Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquarelli, Estela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71605
Resumo: Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.
id UFSP_ad38fbb2a50beb06feab3d7c1a7554b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71605
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografiaART AND CHILDHOOD: CAPTURING THE LOOK OF YOUNG CHILDREN THROUGH THE LENS OF PHOTOGRAPHYEducação InfantilArteFotografiaInfânciaEarly Childhood EducationPhotographyChildhoodArtEste estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.This study was built upon a photographic experience with early childhood education children, particularly 2 and 3-year-olds, in a constructivist school in São Paulo inspired by the Reggio Emilia and Emmi Pikler approaches. Based on the concept of Project-Based Learning, it was observed that the children showed great interest in photographic and audiovisual records, initiating the project "Through the Eyes of Young Children… What Do You See?". Cameras and unstructured observation materials were made available to the infants to capture daily life from their perspective. The photographic experiences resulted in other proposals stemming from the children's interest in the images they captured. The research highlighted the importance of rethinking artistic processes, promoting children's creativity and free expression. Thus, we can consider the child not as an empty universe of meaning and communication but as a thinking being and a producer of language. This research observed the multiple languages of childhood, whether through gestures and movements or artistic languages through drawing, photography, and sensory exploration. The children's productions serve as pedagogical documentation for educators, promoting each child's expressive development. Photography, as a documentary record, becomes a means to capture childhood experiences, offering a new perspective on the world. The children's linguistic expressions, whether verbal or non-verbal, invite us to access their daily lives with curiosity.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/3104010388590983http://lattes.cnpq.br/1244031471562291Pasquarelli, Estela2024-08-16T21:45:51Z2024-08-16T21:45:51Z2024-07-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71605porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-19T08:14:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71605Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-19T08:14:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
ART AND CHILDHOOD: CAPTURING THE LOOK OF YOUNG CHILDREN THROUGH THE LENS OF PHOTOGRAPHY
title Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
spellingShingle Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
Pasquarelli, Estela
Educação Infantil
Arte
Fotografia
Infância
Early Childhood Education
Photography
Childhood
Art
title_short Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
title_full Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
title_fullStr Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
title_full_unstemmed Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
title_sort Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
author Pasquarelli, Estela
author_facet Pasquarelli, Estela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Betania Libanio Dantas de
http://lattes.cnpq.br/3104010388590983
http://lattes.cnpq.br/1244031471562291
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquarelli, Estela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Arte
Fotografia
Infância
Early Childhood Education
Photography
Childhood
Art
topic Educação Infantil
Arte
Fotografia
Infância
Early Childhood Education
Photography
Childhood
Art
description Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T21:45:51Z
2024-08-16T21:45:51Z
2024-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/71605
url https://hdl.handle.net/11600/71605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268459353112576