Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71605 |
Resumo: | Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade. |
id |
UFSP_ad38fbb2a50beb06feab3d7c1a7554b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71605 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografiaART AND CHILDHOOD: CAPTURING THE LOOK OF YOUNG CHILDREN THROUGH THE LENS OF PHOTOGRAPHYEducação InfantilArteFotografiaInfânciaEarly Childhood EducationPhotographyChildhoodArtEste estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.This study was built upon a photographic experience with early childhood education children, particularly 2 and 3-year-olds, in a constructivist school in São Paulo inspired by the Reggio Emilia and Emmi Pikler approaches. Based on the concept of Project-Based Learning, it was observed that the children showed great interest in photographic and audiovisual records, initiating the project "Through the Eyes of Young Children… What Do You See?". Cameras and unstructured observation materials were made available to the infants to capture daily life from their perspective. The photographic experiences resulted in other proposals stemming from the children's interest in the images they captured. The research highlighted the importance of rethinking artistic processes, promoting children's creativity and free expression. Thus, we can consider the child not as an empty universe of meaning and communication but as a thinking being and a producer of language. This research observed the multiple languages of childhood, whether through gestures and movements or artistic languages through drawing, photography, and sensory exploration. The children's productions serve as pedagogical documentation for educators, promoting each child's expressive development. Photography, as a documentary record, becomes a means to capture childhood experiences, offering a new perspective on the world. The children's linguistic expressions, whether verbal or non-verbal, invite us to access their daily lives with curiosity.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/3104010388590983http://lattes.cnpq.br/1244031471562291Pasquarelli, Estela2024-08-16T21:45:51Z2024-08-16T21:45:51Z2024-07-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71605porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-19T08:14:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71605Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-19T08:14:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia ART AND CHILDHOOD: CAPTURING THE LOOK OF YOUNG CHILDREN THROUGH THE LENS OF PHOTOGRAPHY |
title |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
spellingShingle |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia Pasquarelli, Estela Educação Infantil Arte Fotografia Infância Early Childhood Education Photography Childhood Art |
title_short |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
title_full |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
title_fullStr |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
title_full_unstemmed |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
title_sort |
Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia |
author |
Pasquarelli, Estela |
author_facet |
Pasquarelli, Estela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Betania Libanio Dantas de http://lattes.cnpq.br/3104010388590983 http://lattes.cnpq.br/1244031471562291 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquarelli, Estela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Arte Fotografia Infância Early Childhood Education Photography Childhood Art |
topic |
Educação Infantil Arte Fotografia Infância Early Childhood Education Photography Childhood Art |
description |
Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T21:45:51Z 2024-08-16T21:45:51Z 2024-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/71605 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268459353112576 |