A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/65238
Resumo: O tema principal do presente trabalho está relacionado às discussões acerca da Guerra Fria no contexto de renovação da direita estadunidense, sobretudo após a ascensão de Ronald Reagan à presidência dos Estados Unidos, e a sua relação com o cinema enquanto fonte documental para a pesquisa histórica. Deste modo, essa monografia tem como principal objetivo analisar a obra cinematográfica Red Dawn, de 1984, dirigida por John Milius, na intenção de identificar, interpretar e discutir o modo como a mentalidade da época, extremamente influenciada pelos ideais neoconservadores, aparece no decorrer do longa-metragem. Portanto, o trabalho foi dividido em três capítulos: O primeiro aborda, brevemente, o desenvolvimento do cinema, discutindo a sua relação com a história enquanto fonte documental, além de uma pequena apresentação do filme utilizado como base para a pesquisa. O segundo traz uma exposição acerca da Guerra Fria e da indústria cinematográfica durante esse período, além da análise da fonte propriamente dita, que foi dividida em duas partes, sendo a primeira uma análise do enredo e a segunda uma discussão dos aspectos técnicos do filme, com foco para a sequência final. E, por fim, o terceiro e último capítulo refere-se ao governo de Ronald Reagan e como as suas características neoconservadoras aparecem no decorrer do filme. Nesse sentido, a partir da análise realizada, foi possível inferir que a obra de Milius incorporou muitas particularidades do discurso reaganista, difundindo os princípios do neoconservadorismo não apenas em território estadunidense, mas também em todos os países que sofriam intervenção direta da hegemonia cultural dos Estados Unidos.
id UFSP_a9f3b4c29796f5d34cd14e465646f9e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65238
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo ReaganThe Cold War in cinema, cinema in the Cold War: an analysis of the film Red Dawn (1984) in the neoconservative political context of the Reagan administrationCinemaGuerra FriaRed DawnNeoconservadorismoRonald ReaganO tema principal do presente trabalho está relacionado às discussões acerca da Guerra Fria no contexto de renovação da direita estadunidense, sobretudo após a ascensão de Ronald Reagan à presidência dos Estados Unidos, e a sua relação com o cinema enquanto fonte documental para a pesquisa histórica. Deste modo, essa monografia tem como principal objetivo analisar a obra cinematográfica Red Dawn, de 1984, dirigida por John Milius, na intenção de identificar, interpretar e discutir o modo como a mentalidade da época, extremamente influenciada pelos ideais neoconservadores, aparece no decorrer do longa-metragem. Portanto, o trabalho foi dividido em três capítulos: O primeiro aborda, brevemente, o desenvolvimento do cinema, discutindo a sua relação com a história enquanto fonte documental, além de uma pequena apresentação do filme utilizado como base para a pesquisa. O segundo traz uma exposição acerca da Guerra Fria e da indústria cinematográfica durante esse período, além da análise da fonte propriamente dita, que foi dividida em duas partes, sendo a primeira uma análise do enredo e a segunda uma discussão dos aspectos técnicos do filme, com foco para a sequência final. E, por fim, o terceiro e último capítulo refere-se ao governo de Ronald Reagan e como as suas características neoconservadoras aparecem no decorrer do filme. Nesse sentido, a partir da análise realizada, foi possível inferir que a obra de Milius incorporou muitas particularidades do discurso reaganista, difundindo os princípios do neoconservadorismo não apenas em território estadunidense, mas também em todos os países que sofriam intervenção direta da hegemonia cultural dos Estados Unidos.Universidade Federal de São PauloCavlak, Iuri [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3321727021689564Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]2022-08-15T16:40:38Z2022-08-15T16:40:38Z2022-03-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/65238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T06:38:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T06:38:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
The Cold War in cinema, cinema in the Cold War: an analysis of the film Red Dawn (1984) in the neoconservative political context of the Reagan administration
title A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
spellingShingle A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]
Cinema
Guerra Fria
Red Dawn
Neoconservadorismo
Ronald Reagan
title_short A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
title_full A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
title_fullStr A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
title_full_unstemmed A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
title_sort A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan
author Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]
author_facet Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavlak, Iuri [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3321727021689564
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Guerra Fria
Red Dawn
Neoconservadorismo
Ronald Reagan
topic Cinema
Guerra Fria
Red Dawn
Neoconservadorismo
Ronald Reagan
description O tema principal do presente trabalho está relacionado às discussões acerca da Guerra Fria no contexto de renovação da direita estadunidense, sobretudo após a ascensão de Ronald Reagan à presidência dos Estados Unidos, e a sua relação com o cinema enquanto fonte documental para a pesquisa histórica. Deste modo, essa monografia tem como principal objetivo analisar a obra cinematográfica Red Dawn, de 1984, dirigida por John Milius, na intenção de identificar, interpretar e discutir o modo como a mentalidade da época, extremamente influenciada pelos ideais neoconservadores, aparece no decorrer do longa-metragem. Portanto, o trabalho foi dividido em três capítulos: O primeiro aborda, brevemente, o desenvolvimento do cinema, discutindo a sua relação com a história enquanto fonte documental, além de uma pequena apresentação do filme utilizado como base para a pesquisa. O segundo traz uma exposição acerca da Guerra Fria e da indústria cinematográfica durante esse período, além da análise da fonte propriamente dita, que foi dividida em duas partes, sendo a primeira uma análise do enredo e a segunda uma discussão dos aspectos técnicos do filme, com foco para a sequência final. E, por fim, o terceiro e último capítulo refere-se ao governo de Ronald Reagan e como as suas características neoconservadoras aparecem no decorrer do filme. Nesse sentido, a partir da análise realizada, foi possível inferir que a obra de Milius incorporou muitas particularidades do discurso reaganista, difundindo os princípios do neoconservadorismo não apenas em território estadunidense, mas também em todos os países que sofriam intervenção direta da hegemonia cultural dos Estados Unidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15T16:40:38Z
2022-08-15T16:40:38Z
2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/65238
url https://hdl.handle.net/11600/65238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268306157207552