Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popular
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29589 |
Resumo: | Este texto apresenta a concepção e a experiência desenvolvida no programa de extensão universitária "Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popular", desenvolvido na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Com o objetivo de contribuir com o acesso ao ensino superior de estudantes oriundos de classes populares e com a prática da docência pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura, cria-se um espaço de organização e prática social destinado à juventude secundarista e universitária. O método científico de compreensão da realidade é o materialismo dialético. Exploram-se três categorias fundamentais do método: a matéria, a consciência e a prática social. O cursinho popular está cumprindo seu papel de ser uma alternativa para a juventude. Independentemente de quantos entram na universidade, consegue-se oferecer uma formação complementar, fortalecendo a formação crítica de construção de um sujeito comprometido com as transformações sociais necessárias a sua classe social. |
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Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popularEducação PopularExtensãoCursinho PopularEste texto apresenta a concepção e a experiência desenvolvida no programa de extensão universitária "Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popular", desenvolvido na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Com o objetivo de contribuir com o acesso ao ensino superior de estudantes oriundos de classes populares e com a prática da docência pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura, cria-se um espaço de organização e prática social destinado à juventude secundarista e universitária. O método científico de compreensão da realidade é o materialismo dialético. Exploram-se três categorias fundamentais do método: a matéria, a consciência e a prática social. O cursinho popular está cumprindo seu papel de ser uma alternativa para a juventude. Independentemente de quantos entram na universidade, consegue-se oferecer uma formação complementar, fortalecendo a formação crítica de construção de um sujeito comprometido com as transformações sociais necessárias a sua classe social.Universidade Federal de Uberlândia2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2958910.14393/rep-v14n22015-art07Revista de Educação Popular; v. 14 n. 2 (2015): Revista de Educação Popular; 83-921982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29589/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Aragão, RiglerSouza da Silva, PabloVilhena da Silva Neto, Arlêtode Alencar, Diemison Ladislau2023-03-29T16:42:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29589Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T16:42:07Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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