constituído por 25 crianças, 13 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. No decorrer desta prática surgiu um trabalho de investigação que consistiu na análise do desenvolvimento motor de 22 das crianças que compunham o grupo de trabalho. Desse grupo de crianças 11 eram do sexo masculino e as restantes 11 do sexo feminino. Com esta investigação pretendia-se analisar e comparar o desenvolvimento motor das crianças, perceber se existem diferenças de género a esse nível e quais as habilidades motoras em que sentem mais dificuldades. Para tal, optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo. Para proceder à recolha dos dados foi utilizado o teste TGMD-2 do autor Ulrich (2000). Para tal foi necessário proceder às filmagens das 12 habilidades motoras que constituem o teste (6 habilidades de locomoção e 6 habilidades de controlo de objetos) e posteriormente foi necessário analisar as filmagens de cada criança. Após a análise dos resultados foi possível constatar que, de um modo geral, as crianças apresentam um desenvolvimento motor adequado à sua idade. Comparando os resultados obtidos nas habilidades de controlo de objetos e locomoção, as crianças apresentam um nível de desenvolvimento motor inferior nas habilidades de controlo de objetos. Os rapazes, de um modo geral, apresentaram resultados superiores ao das raparigas, assim como as crianças de 4 anos também apresentaram resultados superiores aos das crianças de 3 anos.
id RCAP_03ab25a91b22c4af231752a73ea4b41a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anosDesenvolvimento motorCriançaPré-escolarHabilidades motoras fundamentaisMotor developmentChildPre-schoolFundamental movement skillsO presente relatório foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como finalidade expor o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu numa sala de um jardim de infância de Viana do Castelo. O grupo de trabalho era constituído por 25 crianças, 13 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. No decorrer desta prática surgiu um trabalho de investigação que consistiu na análise do desenvolvimento motor de 22 das crianças que compunham o grupo de trabalho. Desse grupo de crianças 11 eram do sexo masculino e as restantes 11 do sexo feminino. Com esta investigação pretendia-se analisar e comparar o desenvolvimento motor das crianças, perceber se existem diferenças de género a esse nível e quais as habilidades motoras em que sentem mais dificuldades. Para tal, optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo. Para proceder à recolha dos dados foi utilizado o teste TGMD-2 do autor Ulrich (2000). Para tal foi necessário proceder às filmagens das 12 habilidades motoras que constituem o teste (6 habilidades de locomoção e 6 habilidades de controlo de objetos) e posteriormente foi necessário analisar as filmagens de cada criança. Após a análise dos resultados foi possível constatar que, de um modo geral, as crianças apresentam um desenvolvimento motor adequado à sua idade. Comparando os resultados obtidos nas habilidades de controlo de objetos e locomoção, as crianças apresentam um nível de desenvolvimento motor inferior nas habilidades de controlo de objetos. Os rapazes, de um modo geral, apresentaram resultados superiores ao das raparigas, assim como as crianças de 4 anos também apresentaram resultados superiores aos das crianças de 3 anos.The present report was developed under the Master Course in Preschool Education and First Cycle of Basic Education Teaching. The aim of this project is to expose the work done throughout the Supervised Teaching Practice II, which took place at a kindergarten of Viana do Castelo. The working group consisted of 25 children, 13 girls and 12 boys, aged between 3 and 4 years old. Along with this practice it was possible to develop a research project with the objective of analyzing the motor development of 22 children (11 boys and 11 girls) who constituted the working group. With this study it was intended to analyze and compare the motor development of these children, investigate if there were any gender differences, and also to assess which motor skills were considered the most difficult to them. In order to do so, a quantitative methodology was selected. For data collection it was used the TGMD-2 test, by Ulrich (2000). Hence, it was required to shoot the 12 motor skills that compose the test (6 locomotion skills and 6 object control skills), and afterwards the footage of each child was examined. Once the results were analyzed, it was possible to conclude that, in general, children have a motor development which is age appropriate. When comparing the results obtained for the object control skills and for movement, it was found that the children in this stu dy have a lower level of the latter. In general, boys showed better results than girls, and the 4 year olds also showed better results than most of the 3 year olds.2017-04-12T14:16:49Z2012-05-25T00:00:00Z2012-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1841TID:201681161porMarques, Carla Alexandra de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.830937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
title Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
spellingShingle Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
Marques, Carla Alexandra de Castro
Desenvolvimento motor
Criança
Pré-escolar
Habilidades motoras fundamentais
Motor development
Child
Pre-school
Fundamental movement skills
title_short Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
title_full Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
title_fullStr Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
title_full_unstemmed Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
title_sort Desenvolvimento motor em contexto pré-escolar: Um estudo com crianças de 3 e 4 anos
author Marques, Carla Alexandra de Castro
author_facet Marques, Carla Alexandra de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carla Alexandra de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Criança
Pré-escolar
Habilidades motoras fundamentais
Motor development
Child
Pre-school
Fundamental movement skills
topic Desenvolvimento motor
Criança
Pré-escolar
Habilidades motoras fundamentais
Motor development
Child
Pre-school
Fundamental movement skills
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Teve como finalidade expor o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu numa sala de um jardim de infância de Viana do Castelo. O grupo de trabalho era constituído por 25 crianças, 13 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. No decorrer desta prática surgiu um trabalho de investigação que consistiu na análise do desenvolvimento motor de 22 das crianças que compunham o grupo de trabalho. Desse grupo de crianças 11 eram do sexo masculino e as restantes 11 do sexo feminino. Com esta investigação pretendia-se analisar e comparar o desenvolvimento motor das crianças, perceber se existem diferenças de género a esse nível e quais as habilidades motoras em que sentem mais dificuldades. Para tal, optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo. Para proceder à recolha dos dados foi utilizado o teste TGMD-2 do autor Ulrich (2000). Para tal foi necessário proceder às filmagens das 12 habilidades motoras que constituem o teste (6 habilidades de locomoção e 6 habilidades de controlo de objetos) e posteriormente foi necessário analisar as filmagens de cada criança. Após a análise dos resultados foi possível constatar que, de um modo geral, as crianças apresentam um desenvolvimento motor adequado à sua idade. Comparando os resultados obtidos nas habilidades de controlo de objetos e locomoção, as crianças apresentam um nível de desenvolvimento motor inferior nas habilidades de controlo de objetos. Os rapazes, de um modo geral, apresentaram resultados superiores ao das raparigas, assim como as crianças de 4 anos também apresentaram resultados superiores aos das crianças de 3 anos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-25T00:00:00Z
2012-05-25
2017-04-12T14:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1841
TID:201681161
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1841
identifier_str_mv TID:201681161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519557566464