Experimentação no ensino de química: uma proposta para o ensino de espectrofotometria de emissão molecular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Marcio Peroni [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10010976
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Resumo: Nesta pesquisa construímos um fluorímetro de baixo custo estimado em 80 reais em comparação ao equipamento disponível em mercado com custo estimado de mais de 180 mil reais. Este contou com um circuito simples, baseado na detecção de luz, no fenômeno da espectrometria de emissão molecular. Após a verificação da viabilidade do equipamento de baixo custo realizando testes com o mesmo, propusemos um protocolo experimental que utiliza um experimento realizado para determinar o teor de quinina em água tônica. Esse protocolo, com duração de 4h/aula sendo um pré-requisito a participação em aula teórica (com duração de 4h/aula), foi usado para o ensino de 21 estudantes do curso de Ciências – Licenciatura, da Universidade Federal de São Paulo. Também foi feita uma coleta de dados que visava validar esse protocolo, sendo que para a coleta dos dados foram usados questionários pré e pós-teste, observação participante e um exercício aplicado ao final do processo. Os dados coletados foram classificados e organizados em uma tabela, para posteriormente serem analisados. Os resultados da coleta de dados apontam uma melhora no nível de conhecimento dos alunos sobre o tema. Isso nos leva a concluir que a experimentação pode ser uma boa alternativa e que o protocolo construído foi válido para o ensino de espectrometria de emissão molecular. Além disso, notou-se que a experimentação ajudou a melhorar as habilidades práticas dos estudantes, como a manipulação e uso de vidrarias, bem como a viabilidade em se construir equipamentos a partir de conceitos e fenômenos estudados.
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Esse protocolo, com duração de 4h/aula sendo um pré-requisito a participação em aula teórica (com duração de 4h/aula), foi usado para o ensino de 21 estudantes do curso de Ciências – Licenciatura, da Universidade Federal de São Paulo. Também foi feita uma coleta de dados que visava validar esse protocolo, sendo que para a coleta dos dados foram usados questionários pré e pós-teste, observação participante e um exercício aplicado ao final do processo. Os dados coletados foram classificados e organizados em uma tabela, para posteriormente serem analisados. Os resultados da coleta de dados apontam uma melhora no nível de conhecimento dos alunos sobre o tema. Isso nos leva a concluir que a experimentação pode ser uma boa alternativa e que o protocolo construído foi válido para o ensino de espectrometria de emissão molecular. Além disso, notou-se que a experimentação ajudou a melhorar as habilidades práticas dos estudantes, como a manipulação e uso de vidrarias, bem como a viabilidade em se construir equipamentos a partir de conceitos e fenômenos estudados.In this research we built a low cost fluorimeter estimated at 80 reais compared to the equipment available on the market with an estimated cost of over 180 thousand reais. This had a simple circuit, based on the detection of light, in the phenomenon of molecular emission spectrometry. After verifying the viability of the low-cost equipment by carrying out tests with it, we proposed an experimental protocol that uses an experiment carried out to determine the quinine content in tonic water. This protocol, with a duration of 4 hours / class, being a prerequisite for participation in a theoretical class (lasting 4 hours / class), was used for the teaching of 21 students of the Science course - degree, from the Federal University of São Paulo. Data collection was also carried out in order to validate this protocol, and pre-and post-test questionnaires, participant observation and an exercise applied at the end of the process were used for data collection. The collected data were classified and organized in a table, for later analysis. The results of the data collection point to an improvement in the students' level of knowledge on the topic. This leads us to conclude that experimentation can be a good alternative and that the built protocol was valid for teaching molecular emission spectrometry. In addition, it was noted that experimentation helped to improve students' practical skills, such as the manipulation and use of glassware, as well as the feasibility of building equipment from studied concepts and phenomena.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)93 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)FluorímetroExperimentaçãoEnsino De QuímicaAula ExperimentalQuímica AnalíticaFluorimeterExperimentationTeaching ChemistryExperimental ClassAnalytical ChemistryExperimentação no ensino de química: uma proposta para o ensino de espectrofotometria de emissão molecularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasEnsino de Ciências e MatemáticaEnsino De Ciências E MatemáticaEnsino E Aprendizagem Em Ciências Da Natureza E MatemáticaORIGINALMARCIO PERONI LEMOS.pdfMARCIO PERONI LEMOS.pdfapplication/pdf1904528${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64667/1/MARCIO%20PERONI%20LEMOS.pdf54e8560911e361545a302b1ba861f207MD51open accessTEXTMARCIO PERONI LEMOS.pdf.txtMARCIO PERONI LEMOS.pdf.txtExtracted texttext/plain138787${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64667/2/MARCIO%20PERONI%20LEMOS.pdf.txt72ed7700b899fe5106266e7f606f9b73MD52open accessTHUMBNAILMARCIO PERONI LEMOS.pdf.jpgMARCIO PERONI LEMOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4075${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64667/4/MARCIO%20PERONI%20LEMOS.pdf.jpg984f20f77f2b9366eb9f55f6a49ae637MD54open access11600/646672023-05-12 02:48:23.267open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64667Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-12T05:48:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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