As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000007c8q
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66347
Resumo: Os efeitos do processo de escolarização ao qual os sujeitos são submetidos no modelo tradicional de educação influenciam de maneira expressiva na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo central do trabalho é analisar como as concepções de fracasso escolar emergiram em estudantes advindos do ensino público durante a preparação para o ENEM, bem como compreender como se sentem diante do desafio de entrar na universidade e como relacionam sua trajetória escolar e condições de vida com essa preparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de produção de dados empíricos foram entrevistas individuais com roteiro semiestruturado de questões. Os procedimentos foram realizados de forma virtual (via internet) com mulheres jovens e adultas que frequentam ou frequentaram o Cursinho Popular Cardume da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, nos anos de 2021 e 2022. A análise qualitativa desses dados lança luz sobre os efeitos subjetivos de processos precários de escolarização no contexto de preparação para o ingresso no ensino superior.
id UFSP_a9b7cc2cf2a3df947bfc2d9f715b6095
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66347
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEMCursinhos PopularesFracasso EscolarEnemPsicologiaOs efeitos do processo de escolarização ao qual os sujeitos são submetidos no modelo tradicional de educação influenciam de maneira expressiva na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo central do trabalho é analisar como as concepções de fracasso escolar emergiram em estudantes advindos do ensino público durante a preparação para o ENEM, bem como compreender como se sentem diante do desafio de entrar na universidade e como relacionam sua trajetória escolar e condições de vida com essa preparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de produção de dados empíricos foram entrevistas individuais com roteiro semiestruturado de questões. Os procedimentos foram realizados de forma virtual (via internet) com mulheres jovens e adultas que frequentam ou frequentaram o Cursinho Popular Cardume da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, nos anos de 2021 e 2022. A análise qualitativa desses dados lança luz sobre os efeitos subjetivos de processos precários de escolarização no contexto de preparação para o ingresso no ensino superior.The side effects caused by the schooling process in which the students are submerged into the traditional education model has an expressive influence in the preparations for the Brazilian college acceptance exam called ENEM (National High School Exam). This research’s main goal is to analyze how the academic failure manifested among students coming from the Brazilian public scholar system while preparing for the ENEM, as well as comprehend how they felt against the challenges of performing well on the test in order to get a spot at an university and also how they relate their scholar trajectory and life conditions alongside the preparations for this Exam. For that, a qualitative research was made of which the empirical data production procedures were individual interviews based on a semi-structured questionnaire. The procedures were done virtually with women over the age of 18 who used to attend and others that are currently attending a popular preparatory course that provides classes for the ENEM, called “Cardume”, located at the Federal University of Sao Paulo Baixada Santista campus, during the years of 2021 and 2022. The qualitative analysis based on this data brings enlightenment over the particular effects caused by the precarious schooling process in the context of preparing students to get into a higher education institution.Universidade Federal de São PauloRoman, Marcelo Domingues [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0228792315328026http://lattes.cnpq.br/8982215364610623Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]2023-01-14T00:14:12Z2023-01-14T00:14:12Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion89 f.application/pdfARAUJO, Rafaela Dayse Almeida. As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM. 2023. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66347ark:/48912/0013000007c8qporUniversidade Federal de São Paulo campus Baixada Santistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T06:11:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66347Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:02:42.718801Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
title As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
spellingShingle As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]
Cursinhos Populares
Fracasso Escolar
Enem
Psicologia
title_short As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
title_full As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
title_fullStr As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
title_full_unstemmed As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
title_sort As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM
author Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]
author_facet Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0228792315328026
http://lattes.cnpq.br/8982215364610623
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinhos Populares
Fracasso Escolar
Enem
Psicologia
topic Cursinhos Populares
Fracasso Escolar
Enem
Psicologia
description Os efeitos do processo de escolarização ao qual os sujeitos são submetidos no modelo tradicional de educação influenciam de maneira expressiva na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo central do trabalho é analisar como as concepções de fracasso escolar emergiram em estudantes advindos do ensino público durante a preparação para o ENEM, bem como compreender como se sentem diante do desafio de entrar na universidade e como relacionam sua trajetória escolar e condições de vida com essa preparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de produção de dados empíricos foram entrevistas individuais com roteiro semiestruturado de questões. Os procedimentos foram realizados de forma virtual (via internet) com mulheres jovens e adultas que frequentam ou frequentaram o Cursinho Popular Cardume da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, nos anos de 2021 e 2022. A análise qualitativa desses dados lança luz sobre os efeitos subjetivos de processos precários de escolarização no contexto de preparação para o ingresso no ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-01-14T00:14:12Z
2023-01-14T00:14:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Rafaela Dayse Almeida. As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM. 2023. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66347
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000007c8q
identifier_str_mv ARAUJO, Rafaela Dayse Almeida. As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM. 2023. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
ark:/48912/0013000007c8q
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602419536265216